00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 06/12

Pictogramas no Código de Trânsito no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 06/12/2024

Pictogramas

   A prefeita eleita de Lages, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) deve se despedir do Congresso, onde teve uma atuação brilhante, como autora de mais uma lei que agora ficou pronta para votar. Ela altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para prever o uso de pictogramas na sinalização de áreas de travessia de pedestres. Os pictogramas são símbolos visuais que representam um objeto, um conceito ou uma ação.

 

Palavra do ano

   O famoso Dicionário Oxford escolheu a expressão “brain rot” (cérebro podre) como a palavra do ano de 2024. Explicação: resume o estado de deterioração da mente de quem consome muita notícia sobre trivialidades na internet. A propósito: o escritor e filólogo italiano Umberto Eco, autor do célebre “O nome da Rosa”, foi quem cunhou uma frase que, tudo indica, se eternizará: “A internet deu voz aos idiotas”.

 

Desaprovação

   A Secretaria de Estado da Educação deveria fazer um estudo sobre seu concurso para professor, orientador educacional, administrador escolar, supervisor, assistente de educação e assistente pedagógico, com 10 mil vagas abertas e 65 mil candidatos que fizeram as provas. A surpresa: só 6.500 foram aprovados, o equivalente a 10% do total. O que houve?

 

TJ-SC fora

   Um levantamento feito pelo Estadão mostra que os magistrados de ao menos 14 Tribunais de Justiça (felizmente, o TJ-SC está fora da obscena lista) e cinco Cortes federais, têm recebido mensalmente benefícios extras em seus contracheques, a título de “adicional por tempo de serviço”, mesmo sem o Congresso ter finalizado a discussão da indecorosa  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio, que prevê o pagamento do “bônus” aos já muito bem pagos (se merecem já é outro assunto) juízes e procuradores.

 

Causa própria

   Ligado a uma família que lida com pesca industrial, o senador Jorge Seif (PL-SC) é autor de projeto de lei que agora segue para deliberação do plenário que prevê a inclusão de peixe e seus derivados no cardápio das escolas públicas ao menos uma vez por semana. O consumo anual no país é de cerca de nove quilos por cada brasileiro, abaixo do mínimo recomendado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que é de 12.

 

Imposição não

   O Observatório para Enfrentamento ao Racismo em SC, lançado semana passada e envolvendo 20 entidades parceiras, tem objetivos nobres, como atuar pela criação de delegacias regionais para o enfrentamento especializado a crimes de racismo e implementação de ações afirmativas com reserva de cotas étnico-raciais para ingresso no serviço público estadual. E outros nem tanto, porque beiram à imposição, como a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Daqui a pouco será obrigatório ensinar a história e cultura italiana, alemã, polonesa, açoriana e outras, cujos descendentes formam mais de 80% da população de SC? Ninguém deve ser obrigado – e sim ser uma opção  -  a conhecer uma cultura que não é a sua, na escola ou fora dela. No caso, há o perigo de até aumentar o preconceito racial.

 

Foi

  Quando governador, Raimundo Colombo fez um notável esforço para  atrair pelo menos três montadoras chinesas para SC. Seriam a Great Wall Motor, marca líder em utilitários-esportivos (SUV), em Joinville;  a Geely, de automóveis, que chegou a receber oferta de uma área no porto de Imbituba; e a Sinotruk, com fábrica de caminhões, em Lages. Nenhuma deu certo. A propósito, a GWM anunciou sexta-feira que sua fábrica no Brasil será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2025, no interior de São Paulo.

 

Pode ser

   Quando ministro da Ciência e Tecnologia no governo federal passado, o agora senador Marcos Pontes segredou a um político catarinense que se fosse perguntado onde poderia ficar, no Brasil, uma fábrica da Tesla – montadora norte-americana de carros elétricos do bilionário Elon Musk  – sua preferência seria por SC.

 

Reconhecimento

  SC conquistou importantes reconhecimentos nacionais, sexta-feira. Em Brasília, o Ministério da Saúde concedeu ao Estado o “Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV” e o selo de “Boas Práticas no Controle da Transmissão Vertical da Sífilis”. Os municípios de Tubarão, Brusque, Joinville e Jaraguá do Sul também foram certificados por suas estratégias eficientes no enfrentamento das doenças.

 

Feminicídio

   Desde 10 de outubro, o feminicídio passou a ser punido nos termos da lei federal 14.994/2024. Prevê que condenados por assassinato contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero tenham pena mínima de 20 e máxima de 40 anos. Até então a punição era com prisão de 12 a 30 anos. A propósito, de hoje até dia 6, em várias comarcas de SC, serão julgados quatro casos de tentativas de feminicídio. E a nova lei será aplicada.

 

Opinião

   Para as patrulhas que tanto vigiam o que se escreve e opina aqui (e nada contra isso, desde que haja respeito): é imperdoável que congressistas, inclusive catarinenses, acerca da proposta de emenda constitucional que acaba com o aborto legal no Brasil, agora querem que sejam penalizadas as mulheres que engravidarem após um estupro. Talvez acreditem que este infortúnio só acontece com os “outros”.

 

Plágio

   Antes que a situação se transforme num escândalo de grandes proporções, a UFSC resolveu agir: abriu uma consulta pública para obter sugestões que a levem à produção de uma resolução normativa para os cada vez mais frequentes casos de plágio e má conduta acadêmica em pesquisa.

 

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?