00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de noticias políticas de SC - 05/06

Aliança entre partidos rivais no humor de Ed. Carlos. ***CLIQUE PARA AMPLIAR IMAGEM

Publicado em 05/06/2024

Luiz Henrique

   O campus da Universidade Federal de SC em Joinville agora se chama oficialmente Luiz Henrique da Silveira. Lei nesse sentido foi sancionada, sem vetos, pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União em 28 de maio. A lei deriva do projeto de lei do Senado 353/2015, apresentado há nove anos pelo então senador Paulo Bauer. Luiz Henrique da Silveira faleceu em 10 de maio de 2015, aos 75 anos, quando exercia mandato no Senado. Além de senador desde 2011,  foi prefeito de Joinville por três mandatos, deputado federal, deputado estadual e governador por dois mandatos, entre 2003 e 2010.

 

Rivalidade de lado

   Se há lugares país afora onde o PT e o PL se odeiam, há outros em que não há rivalidade nenhuma. Até governam juntos algumas prefeituras. Entre elas duas catarinenses. Uma é Anchieta, de 6 mil habitantes. O prefeito é do PT e o vice do PL. Outra onde existe a dobradinha é São Miguel da Boa Vista, de 1.781 habitantes, também no oeste do Estado.

 

Irracionalidade

   Se não a cadeia, aquele abominável torcedor do Figueirense que simulou uma pessoa se afogando, domingo, no intervalo do jogo do seu time com o Caxias, em Caxias do Sul, tem que ser proibido, para sempre, de pisar no estádio Orlando Scarpelli e, forçadamente, ser submetido a um tratamento psiquiátrico. Quem sabe volte à racionalidade.
 

Desculpas 1

   Nobre, embora tardia, a atitude do governador Jorginho Mello de pedir, pessoalmente, desculpas ao desembargador do Tribunal de Justiça, João Marcos Buch, alvo de capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência ou em razão de sua deficiência.

 

Desculpas 2

   No início do ano o magistrado foi contrário à nomeação do filho do governador, Filipe Mello, para a Casa Civil do governo do Estado. Jorginho, ao referir-se ao fato, qualificou-o como resultante de uma “oposição boca torta”. Buch tem uma cicatriz no rosto decorrente de acidente com uma arma de fogo quando tinha 10 anos de idade. Desculpas aceitas.

 

Solidariedade

   São maravilhosos os exemplos da solidariedade catarinense ao drama vivido pelos gaúchos há mais de um mês.  A rede de supermercados Moniari, com presença em vários municípios do sul de SC, oferece, além do salário, logicamente, uma ajuda mensal adicional de R$ 500 a novos admitidos – tem 90 ofertas por enquanto -  do vizinho Estado prejudicados pelas enchentes.

 

Vamos resolver?

   Com cara parecendo querer dizer “vamos resolver isso logo e de uma vez!”, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Caroline de Toni (PL-SC) botou na pauta de ontem da comissão o polêmico projeto que agiliza desocupação de terras invadidas, permitindo, inclusive, o uso da força policial independentemente de ordem judicial.

 

Justiça em números 1

   O Relatório Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, mostra que o Judiciário catarinense julgou no ano passado 1.157.509 processos, contra 1.080.432 em 2022. O que impressiona mais ainda é que no acervo, em março passado, havia 2.839.655 ações à espera de julgamento.

 

Justiça em números 2

   Outro dado: o número de litígios aumenta a cada ano em SC. Em 2020 foram 838.209 novos processos; em 2021, 959.257; em 2022, 1.113.056; e em 2023 foram 1.123.420. Somente nos três primeiros meses de 2024, ajuizou-se 280.230 novas ações. A maior parte foi no 1º grau de jurisdição (172.459), seguido pelos juizados especiais (65.275), pelo 2º grau (36.311) e pelas turmas recursais (6.185). 

 

Decepções

   O governador Jorginho Mello não tem sido feliz nas nomeações para o comando da Fesporte. Medalhista olímpico, Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, fez uma gestão pacata, um tanto atrapalhada e polêmica. Caiu. O coronel Freiberge Rubem do Nascimento, que o sucedeu, parece trilhar o mesmo caminho. As reclamações contra ele só aumentam.

 

O que vem

   Aquele passarinho veio dizer que a Operação Presságio, que resultou até na midiática prisão do ex-secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Ed Pereira, terá um capítulo à parte nos próximos dias, com outro escândalo que pode ter proporções até maiores. Na área do meio ambiente.

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?