ATUALIZAÇÃO: Rede de esgoto rompe e autuação gera dúvidas na Capital
Um rompimento na rede de esgoto da Rua Estilac Leal, no bairro Coqueiros, em Florianópolis, ganhou repercussão na tarde desta sexta-feira, 21. De acordo com a Prefeitura da Capital, o problema foi identificado pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, após o resíduo quase chegar à praia na Rua desembargador Pedro Silva e gerar impactos ambientais no local. Ainda segundo a PMF, a Casan foi autuada pelo município por infração ambiental.
No entanto, na tarde desta sexta-feira, a Casan informou ao Imagem da Ilha que não recebeu a autuação e que o problema foi detectado pela Companhia (Casan) e resolvido na hora. "A Casan, na rotina diária de trabalho, faz reparos preventivos e também quando há problemas nas redes, tanto de água quanto de esgoto. No bairro Coqueiros, após investigação na rede de esgoto para encontrar uma obstrução, a equipe realizou conserto da tubulação. Esse serviço faz parte da atividade da Companhia", disse a assessoria de imprensa.
De acordo com a Prefeitura, durante a ação, foram feitos testes de fumaça e corante comprovando que havia rompimento na rede de esgoto da Casan e que o mesmo estava chegando ao sistema de drenagem pluvial que desemboca na praia de Coqueiros.
A Prefeitura de Florianópolis informa que o Auto de Infração é o 19430, já emitido pela FLORAM e enviado por AR (aviso de recebimento do CORREIO) e ainda hoje será enviado por meio digital (via e-mail) juntamente com a multa contratual por má prestação de serviço. "Foi realizado pela PMF o teste de fumaça na Rua Estilac Leal, em um cruzamento com a Rua Dep Frederico Kuerten. O problema existe no local, tanto que a equipe da Casan encontra-se trabalhando hoje na localidade. Os testes foram conclusivos, existe ligação da rede de esgoto da Casan na rede pluvial", disse a assessoria de imprensa da PMF.
Outro vazamento ganhou repercussão esta semana
Um vazamento encontrado no bairro Ingleses na terça-feira, 18, também ganhou repercussão, quando a Casan recebeu uma multa de 900 mil reais por danos ambientais e advertência contratual. "No momento, está sendo analisado o impacto ambiental e as medidas cabíveis, além da autuação, sobre o vazamento de esgoto em Coqueiros", disse a PMF.
A Casan informou que esse rompimento aconteceu devido à sobrecarga de lixo jogado na rede de esgoto e disse que vai recorrer à multa, já que a Companhia estava prestando serviços de rotina.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!