PMF e CREA-SC firmam parceria contra construções irregulares
Nesta segunda-feira, 28, a Prefeitura de Florianópolis e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) assinaram um acordo com o intuito de compartilhar informações e estabelecer uma comunicação mais interligada entre a Prefeitura e a entidade na atuação contra construções irregulares, desmatamentos e demais irregularidades urbanísticas e ambientais.
A interação acontecerá por meio da Plataforma Monitora Floripa, um sistema automático de processamento de imagens de satélites e drones combinado com inteligência e automação do banco de dados da Prefeitura. O sistema foi desenvolvido pela empresa Horus Aeronaves Ltda e implantado na cidade. Com o convênio, o CREA-SC deve disponibilizar uma equipe necessária para atuar no sistema, e fornecer relatório das atividades de fiscalização apresentando indícios de irregularidades encontradas pela cidade. A PMF vai disponibilizar ao CREA-SC o acesso ao sistema, dar treinamento ao pessoal elencado, disponibilizar um espaço físico para alocar a equipe do CREA e compartilhar dados gerados pela plataforma.
"Essa parceria vai impulsionar muito o nosso poder de fiscalização. É extremamente benéfico quando conseguimos alinhar forças com entidades como o CREA-SC", diz Nelson Gomes Mattos Jr, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano.
A plataforma auxilia na identificação e localização de áreas estratégicas passíveis de fiscalização, incluindo áreas de desmatamento, reflorestamento, cultivo de culturas e novas construções na superfície do território do município. Permite ainda, a atualização constante das informações nos bancos de dados, como por exemplo: Sistema Solar, SMT, Geoprocessamento e Pasta DAU.
A partir do apoio conjunto de informações para identificação, localização e tratamento destas áreas, cada órgão fará o planejamento da fiscalização específica que lhe compete, conforme seus respectivos dispositivos legais vigentes.
O presidente do CREA-SC, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier, destaca a importância do documento a qualificação da fiscalização, seja do exercício profissional nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, seja no desenvolvimento ordenado do município. “Tenho certeza que este termo trará resultados positivos para a fiscalização e também para a população de Florianópolis, podendo servir de modelo para outras cidades de Santa Catarina.”
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!