00:00
21° | Nublado

Raul Sartori traz as principais notícias do cenário político local

Foto: Reprodução

Publicado em 16/09/2020

No alvo 

O Fórum Parlamentar Catarinense se reuniu por videoconferência, esta semana, com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) em SC para tratar dos critérios de instalação de radares em rodovias federais no Estado. A autarquia federal esclareceu que a finalidade dos equipamentos é para evitar acidentes, especialmente por excesso de velocidade. Sim, nada a contestar nisso. Os congressistas fizeram muito bem, porém, em questionar, com total razão: que serventia de fato tem radares instalados em trechos de rodovias em que as condições de trafegabilidade não dão mínima segurança e nem qualidade para os motoristas e usuários?

Referendo  

No cativante debate internacional, por videoconferência, promovido pela TV Assembleia Legislativa sobre o referendo na Itália, dias 20 e 21 deste mês, que propõe reduzir de 640 para 400 e de 315 para 200 o número de deputados e senadores, respectivamente, de seu parlamento,  a maioria dos ilustres participantes, entre eles o senador Esperidião Amin e os ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Raimundo Colombo, admitiu a vitória dos que defendem menos legisladores.   

Trabalho em casa

O Judiciário estadual anuncia para dia 23 a retomada gradual de suas atividades. Durante os seis meses de atuação prioritária em home office, a serem completados esta semana, foram proferidas mais de 482 mil sentenças/acórdãos, 803 mil decisões, 1 milhão de despachos e 38 milhões de atos cumpridos por servidores. Esse desempenho deu-lhe a honrosa segunda posição nacional na movimentação de processos, só superado pelo TJ de São Paulo.

Lido, alhures

“Milagre no Executivo: o presidente Jair Bolsonaro veta o perdão de dívidas de igrejas com a União. Milagre no Legislativo: parlamentares podem derrubar o veto de Bolsonaro. Milagre para as igrejas: continuar com a mamata das isenções. Milagre para os fiéis: continuar pagando, rezando e esperando”. Irretocável!

Memória

Segunda-feira, 14,  se estivesse vivo, o memorável cardeal catarinense dom Paulo Evaristo Arns faria 99 anos. Em São Paulo teve início uma série de eventos, que se estenderão pelos próximos 12 meses, até 14 de setembro de 2021, para marcar a passagem de seu centenário. Na sua terra natal nada se ouve acerca do assunto. Parece ser mais um santo de casa que não faz milagre.

Histeria

Ao manifestar sua desaprovação ao plano que prevê o retorno das aulas presenciais somente para meados de outubro, o Sindicato das Escolas Particulares de SC (Sinepe) diz que ele é inútil porque foi elaborado a partir da “ótica histérica da Organização Mundial da Saúde, entidade sob suspeição por parte de renomados cientistas, os quais se contrapõem à ideia do isolamento social”.

Injúria racial

 Estima-se que a população baiana em Brusque passe de 10 mil pessoas e contra elas tem ocorrido crescentes atos discriminatórios, mas sem registros oficiais, pelo menos até dias atrás. Agora há um,  com provas, que foi parar na justiça. Um motorista, preso por embriaguez seguida de agressão, acaba de ser condenado por injúria racial. Entre outras expressões dirigidas aos que se acharam ofendidos, fez menção a “baiano”. 

Voto do ódio

Mesmo aqueles que acompanharam de muito perto os trabalhos da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que aprovou o relatório final que pede o impeachment do governador da vice-governadora, se surpreenderam com os 9 votos a 0. Alguns conferidos com forte dose de ódio, em sua expressão mais pura. Algum dia se saberá os reais motivos de tanto ressentimento.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?