Operação Mensageiro corre pelo Estado. E mais!
Alcance
Para conhecimento dos muitos contribuintes de tributos que estão se sentindo um pouco vingados com a Operação Mensageiro: mesmo correndo em segredo de justiça, sabe-se que ela já chegou em Joinville, Itapoá, Barra Velha, Campo Alegre, Três Barras, Corupá, Canoinhas, Mafra, Schroeder, Guaramirim, Papanduva, Balneário Barra do Sul, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Lages, Agrolândia, Apiúna, Ibirama, Presidente Getúlio e Brusque. Mas outras mais virão. Os estoques de Rivotril nas farmácias destas cidades devem estar à mingua.
Alô, prefeitos
Com medidas simples, muitos prefeitos podem economizar milhões em saúde, fazendo prevenção. Como? Consertando ou ampliando calçadas de ruas e praças para que a população possa, simplesmente, caminhar. Conforme notícia divulgada mundialmente há poucos dias, as pessoas que reservam apenas o fim de semana para fazer atividades físicas alcançam quase tantos benefícios quanto quem faz o mesmo volume de esforço todos os dias. O principal benefício é a redução, no mínimo, de 30% no risco de morte.
TCE cobrado
O deputado estadual Marquito (Psol) ecoa este espaço. Pediu à mesa diretora da Assembleia Legislativa que, pelos canais que tem, obtenha explicações do Tribunal de Contas do Estado por não ter detectado, em suas diligentes fiscalizações, nenhuma irregularidade das tantas reveladas até agora pela Operação Mensageiro. Malfeitos que vem desde o distante ano de 2014. Aliás, o silêncio do TCE sobre a operação é ensurdecedor.
Piso obrigatório
Se, aparentemente, descuidou da fiscalização em dezenas de prefeituras, conforme demonstra a Operação Mensageiro, o TCE está mandando um recado a todas elas: terão que pagar o piso nacional dos professores (R$ 4.420,50 para cargo efetivo, com jornada de 40 horas semanais, incluindo também os contratados em caráter temporário), previsto na lei federal 11.738/08.
Cargos
Oito egressos (ex-alunos, professores e pesquisadores) da UFSC já estão desempenhando cargos em diferentes escalões de ministérios, em Brasília, convidados que foram. Um de maior visibilidade é de Tatiana Lacerda, agora secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Preparada ela é: tem mais de 20 anos de experiência em comércio internacional. Foi secretária de Comércio Exterior (Secex), do mesmo ministério, entre 2011 e 2013.
Crédito para mulheres
Mesmo licenciada como deputada federal, Carmen Zanotto (Cidadania-SC) está tendo seus projetos encaminhados no Congresso. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher deve votar esta semana projeto dela estabelecendo que, no mínimo 25% dos recursos do Pronampe, deverão ser emprestados às microempresas e empresas de pequeno porte controladas e dirigidas por mulheres. Mais: dentro dessa reserva, nos recursos liberados em cada Estado, uma parte deverá ser destinada às mulheres negras, de acordo com a proporção delas em relação ao total de mulheres na população.
Adultério
Sem caracterizar humilhação pública e vexatória, a relação extraconjugal vivida por uma mulher antes da oficialização do divórcio não implica o dever de indenizar o ex-marido. Foi com esse entendimento, que no Juizado Especial Cível da comarca da Capital, foi negada compensação por danos morais pleiteada pelo ex em processo contra a ex.
Contra CPMI
Por motivos óbvios, os deputados do PT de SC Ana Paula Lima e Pedro Uczai não assinaram o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para apurar o vandalismo de 8 de janeiro em Brasília. O que vem causando certo estupor é o MDB catarinense. Os deputados federais Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini e a senadora Ivete Silveira não tomaram conhecimento do requerimento, por orientação da direção nacional. Afinal, o partido tem dois ministérios no governo Lula. A propósito, uma retificação: o deputado Jorge Goetten de Lima (PL-SC) foi um dos últimos – e não dos primeiros – a assinar o requerimento. Resistia.
Quarto senador
Além de Esperidião Amin, Jorge Seif e Ivete Silveira, SC tem um quarto senador, digamos assim, para eventualmente defender as demandas do Estado no Congresso Nacional. É Jaime Maximino Bagatoli, eleito senador pelo PL de Rondônia. Com 61 anos, nasceu em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Empresário do setor do agronegócio e morador de Vilhena, já havia concorrido para uma vaga no Senado em 2018, mas ficou em terceiro lugar.
Quarto senador I
Em recentes legislaturas, também passaram pelo Senado outros três senadores nascidos em SC eleitos em outros Estado: Amir Lando, de Concórdia, 78 anos; Valdir Raupp, de São João do Sul, 67; e Vanessa Grazziotin, de Videira, 61. Os três momentaneamente estão afastados da política-partidária.
Devassa
O Ministério do Turismo anuncia a criação de uma força-tarefa para apurar a gestão do bolsonarista Gilson Machado à frente da Embratur, que gastou quase R$ 4 milhões em indenizações trabalhistas a funcionários comissionados demitidos em dezembro. Dentre eles a esposa do ex-ministro Jorge Seif Jr., agora senador pelo PL de SC.
Apelo
Comunidade, empresários, artesãos e entidades da sociedade organizada da cidade histórica de São Francisco do Sul estão numa angustia só quanto à situação de seu grande atrativo, o Museu Nacional do Mar, que para eles tem a importância do que é o Coliseu para Roma. Está fechado e com licitação em trâmite para dar continuidade à sua restauração. Não tem uma forma de que seja emergencial? Um atrativo desses não pode ficar fechado nunca.
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br