00:00
21° | Nublado

Raul Sartori traz as principais notícias locais sobre o cenário político

Anita Garibaldi (Foto: Reprodução)

Publicado em 14/10/2020

Anita Garibaldi

O historiador lagunense Adilcio Cadorin anuncia a boa nova. Está escolhido o título - "O último dia de Anita” - de um longa-metragem biográfico sobre a heroína dos dois mundos, uma produção ítalo-francesa. Os detalhes estão sendo ultimados, incluindo locações em Laguna. Para cinéfilos em geral, nossa Anita ainda não mereceu o devido preito nas telonas, do tipo dezenas de vezes já feito, com atores e atrizes em elencos estelares, à família real inglesa e em especial à rainha Elisabeth, por exemplo. Sim, Anita merecia uma grande produção. História ela tem.

Gastropolítica

O itajaiense e secretário especial da Pesca, Jorge Seif Júnior, está frequentando o Palácio do Planalto cada vez mais, mas não apenas para tratar de assuntos de sua pasta, mas dos almoços dos Bolsonaro nos finais de semana. É ele quem fica na churrasqueira e organiza os grupos de convidados, escolhidos a dedo pelo presidente, à volta. No último almoço, dia 3, com presença do ministro Gilmar Mendes, serviu olhete, um peixe marinho. A família de Seif é de industriais da pesca.

Legenda de aluguel

Mais uma deste país da piada pronta. O Partido da Mulher Brasileira decidiu disputar o comando de 49 prefeituras em diversas regiões do Brasil. Porém,  em apenas 14 os postulantes à chefia do Executivo municipal são mulheres. Caras de pau.

Diferença

Nenhum demérito ao tenista Gustavo Kuerten, que ganhou o Torneio de Roland Garros três vezes, num efeito extraordinário para ele e o esporte brasileiro. Mas o que dizer do espanhol Rafael Nadal, que venceu a mesma competição 13 vezes, a última no domingo passado?

Requinte

Espera-se que, passada a pandemia, as autoridades sanitárias deem sua contribuição para a volta das feiras e festas populares em SC, ameaçadas de desaparecer devido às absurdas exigências para algumas delas, como a instalação de cozinha industrial, que se use espeto de aço inox para assar carnes e que churrasqueiros e cozinheiros, que normalmente são pessoas da comunidade, dedicados voluntários a favor de causas sociais, apresentem carteira de saúde.

Contradição

É hipocrisia e contradição, mas vá lá. Enquanto ainda acontece a proibida e medieval farra do boi, de agora em diante, pelo que determina a lei 18.009/2020, sancionada semana passada pelo governador Carlos Moisés, está proibido em SC o uso de animais em desenvolvimento, experimentos e testes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Contraponto

Umas das vozes mais equilibradas que tenta ser uma espécie de mediador na questão da flexibilização de medidas restritivas devido à covid-19 em SC é o deputado Vicente Caropreso (PSDB), que é médico. Insiste em dizer – e está corretíssimo – que tanto as medidas restritivas quanto os protocolos sanitários não seguem vontades políticas, mas uma avaliação de risco estabelecida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) com base em critérios como quantidade dos casos, o potencial de contaminação do vírus e a sobrecarga do sistema de saúde.

Emendas

A Constituição de SC vai ganhar, brevemente, mais duas emendas. A primeira cria a Polícia Penal do Estado, pela qual os agentes penitenciários serão transformados em policiais penais. A segunda institui o Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais, que prevê a  filiação obrigatória de todos os militares ativos e inativos, bem como de seus pensionistas.

Recalcados

Os nobéis em história do Instituto do Patrimônio História e Artístico Nacional de SC, que se opõem à substituição dos horrendos paralelepípedos por paver na Praça XV, em Florianópolis, ignoram monumentos e áreas históricas mundo afora, onde as pedras deram lugar ao asfalto, para facilitar a mobilidade e diminuir a trepidação, como no entorno do Coliseu, de Roma, e do Arco do Triunfo, em Paris que perderam “identidade do espaço público”, como aqui alegado. Ô gente cricri que temos por aqui.

Impeachment

Ouvido pelo jornal “O Globo”, o respeitado cientista político Cristiano Noronha admite que “não parece haver ilegalidade nos processos de impeachment em curso” do governador Carlos Moisés, mas a existência dos processos contra ele “mostram a necessidade de avaliação das relações políticas entre os Poderes, a importância de ter uma relação harmoniosa entre Executivo e Legislativo; não submissa, mas de respeito mútuo”. Confere.

Desinchaço

Alguns candidatos a prefeito e vereador em SC estão conseguindo apoios inesperados ao destacar como bandeira de suas campanhas a redução dos cargos comissionados nas prefeituras. Esse é o corajoso propósito, por exemplo, do empresário Claudir Bittencourt (PSDB), que quer ser prefeito de Capivari de Baixo. Quem segui-lo certamente ganhará apoio (não necessariamente votos) da população.

Mofo

Dezenove anos depois, por maioria, o Supremo Tribunal Federal finalmente julgou, considerando-a inconstitucional, a lei estadual de SC 11.707/2001, que obrigam lojas e operadoras de telefonia móvel a fazerem o cadastro com dados pessoais do consumidor para a venda de aparelhos e chip de celular na modalidade pré-paga. E na última sexta-feira, numa decisão extraordinariamente rápida, o mesmo STF deu a liberdade a um dos maiores líderes do bando criminoso PCC. Essa é a nossa chamada “Corte Suprema”!  (entre aspas, porque se questiona cada vez mais seu papel e importância) Socorro!

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?