Raul Sartori traz as principais notícias do cenário local
Lista de desejos (Foto: Viajando na Janela/Reprodução)
Levantamento feito pelo Google a partir das buscas realizadas no Brasil em maio, é uma ducha fria para o turismo catarinense. Nenhuma cidade de SC aparece entre as 10 mais em buscas, lideradas pelo Rio de Janeiro. Um destino que vem desbancando outros é Monte Verde, no lado mineiro da Serra da Mantiqueira, em sétimo.
Sobra dinheiro
O portal da revista Veja chamou a atenção, esta semana, ao destacar que em meio ao caos orçamentário da pandemia, “sobra dinheiro” em SC, por conta da aprovação, pela Assembleia Legislativa, semana passada, de R$ 350 milhões para que o Dnit execute obras em rodovias federais. Detalhe mais que importante: sem contrapartidas.
Desculpa
Podem ser inúmeros os motivos que levam os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol a recuar e decidir disputar a Copa América. Mas um dos principais, talvez o principal, ninguém ousou dizer: se não jogassem não poderiam mais sair às ruas. Com ou sem Tite.
Desmatamento
Acaba de ser divulgado o Atlas dos Remanescentes da Mata Atlântica, um levantamento da ONG SOS Mata Atlântica junto com o Inpe, que mostra o que aconteceu entre 2019 e 2020 com aquele bioma. Foram desmatados 13.053 hectares de floresta nativa, o correspondente a 18 mil campos de futebol. Em SC foram 870 hectares naqueles dois anos. Devastação mesmo foi em Minas Gerais: 4.701 hectares.
Escapada romântica
Na semana do Dia dos Namorados, a plataforma Booking.com selecionou os 10 destinos mais recomendados para escapadas românticas no Brasil. A boa surpresa para SC é a presença de Urubici, conhecida pelas belezas naturais de suas cachoeiras, cavernas, cânions e serras, pousadas e cafés, disputando com destinos consagrados, como Gramado, Campos do Jordão, Ilha do Mel e praias do Nordeste.
Machismo estrutural
Gabriela Rollemberg, figura conhecida em Brasília, advogada, co-fundadora da startup "Quero você eleita" e integrante do movimento "Elas pedem vista", também entrou na controvérsia sobre o tratamento dispensado pelos senadores na CPI da Covid às mulheres, em especial quanto à médica Nise Yamaguchi. Gabriela destacou a intervenção do senador Jorginho Mello (PL-SC) que, mesmo sendo da base governista, interrompeu Nise para pedir que ela fosse mais objetiva em sua fala, “mais econômica” nas respostas. “Ficou evidente a relevância da questão de gênero naquele ambiente de poder, e não apenas a posição profissional e ideológica da convidada”, escreveu a advogada. É o que agora se chama machismo estrutural.
Balcão Virtual
Sites e portais jurídicos destacam, merecidamente, mais uma ação do Tribunal de Justiça de SC, por ter concluído, anteontem, a implantação do Balcão Virtual nas 384 varas de 1º grau espalhadas pelas 111 comarcas do Estado. A ferramenta simula o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência em função da pandemia da covid-19. O novo canal de comunicação começou a ser implantado no dia 22 de março.
Recuperação
Aqui em SC ainda não se pensou na bela iniciativa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que assinou lei em que o poder público garante aos pacientes que se infectaram pelo coronavírus e que conseguiram superar a doença, mas com sequelas, o direito, se for o caso, à reabilitação na rede pública de saúde.
Mulheres
Enquanto patina projeto parecido no Congresso Nacional, as vereadoras de Capivari de Baixo, no sul de SC, se adiantaram. Juntas, assinam proposta legislativa para que o Executivo local distribua absorventes para adolescentes e mulheres carentes do município.
Alheamento
Lamentável que apenas algumas prefeituras de SC – tão poucas que seria possível contá-las nos dedos das mãos – organizaram eventos, sábado, 05, para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Louve-se aquelas que, com ajuda de voluntários, promoveram mutirões de limpeza de rios e córregos.
Juntos
Antenas captaram que o Partido Progressista (PP) tem a meta de eleger de 50 a 60 deputados federais no próximo ano e que pode se juntar ao primo político de sempre, o DEM, em vários Estados, inclusive em SC.
Covid na aldeia
Mesmo tendo uma população diminuta (16.041), conforme o censo do IBGE de 2010), SC ocupa o nono lugar no ranking de mortes por covid-19 entre indígenas. Foram 31 até agora. Amazonas está no topo, com 254. A letalidade da doença entre os índios é 150% maior que a média nacional.
Apagado
A atuação apagada do senador Jorginho Mello (PL-SC) na CPI da Covid, começa a chamar a atenção da mídia. Em cinco das sessões realizadas até agora ficou calado.
Composição difícil
Dos nove governadores que apoiaram Bolsonaro no segundo turno de 2018 e planejam disputar a reeleição no próximo ano, apenas quatro dão como certa, hoje, a opção de estar novamente junto com o presidente, conforme análise de “O Globo”. Análise parcial, registre-se, porque ignorou, como se não existisse, o governador de SC, Carlos Moisés, partícipe do processo eleitoral de 2018.
Arrogância
Tem sempre alguém que se acha mais igual que seus semelhantes. É o caso de um advogado de Florianópolis que pretendia obrigar o município a aplicar-lhe a segunda dose de vacina Pfizer contra a covid-19 no intervalo máximo de 21 dias. O “mais igual” recebeu a primeira dose em 17 de maio e a segunda seria 9 de agosto, "desrespeitando", segundo ele, o prazo de 21 dias. Então, com este argumento, ele entrou na Justiça, que lhe negou a tutela provisória.
Atos antidemocráticos
No polêmico pedido feito sexta-feira, 04, pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal, pelo arquivamento de investigação de parlamentares sobre atos antidemocráticos, está a deputada federal catarinense Caroline de Toni, do PSL.
Sinuca
Há uma expectativa geral sobre o que o governo estadual e o alto comando da Policia Militar do Estado fará com os mais de 100 policiais que até agora se recusaram a receber a vacina contra a covid-19.
Contas
Contavam-se em dezenas as “ressalvas” que o Tribunal de Contas do Estado encontrava toda vez que emitia o parecer prévio das contas dos governadores recentes. Quanto a Carlos Moisés foram apenas cinco. Uma das principais foi a insuficiência da aplicação de recursos na educação para atingir o mínimo de 25% exigido pela Constituição. Mesmo assim ressalvou que há evidências de que a inviabilidade de cumprimento do percentual mínimo decorreu, fundamentalmente, das consequências da pandemia.
Não há santos
Sim, conforme constatação do Ministério Público de SC, tem muito “cidadão de bem”, honesto, cristão e patriota, furando a fila da vacina da covid-19.