00:00
21° | Nublado

Praia de Floripa recebe selo internacional
É a 7ª vez que a Lagoa do Peri recebe o selo em reconhecimento a preservação e gestão ambiental realizada no local

O local é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original (Foto: PMF/Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 11/11/2022

Nesta sexta-feira, 11, a Prefeitura de Florianópolis recebeu o selo “Bandeira Azul” conferido à Praia da Lagoa do Peri durante a 1ª Cerimônia Nacional de entrega do prêmio realizada em Niterói, no Rio de Janeiro. O selo é um prêmio global concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para receber o reconhecimento são analisados critérios de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, e o turismo sustentável e a responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, e a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Beatriz Kowalski, estiveram presentes no evento e destacaram a importância do selo. “Receber o selo Bandeira Azul pela 7ª vez é o reconhecimento dos esforços que estamos realizando para preservar e conservar nossas praias. A Praia da Lagoa do Peri fica dentro de uma Unidade de Conservação municipal. Além berçário de animais da região, a Lagoa do Peri é importante manancial que abastece o Sul da Ilha. É um patrimônio natural de Florianópolis que temos o dever de continuar preservando”, ressalta o secretário Fábio Braga.

Floripa do Bem: Estudantes de 45 nações integram a rede de ensino público da Capital

“A Praia da Lagoa do Peri está preparada para atender à demanda e conta com estrutura adequada para incentivar a consciência ambiental através da vivência no local. Estamos muito felizes em participar da cerimônia de entrega da bandeira e em trazê-la novamente para Florianópolis”, afirma o prefeito de Florianópolis Topazio Neto.

Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica, tendo bastante sombra, rico em fauna e flora.  A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural e é uma Unidade de Conservação Municipal de acordo com a Lei Nº 10.530/2019.


Prêmio foi entregue às autoridades locais durante a 
1ª Cerimônia Nacional realizada em Niterói, no Rio de Janeiro
 

É a maior lagoa de água doce da costa catarinense, são 5,2km² de extensão; 11m de profundidade. O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri possui 2.030 hectares de unidade de conservação e 20,3 km² de bacia hidrográfica. Suas águas não são afetadas pelas oscilações da maré, pois está a cerca de 3 metros acima do nível do mar.

Previsão do tempo: tem reviravolta no clima

O local é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.

A área em volta da lagoa tem mata e trilhas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. As caminhadas ecológicas, em alguns casos, são realizadas com acompanhamento.  Além da água doce e tranquila, ideal para banho, há parque infantil com área arborizada. Passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são atividades permitidas por lá.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI