00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 23/10

Show de Paul McCartney no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 23/10/2024

 

Stress

  Ainda bem que o show de Paul McCartney superou todo o estresse de boa parte do público para chegar no estádio Ressacada, sábado. Mas ainda se ouve estridentes ecos negativos. Um fato que causou revolta foi quanto ao estacionamento, terceirizado ao longo do trajeto. Além de desorganizado, deu show de exploração, já que houve cobrança de R$ 150. Boa parte do público, devido a isso, chegou com o show pela metade.

 

 

Para os catarinenses

    A propósito do Ranking Universitário Folha, que apontou a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor universidade brasileira no momento, leitor envia sugestão aos deputados estaduais e ao governo do Estado para que, via projeto de lei ou outra alternativa se faça o seguinte: como a  Udesc, que é do Estado, e assim totalmente mantida pelo ICMS pago pelo cidadão catarinense, que  admita, em seu vestibular, apenas inscrições de estudantes comprovadamente residentes em SC e, preferencialmente, de escolas públicas.

 

 

Solidariedade

   Na homenagem que recebeu semana passada, no auditório da Fiesc, em Florianópolis, quando recebeu o Prêmio Educador Elpídio Barbosa, o notável professor Rodolfo Pinto da Luz quase chegou às lágrimas de tantas manifestações de solidariedade dos presentes ao que ocorreu com ele em maio passado. Para lembrar: o Conselho Universitário da UFSC, em assombrosa, mesquinha e inesquecível sessão, negou a ele a concessão do título de professor emérito da instituição, da qual foi seu reitor em três mandatos distintos.

 

 

Colapso

   Conhecedor do assunto, já que foi secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, o senador Beto Martins (PL-SC) fez pronunciamento denunciando o colapso dos portos brasileiros. Deu um exemplo: nos de  Santos e Paranaguá, não raro as filas de navios passam de 60 dias à espera, a um custo médio de US$ 30 mil por dia. Destacou que 55% da carga movimentada no Estado não tem SC como origem e nem destino.

 

 

Caixa dois

    Aquele passarinho veio dizer que Leonel Pavan, prefeito eleito de Camboriú, e sua filha, Juliana, prefeita eleita da vizinha Balneário Camboriú, podem ter dissabores pós-eleitorais inesperados. Conforme a Folha de S. Paulo, áudios, que já estão no Tribunal Superior Eleitoral, sugerem ter havido uso de caixa dois cobrado de empresários em troca da oferta de contratos futuros nas eleições das duas cidades.

 

 

Saúde rural

   O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) destinou recursos para a compra da primeira ambulância 4x4 de SC, que será adquirida pela prefeitura de São Joaquim. Adaptada para terrenos difíceis, vai melhorar o atendimento de emergência em comunidades distantes, garantindo socorro médico rápido. Neves diz que trata-se de um projeto piloto, já que há a ideia de levá-lo para outras regiões. Conforme o IBGE, 16% da população de SC vive em áreas rurais.

 

 

Branca é a cor

   Branca é a cor de carro mais procurada em SC nos últimos três meses, diz levantamento do Webmotors Autoinsights, que traz os rankings das colorações de veículos mais buscadas pelos usuários da plataforma de julho a setembro de 2024 no Estado. Depois da branca, vem a preta em segundo e cinza em terceiro.

 

 

Batuta 1

    Não é todo ano que se pode registrar o que vai acontecer dia 1º de novembro, com entrada gratuita, às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau: a Blumenau Filarmônica vai realizar seu primeiro concerto, sob a batuta do maestro Lucas Araujo, seu idealizador, ao lado de 50 instrumentistas nacionais. Vida longa à Blumenau Filarmônica!

 

 

Batuta 2

    A orquestra é uma consequência natural, por dar continuidade  ao  Programa de Musicalização, que abrange a rede municipal de ensino, desde a educação infantil até o término do ensino fundamental. Outra consequência: proporciona um avanço significativo na cena cultural da cidade.

 

 

Classificação indicativa

    A influência da música sobre o estado emocional e comportamental de crianças e adolescentes está no centro de um novo projeto que deve dar o que falar. Seu autor, o senador Beto Martins (PL-SC), propõe que as músicas divulgadas publicamente tenham classificação indicativa semelhante à de filmes e programas de TV. A proposta está na Comissão de Direitos Humanos do Senado, onde aguarda a designação de um relator.

 

 

Vício de jogo

   O dono da Havan, Luciano Hang, fez um preocupante alerta, ontem, sobre o aumento de pessoas viciadas em apostas de jogos online a partir do que observa  em sua própria empresa. Diz que funcionários, alguns de anos de casa, tem pedido demissão para sacar o dinheiro da rescisão para quitar dívidas de jogos.

 

 

Segurança

    O governador Jorginho Mello vinha e vem fazendo da segurança pública uma de suas principais bandeiras e marcas de governo, a ponto de proclamar o Estado mais seguro do Brasil. Pelo menos até os chocantes ataques de sábado passado em Florianópolis e região. E agora?  

 

 

João Rodrigues

    Alguns analistas políticos catarinenses estão projetando um cenário para 2026: se Jorginho Mello desde já é candidato natural à reeleição, um concorrente – por enquanto é aliado – que se projeta estadualmente é o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que comanda o PSD, partido que dia 6 conquistou importantes prefeituras no Estado, como Camboriú, Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e São José. Além disso, aliou-se a outros partidos nas vitórias de Joinville, com o Novo, e Jaraguá do Sul, com o MDB. A conferir.

 

 

Só lá?

   Quem, não vivendo em Balneário Camboriú, que fica sabendo que somente numa blitz da Policia Militar, dia desses, num encontro de motoqueiros nas proximidades da BR 101, foram feitas  90 autuações, principalmente por remoção do catalisador para assim multiplicar o ruído, se pergunta: porque só lá? Esses criminosos, solitários ou em grupo, estão infernizando milhares em toda SC. E na quase totalidade, impunes, infelizmente.

 

 

Datas comemorativas

   Sob presidência de Caroline de Toni, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na última sessão da semana passada, 12 projetos de lei que criam datas comemorativas, semanas de conscientização e instituem o Abril Laranja e o Setembro Amarelo no país. Uma data chama a atenção. É 14 de fevereiro: Dia Nacional do Brega.

 

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?