00:00
21° | Nublado

Paul McCartney: Como será o acesso ao show?
Mais de 700 agentes e um plano de mobilidade especial garantirão a segurança e fluidez no evento em Florianópolis

Coletiva de Imprensa reuniu representantes dos órgãos de segurança do estado e da capital para esclarecer plano para o show que acontece em outubro na cidade. (Foto: Divulgação)

Publicado em 26/09/2024

Faltando menos de um mês para o show de Paul McCartney em Florianópolis, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina apresentou o plano de segurança e mobilidade para o evento no dia 19 de outubro. Espera-se um público de 30 mil pessoas no estádio da Ressacada, com um esquema robusto para garantir a segurança e o fluxo do trânsito.

Serão mais de 700 profissionais da segurança pública envolvidos, incluindo forças da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Santa Catarina tem se destacado pela organização em grandes eventos, o que contribuiu para a escolha de Florianópolis como destino para o show.

Mobilidade: planejamento com foco no deslocamento pós-show

A mobilidade foi um dos principais pontos abordados durante a coletiva. Esse planejamento minucioso levou em conta o impacto que eventos desse porte normalmente geram na região. Para evitar o colapso do trânsito, será adotado um modelo híbrido de transporte, que inclui bolsões de estacionamento fora do perímetro do estádio, com ônibus fazendo o translado dos espectadores até o local e estacionamentos ao redor do estádio. Além disso, o público poderá contar com bicicletários, proporcionando alternativas sustentáveis de mobilidade.

Na saída do evento, a SC-404, principal via de acesso ao estádio, terá uma parte de seu tráfego invertido, permitindo que um total de quatro faixas sejam utilizadas em direção ao centro da cidade, agilizando assim o retorno do público.

A Via Expressa Sul (SC 401 Sul) será expandida temporariamente para operar com seis faixas (utilizando as 3 na contra-mão até a entrada do túnel Antonieta de Barros quando voltam a ser três) . "Essa operação de inversão de faixas será fundamental para alcançar nosso objetivo de liberar o trânsito em até três horas após o término do show", explicou Ricardo Nazário, da empresa ACESSAR Engenharia. Equipes de 35 homens estarão no local para garantir a desobstrução rápida da via e minimizar possíveis gargalos, além de guinchos que ficarão à disposição para eventuais necessidades. 

A Prefeitura de Florianópolis ainda está avaliando a possibilidade de adicionar uma linha direta do TICEN para o show. Em breve novas informações serão divulgadas.

Tecnologia deve diminuir gargalos de trânsito

Um dos pontos altos do plano é a utilização de tecnologia para evitar filas nos estacionamentos. As vagas em estacionamentos ao redor do estádio e nos bolsões serão vendidas exclusivamente online, no site que será disponibilizado em breve para o público através da empresa responsável, CR Vigilância e Segurança. "O motorista terá um QR code, o que vai facilitar o fluxo de chegada, sem a necessidade de pagamentos no local, evitando assim a formação de filas", acrescentou Nazário. Já na entrada do estacionamento, ao apresentar o QR code, o espectador receberá uma pulseira de uma determinada cor que corresponde ao seu Bolsão. Na saída do show, os fãs deverão observar a cor da pulseira para identificar qual ônibus a ser pego, que o deixará no estacionamento identificado pela mesma cor de sua pulseira.  

Também haverá pontos dedicados para o uso de táxis e carros de aplicativo, e corredores específicos para agilizar a circulação desses veículos no sentido Sul da Ilha. O planejamento visa evitar que o tráfego do bairro Carianos, onde fica o estádio, seja prejudicado durante a saída do evento.

Segurança Pública

O policiamento será intensificado com 415 policiais no local e policiamento à paisana para coibir roubos e atividades ilegais. O foco será evitar flanelinhas e ambulantes irregulares, garantindo que o público utilize os estacionamentos oficiais monitorados. Além disso, o Corpo de Bombeiros terá 45 profissionais disponíveis para emergências.

Impacto Econômico

A expectativa é de que 50% do público venha de fora de Santa Catarina, o que está aquecendo a economia local, especialmente no setor de turismo, com a ocupação da rede hoteleira em 90%. Florianópolis se prepara para consolidar-se como um destino para grandes eventos internacionais.

Saiba como será o acesso ao show? Clique aqui e descubra!

Confira o plano de mobilidade e fique de olho nas novas informações.

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI