Parlamentares denunciam e CASAN responde!
Eles estiveram na Beira-Mar Norte e relataram irregularidades na URA. Casan responde!
Nessa semana, o deputado Bruno Souza (NOVO) e a vereadora Manu Vieira (NOVO) denunciaram a situação da Unidade de Recuperação Ambiental (URA) da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, que está em operação desde março de 2019. De acordo com eles, algumas das galerias do sistema estão inoperantes, tendo, inclusive, esgoto bruto sendo despejado no mar.
Confira o que diz a nota enviada à imprensa pela assessoria de imprensa dos parlamentares:
“Ao longo da Beira-Mar Norte, são 3,5 km de rede que coleta as águas pluviais que chegam nas 22 galerias instaladas, desde a base do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) até a Ponta do Coral. Em uma dessas galerias, a primeira do sistema, localizada na Ponta do Coral, todo o esgoto bruto está sendo despejado diretamente no mar. Problema que já foi denunciado pela mídia em outubro de 2021. Na época, a Casan informou que a bomba foi retirada e o ponto não estava operando. Agora, quatro meses depois, a situação está exatamente a mesma: a bomba segue sem funcionamento e todo o esgoto vai parar na Beira-Mar Norte.
De acordo com eles, em outras duas galerias próximas ao bar Koxixo's, as bombas que captam o esgoto a ser tratado também não estão funcionando. “As galerias se apresentavam cheias, com nível de esgoto muito acima da bomba de captação e o esgoto correndo em sua totalidade para a praia. Inclusive, conforme registros fotográficos, é possível visualizar fezes que estavam dentro da galeria e minutos depois já se encontravam no mar”, continuou a nota.
A resposta da Casan
O Imagem da Ilha entrou em contato com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para obter um posicionamento. De acordo com a assessoria de imprensa da Casan, há inverdades nas informações do deputado Bruno Souza e da vereadora Manu Vieira.
A Casan relata que em nenhum momento recebeu a visita e nem foi fiscalizada pelos parlamentares. "Não é verdadeira a afirmação de que a elevatória próxima à Ponta do Coral não está funcionando desde o ano passado. Tivemos casos de furtos das bombas e cabeamento que foram substituídos e o equipamento voltou a funcionar. No final de janeiro houve outro episódio de furto no local e a Casan está adquirindo novas bombas para instalação. Nessa semana, mais um caso de vandalismo em uma das elevatórias que funcionam no sistema da URA. O vandalismo tem prejudicado bastante esse trabalho e a Companhia tem reforçado os sistemas de segurança para evitar novos furtos", disse a assessoria.
Furtos em equipamentos da Casan tem sido recorrentes, prejudicando o trabalho que está sendo realizado na Beira-Mar Norte
Em vídeo, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, relata "in loco" a situação da URA após os furtos recentes e demonstra indignação sobre o que vem sendo noticiado sobre a falta de comprometimento por parte da Companhia. “Nesses últimos dias, roubaram o cabeamento elétrico, uma bomba e a bomba reserva. Mesmo assim, em nenhum momento a Casan deixou de atuar na elevatória. Assista ao vídeo para entender melhor.
A assessoria da Casan complementa: “Eles cometem um equívoco quando dizem que a Unidade de Recuperação Ambiental (URA) foi feita pra despoluir a Beira-Mar. Isso é um erro grosseiro. A URA serve pra evitar que o esgoto despejado irregularmente na rede pluvial vá para o mar, tratando a água contaminada por esgoto irregular antes de ir para a praia. Mas ela sozinha não é a solução.
A balneabilidade só vai melhorar quando residências, comércio e moradores pararem de ligar esgoto irregularmente evitando assim que a rede de drenagem leve esgoto para a Baía Norte. Por exemplo: quando um feirante lava seus utensílios usados na feira e joga dejetos no bueiro, está contribuindo para a poluição. Quando as pessoas deixam lixo na rua, fora do horário de coleta, e chove. Essa chuva vai para a rede pluvial levando esgoto para o mar”, finaliza.
Algumas informações sobre a Unidade de Recuperação Ambiental (URA) da Beira-Mar Norte:
- A vazão de projeto da URA é de 150 l/s.
- Está em operação continua desde março/2019
- Em tempo seco, durante o dia, o sistema URA chega a coletar 120 l/s de esgoto das galerias pluviais.
- Um total de 8.648.640 m³ já foram tratados até agora, evitando que esse esgoto chegue no mar.
- Foram retirados do sistema URA, pelo gradeamento das elevatórias e estação de tratamento, cerca de 1000 toneladas de resíduos (lixo), equivalentes a 134 caminhões de lixo.
Fonte: Casan
Acesse AQUI para assistir ao vídeo.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!