00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC
Julgamento de Seif / Prioridade na segurança pública / BR-101 em análise / Assédio moral e muito mais

O julgamento de Seif no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE NA CHARGE PARA AMPLIAR

Publicado em 01/05/2024

O julgamento 1

Antes do seu julgamento, na noite de ontem, o senador Jorge Seif (PL-SC) teve reproduzida, em vários portais de notícias, a mesma frase que repetiu seguidamente nas últimas semanas: “Se me cassarem, vão trocar seis por meia dúzia”. A conferir.

 

O julgamento 2

Durante o dia de ontem lia-se que poderia haver uma reviravolta no julgamento, com uma inclinação pela não condenação. O argumento: a conjuntura política piorou muito para o lado do ministro “supremo” Alexandre de Moraes e uma cassação de Seif poderia gerar uma instabilidade na relação do TSE  com a ala bolsonarista do Parlamento, que é numerosa e barulhenta.

 

O julgamento 3

A respeitada analista política Bela Megale, de “O Globo”, afirmou que o julgamento  ganhando muita atenção do STF, já que uma eventual cassação vai impactar a relação do Judiciário com o Legislativo. Afirmava-se durante o dia que outro cálculo político estaria sendo levado em conta no TSE. Um ministro, em caráter reservado, afirmou: “Se cassar o Seif, SC elege outro Seif”.

 

Distância 

Uma comissão processante da Câmara de Vereadores de Laguna pediu a cassação do prefeito Samir Ahmad. Dentre as diversas irregularidades administrativas arroladas  está a de que ele não respondeu 84 requerimentos de informações feitas pelo Legislativo. Pudera!

 

Circo

No começo deste mês, quebrando protocolos, uma estudante da UFSC foi a primeira a vestir uma beca branca na formatura, em respeito “à diversidade religiosa e ao processo de formação espiritual no candomblé”, justificou. Semana passada, uma paraninfa do curso de Cinema resolveu escovar os dentes, diante da plateia, antes de fazer seu discurso. Na próxima quem sabe alguém prefira comparecer sem roupas ou de batina. Circo é isso.

 

Inclusão

Agora depende da sanção do governador Jorginho Mello para virar lei projeto aprovado na Assembleia Legislativa que inclui a deficiência auditiva com perda unilateral total ou parcial no rol de deficiências que dão acesso a direitos estabelecidos na legislação estadual. O projeto atende demanda de empresas, que querem cumprir as cotas de contratação de pessoas com deficiência.

 

Segurança pública

Tema crucial da eleição deste ano e que deve envolver a disputa pela Presidência, a segurança pública virou prioridade para o Congresso, com vários projetos capitaneados por oposicionistas. Um deles da presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Caroline de Toni (PL-SC).  O texto estabelece um piso de 25 anos para alguns crimes, quando houver reincidência pela terceira vez.

 

Cidadã catarinense

O plenário do Legislativo estadual referendará, sem ressalvas, deliberação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa para concessão de título de cidadã catarinense à gaúcha Cláudia da Silva Prudêncio, primeira mulher a assumir a presidência da OAB-SC.

 

Assédio moral

O assédio moral existe no serviço público, mas pouco se sabe em que dimensão. A Controladoria-Geral do Estado de SC está disponibilizando um questionário aos servidores públicos estaduais, para ser respondido, onde quer verificar o nível de conhecimento deles  a respeito de situações que podem configurar assédio moral e, ao final, disponibilizar um retrato localizado e atualizado sobre o risco que ele representa em  cada um dos órgãos e entidades participantes.

 

BR 101

Sempre há uma expectativa em evento rotineiro da Fiesc, nesta quinta, quando apresentará os resultados da análise da situação das obras de conservação e melhorias do trecho da BR 101 sob responsabilidade da CCR Via Costeira, abrangendo 220 quilômetros, que cortam 19 municípios onde estão instalados cerca de 39,5 mil estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, entre outros, que empregam 324 mil pessoas. A curiosidade maior é se foram cumpridas ou não as obrigações da concessionária previstas em contrato. A conferir.

 

Geografia

No portal da rede ND, ontem, apareceu mais uma vez um sacrilégio geográfico. A chamada informava que a empresa de lixo da capital catarinense (a impopular Comcap) reassumiu a coleta “na região norte da Ilha de Florianópolis”. Ilha de Florianópolis nunca existiu. O que existe é a Ilha de SC, onde fica parte do município de Florianópolis.

 

Nazismo

Por ser um Estado bolsonarista, pareceu até que por esse motivo o lulista Conselho Nacional dos Direitos Humanos tivesse escolhido SC, no início deste mês, para investigar o suposto aumento do número de grupos neonazistas por aqui. Fez oitivas em Florianópolis e Blumenau. Pareceu, ainda bem, já que ontem o mesmo CNDH anunciou que fará mais visitas, agora ao Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, com o mesmo objetivo. Coincidentemente, todos simpáticos ao ex-presidente. 

 

Improvisação

Acerca de nota aqui, citando levantamento que apontou SC como Estado que atualmente tem mais de 60% dos seus professores admitidos em caráter temporário (ACTs), o governo estadual divulgou nota oficial, acerca da greve no magistério, afirmando que no momento trabalha no “maior concurso da história para contratar 10 mil novos profissionais na educação”.

 

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?