Redução do gás natural em SC. E mais!
Não é fake news
Não é notícia falsa a emitida pelo governo estadual: a partir de 1º de janeiro o custo do gás a ser repassado em tarifa média para os segmentos automotivo, industrial, comercial e residencial terá redução estimada de -8,29%, em SC. Considerando os reajustes de janeiro e julho deste ano em conjunto com este previsto para janeiro, a redução média totalizará -27,9% no custo do gás no Estado. Parece mentira, mas não é.
Nivelamento
Dizem que gosto não se discute; pois se discute, sim. E se lamenta que várias prefeituras de SC, parecendo combinadas, estão nivelando por baixo os atrativos artísticos de shows na virada do ano. Nada contra o gênero sertanejo, não raro discriminatório e desrespeito em relação às mulheres, mas é preciso uma seleção melhor dentre as trocentas duplas que pululam por aí. Com tudo respeito, a grande maioria tem um repertório deplorável. O leitor que busque, nas mídias sociais, conhecer suas letras.
Fileiras liberais
O governador Jorginho Mello tem dito que o partido que comanda no Estado, o PL, quer eleger pelo menos 100 prefeitos nas eleições municipais de 2024. Enquanto isso tenta atrair para suas fileiras prefeitos de outros partidos. Foi o caso, nesta semana, de Neném Bardini, de Treze de Maio, na região sul, que saiu do MDB. No mês passado conseguiu as adesões dos prefeitos Eduardo Freccia, de Palhoça; André Vechi, de Brusque; Osnar Martarello, de Xanxerê; e Juliana Maciel Hoppe, de Canoinhas.
Rejeição
Um exemplo crasso de que a classe política, em todos os níveis, experimenta um descrédito histórico. Em Criciúma há um movimento para aumentar o número de vereadores, dos atuais 17 para 21. O Instituto de Pesquisa Catarinense fez uma sondagem entre os criciumenses que concluiu o óbvio: 88% rejeitam a possibilidade.
União poliafetiva
A Câmara dos Deputados tinha trocentos projetos para apreciar e votar por estes dias que um pedido de vista tirou da pauta o que proíbe o reconhecimento de união poliafetiva no Brasil, assim qualificados os casamentos entre mais de duas pessoas. A deputada Erika Kokay (PT) ficou furiosa. Argumentou que o Brasil já contabiliza “pelo menos nove uniões poliafetivas” reconhecidas pela via judicial.
Proteção à história
Relatado pelo deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que determina que as novas redes de distribuição de energia elétrica (compartilhadas ou não com outros serviços) de conjuntos urbanos de valor histórico e cultural, sejam subterrâneas. Na mesma comissão Chiodini foi relator de outro projeto aprovado que regulamenta a atividade de operador logístico no Brasil, ramo empresarial que oferece serviços integrados de transporte, armazenagem e gestão de estoques de mercadorias para empresas dos setores industrial, comercial e agropecuário. Atualmente não têm nenhuma norma legal ou administrativa.
Falso brilhante
Com toda aquela prosperidade que a mídia vem mostrando até com certo exagero, Itapema tem muitos sonegadores de tributos, alguns acima de qualquer suspeita. Acham que nunca vão pagar o que devem, mas não perdem por esperar. Um acordo que caba de ser firmado fará com que cada notificação fiscal emitida pela Prefeitura tenha uma cópia para o Ministério Público de SC. Será uma prova nas ações penais que vierem a ser propostas.
Sem cidadania
O fato de estar inelegível até 2030 foi o motivo alegado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB) para retirar de pauta projeto, e assim impedir que fosse para votação em plenário, que concedia o título de cidadão honorário catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Acessibilidade
A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou projeto de lei da senadora Ivete da Silveira determinando que a largura da rampa de acesso a calçadas em frente à faixa de pedestres tenha a mesma medida que o comprimento da faixa. Méritos à proposta, mas não deixa de demonstrar que este é mesmo o país da piada pronta. No caso, está sendo necessária uma lei para que se faça o óbvio.
Câmeras policiais
Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo permite que policiais militares não usem câmeras nos uniformes nas operações, criando enorme polêmica. Decisões judiciais aqui e ali fazem com que apenas 6,6% dos PMs do país usem o dispositivo. SC é uma honrosa exceção: tem o maior percentual de agentes monitorados (22,6% da tropa). A medida foi implementada no ano passado, antes do atual governador assumir. Alguns deputados eram contra as câmeras, mas o governador tem projeto de modernizar a farda dos PMs sem tirar o equipamento.
Atenção maior
A partir de um questionário aplicado a seus próprios membros e uma pesquisa de opinião pública em que pediu a indicação dos que poderiam ser os temas mais relevantes para sua atuação no biênio 2024/2025, o Ministério Público de SC reuniu tudo e a área criminal foi a mais citada, seguida pelas de moralidade administrativa, infância e juventude, saúde pública e direitos humanos.
Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045