Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 01/08

Apesar do tarifaço
Apesar das recentes medidas protecionistas e do aumento de tarifas de importação promovidos por Donald Trump, catarinenses que decidem empreender nos Estados Unidos têm mostrado que é possível prosperar mesmo em meio a desafios políticos e econômicos. Com estratégia, adaptação e o suporte certo, muitos transformam dificuldades em oportunidades. Quem diz isso é Danila Rizo Palmieri, fundadora da Connect Solutions, empresa especializada em assessoria para brasileiros que desejam empreender no exterior. Para ela os EUA seguem sendo uma das nações mais atrativas para quem quer abrir um negócio.
Arquibancada
Pesquisa do jornal “O Globo” sobre o tamanho das torcidas de clubes de futebol do Brasil – com Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vasco da Gama nas cinco primeiras posições – tem um recorte regional. Mostra que a Chapecoense tem a nona maior torcida entre os clubes catarinenses, gaúchos e paranaenses. Antes dela estão, do 1º ao 9º lugar, Grêmio, Internacional, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Atlético/PR, Santos e Curitiba, com o São Paulo em 10º.
Tatuagem
O caso do empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, que morreu em janeiro em um hospital particular de Itapema, depois de tomar anestesia geral para fazer uma tatuagem nas costas, levou o Conselho Federal de Medicina a aprovar resolução proibindo tal procedimento. O médico não poderá realizar sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos com tal finalidade, independentemente da extensão ou localização do desenho.
Câncer
Digna de louvor a iniciativa da ex-primeira-dama de SC, Késia Martins, esposa do ex-governador Carlos Moisés, que ao anunciar publicamente que foi diagnosticada com câncer de mama, com retirada de nódulo e já em tratamento quimioterápico, alertou as mulheres sobre a importância do autoexame e do acompanhamento médico regular para a detecção precoce.
Irresponsabilidade
Difícil encontrar alguma secretaria municipal de saúde em SC onde o problema não existe: a enorme proporção de pessoas que após agendar consultas e exames na rede pública, via SUS, não comparecem. Em Tubarão, por exemplo, entre janeiro e junho, foram 35.164 faltas. Quando um agendamento não é utilizado, não há a chance de remanejar a agenda para outro paciente; só possível se houver aviso prévio. Assim, não raro, formam-se filas. Lamentável.
Sem acerto
O governador Jorginho Mello, que já estava perto de perder a paciência com o incômodo assunto, nega haver qualquer acerto pela candidatura do vereador carioca Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, em SC. A garantia foi dada em entrevista, sábado, ao portal local de notícias assinado pela jornalista criciumense Karina Manarin. Disse que há possibilidade para que Carlos concorra pelo Espírito Santo ou por Roraima, onde o bolsonarismo tem forças equivalentes às daqui.
Canhões
Na fiscalização assumida neste mês pela Polícia Federal sobre colecionadores de armas, atiradores desportivos e caçadores, a Polícia Federal fez uma descoberta inusitada em SC: dois colecionadores têm canhões em seus acervos. Inativos, evidentemente.
Conectados
SC é o Estado vice-líder nacional, só atrás do Distrito Federal, em domicílios com existência de internet. São 96,5%, contra 98% do DF. Os dados são do IBGE. O desafio está na área rural catarinense: a cobertura chega a 50,8%.
Privatização
Tem sido extremamente positivas as notícias sobre o desempenho dos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Joinville, que até tempos recentes eram controlados pela ineficiente, quando não corrupta, Infraero, de capital federal. Imagina-se o que seriam hoje se não tivessem sido concedidos à iniciativa privada.
Separação por sexo
O PL, mais que qualquer outro partido, se distingue também por pautas conservadoras, entre elas quanto à sexualidade dos brasileiros. É o caso, agora, do senador Jorge Seif (PL-SC), que deu parecer positivo à proposta que busca garantir banheiros separados por sexo de nascimento para mulheres e crianças. Se for adiante, pessoas trans não poderão utilizar certos espaços femininos, como banheiros, vestiários e alas hospitalares.
Defesa da mulher
Na pilha de dezenas de projetos apresentados por senadores neste ano para mudar as terríveis estatísticas sobre violência contra as mulheres, está o 3.545, da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). Determina que as delegacias especializadas de atendimento à mulher devem ser preferencialmente chefiadas por delegadas. Nada mais justo e de bom senso. O projeto aguarda encaminhamento às comissões.
Bomba fiscal
O Ministério da Fazenda estima que o projeto de lei 5.464/2025, de autoria do deputado federal Carlos Chiodini (MDB-SC), aprovado pela Câmara dos Deputados dia 16 passado, vai causar um impacto fiscal de R$ 37,5 bilhões no Orçamento da União. A proposta amplia indenizações por defeitos na construção de imóveis financiados pelo antigo modelo do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A reclamação do governo é que o projeto não apresenta “qualquer estimativa técnica dos impactos financeiros e sem indicação de fonte de custeio compatível”. A proposta ainda será avaliada pelo Senado e o governo atua para sua reprovação.
Grande novidade
A inauguração do Museu da Dança, o único dedicado a esta arte na América Latina, é a grande novidade da 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, que em duas semanas atrairá à cidade mais de 300 mil pessoas até 2 de agosto. No museu o que mais chama a atenção é um belo teatro para 220 pessoas.
Leia abaixo:
- Catarinense conquista as telas do Brasil com dois filmes
- Floripa define os últimos nomes do Santa Catarina Canta
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
