Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 26/09

Suicídio 1
Dados do Mapa da Segurança Pública de 2024, apontam uma diferença de mais de 55% entre casos do sexo masculino e feminino quanto a suicídios em SC. Em 2024, o Estado registrou 981 casos. Deste total, 761 são homens e 212 de mulheres. O mesmo cenário era apontado já em 2023, quando dos 972 casos, 733 foram de homens e 232 mulheres.
Suicídio 2
Tal disparidade é um reflexo de questões culturais e sociais que afetam a saúde mental masculina. “Homens, muitas vezes, enfrentam barreiras maiores para buscar ajuda psicológica devido aos estigmas relacionados à masculinidade e à percepção de fraqueza” , explica Adriana Lima Moraes, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, de Joinville.
Contra crianças
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública coloca SC na nada honrosa terceira posição entre os estados com o maior registro de maus tratos contra crianças e adolescentes. São 134,8 casos para cada 100 mil habitantes.
Pitbull
Simultaneamente à tramitação de projeto de lei para proibir a criação pitbull em SC, na mesma Assembleia Legislativa está agendado para 22 de outubro o Fórum Catarinense de Proteção Animal, onde o manejo correto de cães daquela raça é um dos temas a serem discutidos. Pelas ocorrências recentes quem precisa mesmo de um “manejo” são seus donos, ou tutores.
Disparidades 1
Uma audiência pública, há dias, unindo os Ministérios Públicos Federal, de SC e pela Educação, debateu o ensino fundamental no município de Águas de Chapecó. Constatou-se boas condições de manutenção em geral das escolas, a boa qualidade da alimentação fornecida, portarias fechadas e com chave, além de muros, câmeras de segurança instaladas e ginásios em condições razoáveis.
Disparidades 2
Constatou-se também o fornecimento de tablets, na rede municipal, e de notebooks, na rede estadual, para os professores, salas em bom estado de conservação e com climatização, bem como alimentação de alta qualidade, com cozinhas bem equipadas e refeitórios em bom estado. Por outro lado, verificou-se a existência de turmas multisseriadas que, à luz dos tempos atuais, são algo medieval. Difícil acreditar que isso ainda exista.
Propriedade privada
A deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) assegurou mais uma conquista em defesa do direito à propriedade privada. Projeto que relatou e tem em parte sua autoria estabelece que imóveis rurais invadidos não poderão ser desapropriados para fins de reforma agrária. Estipula ainda que os produtivos só poderão ser desapropriados quando descumprirem, simultaneamente, três requisitos de sua função social: o uso adequado dos recursos naturais e preservação ambiental; o cumprimento das leis trabalhistas e a utilização do solo em benefício de proprietários e trabalhadores.
Financiamento solar
SC registrou um crescimento de 153% na concessão de crédito para projetos de energia solar em 2024, segundo dados da financeira do banco Santander. Na região Sul, a expansão foi de 43% no ano passado, em comparação com 2023. Dados de 2024 da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar) apontam que SC, PR e RS já contam com uma capacidade instalada de 8,3 GW em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Os investimentos atraídos somam mais de R$ 41,1 bilhões.
Solidariedade
Neste Setembro Verde, mês de conscientização para doação de órgãos, os catarinenses dão mais uma demonstração máxima de solidariedade: no primeiro semestre deste ano SC liderou o ranking nacional com a maior taxa (42,4) de doação por milhão de habitantes. Outro detalhe: aqui também está o maior índice nacional de famílias que autorizam a doação de órgãos.
Estatística trágica
O Ministério dos Transportes atualizou, há dias, suas estatísticas de mortes por acidentes de trânsito no país, de janeiro até maio deste ano e SC comparece com 368, dos quais 40,8% por motocicleta e 38,6% por automóvel.
Acesso aos portos 1
O governo se prepara para lançar uma nova modalidade de leilão no setor portuário: os canais de acesso aos terminais, áreas que são hoje administradas pela União ou delegadas a estados e municípios. O problema é que faltam recursos públicos para esse fim. Por isso que no dia 22 de outubro será licitado o canal de acesso do Porto de Paranaguá (PR). Em dezembro, será a vez do canal do porto de Itajaí. Ganhará a concessão quem oferecer o maior desconto sobre a tarifa para acessar o terminal.
Acesso aos portos 2
No Porto de Itajaí há uma situação singular: o futuro concessionário terá que retirar do fundo do rio que separa a cidade de Navegantes um navio que naufragou há mais de 130 anos, durante a Revolta da Armada. A remoção é necessária para destravar o potencial do complexo portuário, que é o terceiro maior na movimentação de contêineres do país, permitindo a passagem de navios maiores. O custo estimado dessa operação é de R$ 25 milhões. Consta que os ambientalistas-caviar estão excitados. O futuro dirá o motivo.
Acessos aos portos 3
O navio Pallas foi construído na Inglaterra em 1891. Com estrutura de madeira e ferro, fazia a rota entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires quando naufragou. A causa mais provável teria sido uma suposta recusa do comandante em cooperar com os militares da Marinha que tentaram derrubar Floriano Peixoto da presidência da República.
Mundial
Município pontilhado por dezenas de elevações cobertas por densa mata atlântica, Nova Trento sediará dias 11 e 16 de novembro a final do One Hundred Endurance Trail World Championship, o campeonato mundial de corridas de montanha, com percursos de 100, 160 e 320 quilômetros. A competição teve início em Portugal em janeiro passado e já passou pelos Emirados Árabes Unidos, Costa Rica, Reino Unido, Itália, Índia e agora desembarca no Brasil.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
