00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 04/09

Inclusão escolar de autistas no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 04/09/2024

Escola Amiga

   O projeto de lei “Selo Escola Amiga do Autista”, de autoria do deputado Lucas Neves (Podemos), avançou no Legislativo estadual. Foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Justiça e agora segue para análise na Comissão de Educação. A iniciativa surgiu após um relato comovente do estudante Joaquim Masiel, que viralizou nas redes sociais ao expor experiências dolorosas de preconceito e falta de apoio na escola. O projeto busca reconhecer instituições de ensino que adotem medidas de apoio a alunos com TEA, como capacitação de professores, campanhas de conscientização, criação de espaços sensoriais e suporte educacional e social, promovendo inclusão e igualdade educacional.

 

Quem fala

    Cerca de 50 deputados federais e senadores estarão no palanque de Bolsonaro na Avenida Paulista, neste sábado. Mas o ex-presidente fez questão, desde já, de dizer quem pode ou não pode falar ao microfone. Fez escolhas a dedo. De SC estão na restrita lista a deputada federal Julia Zanatta e o senador Jorge Seif, ambos do PL. A propósito, o governador Jorginho Mello ainda não decidiu se vai ou não à manifestação. Em fevereiro, na última convocada por Bolsonaro na Avenida Paulista, ele foi e até discursou.

 

Reserva do esporte

   Numa votação entre a comunidade brasileira ligada ao surfe, a majestosa Praia do Moçambique, no extremo-norte da Ilha de SC, ficou entre as quatro, em todo país, que pode ser considerada reserva nacional do esporte, ao lado de Itamambuca (SP), Francês (AL)  e Regência (ES). Agora terão que seguir as recomendações do Programa Brasileiro de Reservas de Surfe, coordenado pelo Instituto Aprender. A seleção teve como inspiração um programa australiano que tem como única praia brasileira filiada a catarinense Guarda do Embaú, de Palhoça.

 

Reação feminina

   A União Brasileira de Mulheres não se conformou com decisão do Conselho Nacional de Justiça que arquivou uma apuração envolvendo o juiz do TJ-SC, Rudson Marcos, por ajuizar mais de 160 processos contra personalidades e figuras públicas (vários apresentadores e artistas de TV e novelas, dentre outros) que em redes sociais criticaram sua atuação no caso do estupro culposo da Mari Ferrer,  influenciadora digital dopada e estuprada durante uma festa na Ilha de SC em 2018. A UMB recorreu. Quer reconsideração e que se abra processo administrativo contra o magistrado por assédio judicial, assim caracterizado por promover uma ação coordenada de processos como instrumento de perseguição e intimidação.

 

Particularidades 1

   Por diferentes motivos, inclusive ignorância, parte da mídia brasileira relaciona as tradições germânicas catarinenses – clubes de tiro e sociedades de atiradores, por exemplo - à violência. Ignora que SC é um dos Estados com menos violência no país e que Jaraguá do Sul,  que está no ranking como a  mais segura entre as cidades com até 200 mil habitantes, é um das que mais tem tais agremiações, que fazem parte de sua cultura e tradição há mais de um século, como é o boi de mamão no litoral.

 

Particularidades 2

   A propósito, um comentarista da CNN afirmou há dias que SC abriga hoje o maior número de células nazistas no Brasil e que isso, por si só, é um dos maiores estímulos à violência. Ele só precisa ser informado que, ironicamente, SC está entre as unidades da federação com os menores índices de violência.

 

Batendo

  Desde a semana passada e em todas as sessões, o senador Esperidião Amin (PP-SC) faz pronunciamentos e ataques com um único foco e tema: o ministro do STF, Alexandre de Moraes e suas  questionáveis decisões. Tem sobrado também para o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, por ter rejeitado pedido para afastar Moraes da relatoria do inquérito que apura o vazamento de conversas cabulosas de um ex-assessor.

 

Sheik vigarista 1

  Vigarista que fez centenas de vítimas em SC, o tal “Sheik das Criptomoedas”, Francisley Valdevino da Silva, preso por liderar um esquema de pirâmide que teria movimentado R$ 4 bilhões, terá seus bens leiloados a partir de 11 de outubro, em Curitiba. Os lotes tem caixas de vinhos envasados em Mendoza, na Argentina, bem como roupas, calçados e bolsas de luxo.

 

Sheik enganador 2

   Mas o que mais chamará a atenção está por vir. É a ostentosa mansão avaliada em R$ 64,5 milhões que o vigarista se vangloriava de ter e exibir ao máximo no balneário Jurerê Internacional, no norte da Ilha de SC, sequestrada pela  23ª Vara Federal de Curitiba. Com sete andares, tem 17 suítes com ar-condicionado, duas suítes presidenciais, sala de cinema para 15 pessoas, quatro salas de jantar – uma delas para 48 pessoas –, duas adegas, spa e elevador.

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?