Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 25/07

Reconhecimento facial
O governo estadual aproveitou a festa dos 61 anos de emancipação política de Balneário Camboriú, ontem, para fazer os primeiros testes com três drones interligados à inteligência artificial no processo de reconhecimento facial. Os equipamentos foram utilizados durante o show nacional da banda Jota Quest, na Praia Central.
Sonegação
Criado no ano passado para prevenir, identificar e reprimir ilícitos contra a ordem tributária praticados mediante fraudes estruturadas de alta complexidade e elevado potencial lesivo aos cofres públicos de SC, o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Recuperação de Ativos, definiu estratégias de atuação. São reservadas, por enquanto.
Obsessão
Dizem as folhas que Eduardo Bolsonaro está obcecado pelo projeto de ser candidato a presidente da República, certamente motivado pelo pai. Pelo comportamento, não será surpresa se o “04”, Jair Renan, vereador em Balneário Camboriú, abandonar o plano de se candidatar a deputado federal para postular o de senador, como quer o outro irmão, Carlos, vereador no Rio de Janeiro, que poderia ter outra pretensão maior, ser governador de SC. Esses Bolsonaro demonstram não ter limites.
Espigão
Itapema vai entrar no ranking das cidades com os edifícios residenciais mais altos do Brasil. A construtora Gessele, em parceria com o estaleiro Okean Yachts, está anunciando o projeto do Charles II Yacht Royal Home, com 252 metros de altura e 70 pavimentos. Entre as novidades está uma garagem náutica para mais de 100 jets skis e atracadouro para embarcações de grande porte, recurso ainda pouco explorado entre os arranha-céus brasileiros. O lançamento oficial está previsto para o primeiro semestre de 2026. As obras devem começar em outubro de 2026, com entrega estimada para 2033.
Contra
Já se afirmou, aqui, que há interessados para que nunca se resolva o problema da população de rua em SC porque, se resolvesse mesmo, acabaria com bandeiras de políticos e partidos. Na semana passada foi aprovado na Assembleia Legislativa projeto de lei que cria o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua. A finalidade é subsidiar a formulação, a execução e o monitoramento de políticas públicas voltadas a esse público, além de apoiar ações de atendimento, acolhimento,
encaminhamento e reinserção social. O projeto de lei só teve um único voto contrário.
Escolas militares
Na fila de municípios catarinenses onde seus prefeitos pediram ao governo do Estado, via Secretaria de Educação, encaminhamentos para que sejam contemplados com escolas cívico-militares, os que estão mais próximos de conseguir são Bom Retiro, Correia Pinto e Lages.
Sem limites
Na volta do recesso, em agosto, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado agendou a votação de projeto que derruba a obtusa e discriminatória portaria que limita a pesca da tainha em SC.
População de SC
Em uma página, a “Folha de S. Paulo” publicou reportagem dizendo que o Estado de SC, impulsionado pela migração, deve chegar ao ano 2070 com 2,3 milhões a mais de habitantes. Conforme projeção do IBGE, SC pode ser o sexto mais populoso do país. Uma reclamação comum entre os novos “catarinenses” ouvidos pelo jornal, é o custo de vida, cada vez mais alto, especialmente em Florianópolis.
Insensatez
Nem Freud pode explicar se é preciso de uma lei – aplique-se o bom senso e pronto! - , como a proposta por um projeto aprovado na Assembleia Legislativa que determina o abono de faltas para estudantes da rede pública convocados para participar de eventos esportivos e competições oficiais.
Em evidência
No âmbito nacional, quem vai ganhar muitos holofotes, em agosto, na volta do recesso, é o deputado federal Fabio Schiochet (União-SC), que é presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Terá dias tensos, com certeza. Há lá representações contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Célia Xakriabá (PSol-MG) e Lindbergh Farias (PT-RJ), além da revisão do caso Gilvan da Federal (PL-ES) e a possibilidade de a oposição denunciar Erika Hilton (Psol-SP). Schiochet antecipa haver uma tendência recente de suspender mandatos ao invés de aprovar a cassação.
Sapatilha
A montagem “O lago dos cisnes”, não só abriu o 42º Festival de Dança de Joinville, como também marcou as comemorações pelos 25 anos da Escola do Balé Bolshoi no Brasil. Seu saldo é extraordinário: dos 478 bailarinos de 22 Estados brasileiros já formados pela instituição, há ex-alunos atuando em 27 países. Na lista estão nomes como Jovani Furlan, primeiro-bailarino no New York City Ballet; Luís Rego, criado no Complexo do Alemão, na Zona Norte carioca, hoje no Dance Theatre of Harlem, em Nova York; Bruna Gaglianone e Erick Swolkin, no Staatsballett Berlin; e Naiara de Matos, na australiana Sidney Dance Company, dentre dezenas de outros.
Desviar do foco
O governo estadual quer desviar o foco de um assunto que o incomoda: os “milionários” identificados como beneficiários do programa Universidade Gratuita. São 130, divulgou o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, por meio de suas redes sociais e não o canal maior, a Secretaria de Comunicação do governo. O relatório inicial do Tribunal de Contas apontou que 18.383 estudantes matriculados em 2024 apresentaram indícios de inconsistências nos valores declarados.
Diferença
Para esclarecer: o modelo de escola cívico-militar adotado pelo governo estadual é diferente do colégio policial militar. Estes, com estrutura e recursos, têm gestão e funcionamento ligados diretamente à Polícia Militar de SC e historicamente mantém rendimento maior do que as demais escolas públicas. Para ingressar há um processo seletivo com critérios estabelecidos em edital. Normalmente, 50% das vagas são destinadas a filhos ou dependentes de militares.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
