Procon da Capital notifica Facebook por nova política de privacidade

Na tarde desta quarta-feira, 03, a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão notificou a empresa Facebook, que no fim do ano passado anunciou que mudaria a política de privacidade do Whatsapp para promover a integração entre todas as plataformas controladas pela empresa. A ação deve retirar a criptografia de ponta a ponta em conversas de usuários com contas de negócio para permitir o compartilhamento de dados e facilitar o direcionamento de anúncios. Com a mudança, o Facebook pode desrespeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Código de Defesa do Consumidor.
A empresa tem cinco dias para prestar esclarecimentos sobre a mudança na política de privacidade, entre eles a forma como os dados de usuários serão processados e compartilhados. Além disso, também é questionada a base legal utilizada para promover a alteração. Caso sejam constatadas irregularidades, o Facebook poderá ser multado.
Para o secretário municipal de Defesa do Consumidor, Gabriel Meurer, a alteração preocupa, pois a mudança foi anunciada de forma repentina e depois que as informações dos usuários já haviam sido coletadas pela empresa. “O Whatsapp pertence ao Facebook desde 2014 e, durante todos esses anos, milhares de usuários utilizaram a plataforma com a segurança de que seus dados estariam protegidos. O mínimo que podemos fazer é questionar a atitude para saber se os consumidores serão prejudicados”, explica.
A nova política de privacidade do Whatsapp deveria começar a valer no próximo dia 08, mas o Facebook adiou a alteração para 15 de maio diante da polêmica. Os usuários que não concordarem com a medida serão convidados a excluir suas contas. Em 2019, o Facebook já foi multado em US$ 5 bilhões pelo vazamento de dados de 50 milhões de pessoas.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Notícias relacionadas Ver todas
