Raul Sartori traz as principais notícias do cenário político local - 25/11
Igualdades (Foto: Reprodução)
Não se discute, aqui, a comemoração (louvável e necessária) do Dia da Igualdade Racial, mas se alinha entre os que defendem que a data não faça distinção de cor ou raça e que se pregue a convivência fraterna entre todos. Detesta-se, aqui, a tendência oportunista de alguns de levar a questão para o lado ideológico, com o único objetivo de faturar politicamente. Todos somos seres humanos!
Nova atitude
Nos contatos que tem tido com prefeitos eleitos dia 15, o governador afastado, Carlos Moisés, promete que, se voltar ao cargo, fará de tudo o que for possível para viabilizar esta ou aquela obra para o município ou região. E vai listando uma a uma. Gosta e agradece o que ouve do outro lado.
Não é “laranja”
Todas as mulheres em SC que não conseguiram sequer o seu voto na eleição para vereador dia 15 podem ficar um pouco mais tranquilas. O Tribunal Superior Eleitoral não viu provas robustas para declarar como “laranjas” e rejeitou recurso do Ministério Público que buscava punir três candidatas e a sua coligação no município de Pedro Laurentino, no Piauí, nas eleições de 2016. No caso há uma diferença: elas não movimentaram recursos de campanha ou produziram "santinhos" para distribuir aos eleitores.
O líder
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) nunca se sentiu tão livre, leve e solto depois do dia 15. Agora, com a consagradora vitória no primeiro turno, diz, para quem quer ouvir, que em janeiro vai assumir o comando estadual do partido e nessa condição ser um agente na busca de “um projeto político para SC”. Apesar da promessa de que foi eleito para ser prefeito por quatro anos, nem sua sombra questiona a certeza de que seu desejo maior é buscar um espaço acima do Executivo municipal da Capital, ou seja, disputar uma vaga como deputado federal, senador ou, se puder, até governador em 2022.
Desagravo
A advogada Roberta Martins Marinho Vianna Neves, de Joinville, ofendida pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), José Ernesto Manzi, em sessão de julgamento virtual realizada em 29 de julho deste ano, terá um ato de desagravo público pela OAB-SC. Durante a sessão, o desembargador afirmou: “Isso, faz essa carinha de filha da puta que você já vai ver”. O desagravo foi aprovado por unanimidade pelo conselho pleno da entidade.
Perderam
Só quatro prefeitos eleitos pelo PT em 2016, que trocaram de partido e tentaram a reeleição neste ano, foram derrotados em todo país no penúltimo domingo. Entre os quatro está o de São Domingos, em SC.
Serviço estatal
A Justiça do Trabalho de SC determinou que a direção dos Correios deve remanejar — ou contratar — nove carteiros para uma agência de Jaraguá do Sul e assim atender pedido do Ministério Público do Trabalho que considera o atual quadro de funcionários da unidade insuficiente para atender à demanda na região. De 2012 a 2016 houve um aumento de 28% nas encomendas simples e 71% nas registradas, enquanto o quadro de 67 empregados efetivos e sete reservas manteve-se inalterado. Perguntar não ofende: se os Correio fosse privado aconteceria uma situação dessas?
Porto Alegre
A comunista Manuela D´Avila pode ser eleita prefeita de Porto Alegre. Aliás, pleito que atrai muita atenção (e até apreensão) de muitos catarinenses, conforme postagem do internauta Cristian Derosa em rede social, dizendo que “o verdadeiro sentido da história do Rio Grande do Sul é assim: gaúchos votam na extrema-esquerda e depois tem que fugir para SC em busca de oportunidade”. Uma verdade que não pode se dizer absoluta, mas que a realidade expõe em boa parte.
Inconstitucional
O Tribunal de Justiça de SC julgou inconstitucional lei municipal de cidade do norte do Estado – não declina o nome, num desserviço jornalístico recorrente e injustificado - que proibia o ensino de qualquer temática relacionada à ideologia de gênero, orientação sexual e congênere, na rede de ensino público e privado. Entendeu-se, unanimemente, que o tema é de competência privativa da União. A ação foi ajuizada pelo sindicato dos servidores do tal município.
Vendo o racismo
Em debate virtual promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados sobre a saúde da mulher negra na pandemia, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), enfermeira de profissão e que é relatora da Comissão Externa que acompanha a doença no país, disse que viu e ainda vê o racismo institucional na saúde, revelado quando profissionais da área dedicam menos tempo para mulheres negras durante o pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto. Uma violência abominável.
Solidariedade
Germânico total, digamos assim, o senador Dário Berger (MDB-SC) ficou muito sensibilizado com a barbárie de Porto Alegre. Em rede social lembrou, com orgulho, que a lei municipal 7.511, de 2007, ainda em vigor em Florianópolis, criou a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, que ele sancionou quando prefeito em iniciativa pioneira no Brasil. Diz que “não é de hoje que o mundo roga por mais compaixão, respeito às diferenças, empatia, diálogo e amor”.
Educação hibrida
A Universidade do Estado (Udesc) tem estudos adiantados sobre educação híbrida, uma consequência da pós-pandemia. Este modelo combina aprendizado digital e presencial e inclui momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre presencialmente.
Zero voto
Perguntar não ofende: são ou não são laranjas os e as candidatas a vereador que não receberam nenhum voto (sequer o seu) ou um (o seu, certamente) nas eleições do dia 15? Se alguma investigação fosse feita, é muito provável que se faça descobertas interessantes. Muitas em SC, em quase todos os municípios.
E agora que você chegou até aqui, gostaríamos de fazer um comentário sobre a sua leitura de nossas postagens. Como você tem acompanhado, nossas matérias são diferentes de outros sites de notícias; não temos anúncios no meio dos textos. Isso mesmo! Para não serem invasivos na sua leitura, nossos anunciantes estão em local fixo. Porém, essa receita, infelizmente, não é suficiente para manter os nossos custos.
Precisamos, E MUITO, de você como um leitor apoiador. Já que para mantermos o site assim, com bom conteúdo e livre dos anúncios “paraquedas”, precisamos do seu apoio! Será que podemos contar contigo? Dá só uma olhada nessa nossa ideia de apoio: Acesse ► imagemdailha. Se for viável, contamos com você! Pode ser?