00:00
21° | Nublado

Projeto quer agilizar ação da Defesa Civil em desastres naturais na Gde Fpolis
Plano de ação se deu após as chuvas intensas que devastaram o município de Anitápolis

'Após as lições aprendidas no atendimento a Anitápolis, os prefeitos poderão, agora, compartilhar recursos, conhecimentos e somar esforços para garantir a segurança dos municípios em caso de desastres naturais”, enfatizou o coronel Araújo Gomes.(Foto: Divulgação/PMF) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 08/07/2022

Nessa quinta-feira, 07, aconteceu uma reunião estratégica para discutir os avanços no projeto aprovado pela Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) com a intenção de fornecer ajuda imediata em caso de desastres naturais nas cidades que compreendem a região metropolitana da capital. 

O Pramdec - Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil - foi desenvolvido pelas equipes das secretarias de Segurança Pública de Florianópolis, coordenada pelo coronel Araújo Gomes, e de Defesa Civil, dirigida por Luiz Eduardo Machado. Após as chuvas intensas que devastaram o município de Anitápolis, em maio deste ano, a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis deu prioridade ao desenvolvimento de um plano de ação que facilite e organize a ajuda mútua entre as prefeituras. 

Após o termo de adesão dos municípios e aprovação de legislação municipal específica, os trabalhos agora se concentram nos levantamentos técnicos, de infraestrutura e os treinamentos para atendimentos em caso de desastres, de forma regional. ''Estamos conversando com todos os municípios da região para que tenhamos um plano já pronto. A ideia é ter uma estrutura disponível com maquinários e pessoal para a ajuda imediata se houver necessidade. É uma forma dos municípios se ajudarem e ajudarem a população, porque na hora de um desastre toda a ajuda é bem-vinda'', destacou o prefeito Topázio. 

O Pramdec vai criar uma estrutura de resposta rápida das defesas civis municipais para agilizar o atendimento caso haja a necessidade de mobilização, principalmente de máquinas e de técnicos. Para o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes, a aprovação do plano foi um passo bastante importante. “Após as lições aprendidas no atendimento a Anitápolis, os prefeitos poderão, agora, compartilhar recursos, conhecimentos e somar esforços para garantir a segurança dos municípios em caso de desastres naturais, por meio de ação integrada, complementar e articulada para dar maior segurança e reduzir a vulnerabilidade dos cidadãos”, enfatizou o coronel Araújo Gomes.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI