00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 19/07

Idiomas opcionais nas escolas catarinenses no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 19/07/2024

Idiomas 1

   Coordenador da Frente Parlamentar SC-Itália na Assembleia Legislativa, o deputado Vicente Caropreso merece apoio dos colegas numa bandeira que interessa a milhões de catarinenses, especialmente os mais jovens. Em ações que já empreendeu em Brasília, junto a congressistas, ele defende que, que além do inglês, que permanece obrigatório na agora aprovada reforma do ensino médio, no segundo idioma opcional permitido a decisão seja definida pela comunidade escolar. Assim, em SC, se poderá oferecer não apenas o italiano, mas também o alemão e o polonês (mais de 70% da população do Estado é formada pelas três etnias), que as novas gerações pouco sabem, mas tem interesse pessoal e profissional em aprender muito maior que o espanhol.

 

Idiomas 2

    Atualmente, dos cerca de 500 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, apenas 1,4 mil receberam aulas de italiano em 2023. Das mais de mil escolas estaduais, apenas 14 ofereceram o ensino da língua italiana. Lamentável. Realidade pior tem o ensino de alemão. Sequer há dados.

 

Atrevimento

    Certamente não haverá um atrevido (ou atrevida) para, na inauguração do Contorno Viário de Florianópolis, dia 2 de agosto, se nenhuma surpresa de interpuser, dizer às autoridades federais presentes que a obra não está pronta. Falta um posto da Polícia Rodoviária Federal, que não está no contrato da concessionária. Atrevimento que não faltou a uma estudante paulista que na inauguração de metade de um campus de uma universidade, semana passada, constrangeu o presidente Lula, presente no ato, lembrando-o que faltava concluir várias obras.

 

Escolinha 1

   Enquanto já se fazem apostas sobre a votação  que o “04” vai conseguir na eleição para vereador em Balneário Camboriú, Renan Jair Bolsonaro quer iniciar sua carreira política na cidade entendendo um pouco mais da política local. Para tanto, bate ponto em todas as sessões do Legislativo, onde acompanha atentamente as votações, se interessando também pelos assuntos e pelo funcionamento da casa de leis.

 

Escolinha 2

   Seu maior aliado e padrinho político é o prefeito Fabricio de Oliveira, cujo PL tem no momento cinco das 19 cadeiras no Legislativo. A meta, com o “04”,  é chegar a sete, pelo menos.

 

PSTU

   O nanico mas barulhento Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) já tem pré-candidaturas à prefeitura em 15 capitais.  Seu nome em Florianópolis é Carlos Muller, professor de História na rede municipal de ensino. Atua há décadas em defesa de uma educação pública de qualidade e pela valorização de seus profissionais. Já foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

 

Imprensa

   Felizmente avançou no Senado projeto do senador Rogério Marinho que nega a responsabilização civil da imprensa por falas de entrevistados. É que em um de seus absurdos lampejos criativos, os ministros “supremos” definiram, em novembro de 2023, que empresas jornalísticas estarão sujeitas à responsabilização civil, ou seja, ao pagamento de indenização, se publicarem entrevista na qual o entrevistado atribua falsamente a outra pessoa a prática de um crime. Inacreditável.

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?