Operação apreende 7,5 toneladas de cobre furtado
Mais de 7 toneladas de cobre furtado foram retiradas do mercado ilegal no primeiro semestre

A força-tarefa regional contra o furto de cabos e receptação de materiais ilícitos apresentou nesta segunda-feira (4), no auditório da Guarda Municipal, um balanço do primeiro semestre de 2025. Ao longo desse período, a Operação Fio Desencapado conseguiu apreender mais de 7,5 toneladas de cobre furtado, interditar 10 estabelecimentos e conduzir 15 pessoas à delegacia por suspeita de receptação. Além disso, três armas de fogo foram retiradas de circulação.
A ação conjunta é fruto da colaboração entre a Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Civil de Santa Catarina, CELESC, Corpo de Bombeiros e prefeituras da região metropolitana, como São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. A operação ganhou caráter regional após recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que também esteve representado por seus promotores, Jádel da Silva Júnior e Fabrício Cavalcanti.
Ao todo, foram 15 operações realizadas na capital até junho, durante as quais foram mapeados ferros-velhos e pontos suspeitos de comercialização irregular de cobre e outros materiais. Durante o semestre, 18 ferros-velhos ativos foram fiscalizados e 35 estabelecimentos desativados foram vistoriados. As ações resultaram na apreensão de 6,5 toneladas de material reciclável, condução de duas pessoas por porte ilegal de arma e cumprimento de dois mandados de prisão. Foram emitidos 41 autos de infração.
A vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, ressaltou a importância do trabalho integrado. Segundo ela, a operação já demonstra resultados concretos, com redução nos furtos de fios da iluminação pública. “Nosso foco é enfraquecer a rede criminosa que, além de prejudicar os cofres públicos, coloca em risco a segurança da população. Se não há para quem vender o material furtado, não há motivo para o roubo”, afirmou.
Entre as ações mais impactantes está a operação do dia 14 de maio, que levou à apreensão de três armas, condução de três pessoas por receptação e captura de um foragido da justiça, reforçando a eficácia da abordagem coordenada.
Para o promotor de justiça Jádel da Silva, a cooperação entre os diversos órgãos foi decisiva para o sucesso da operação. “A soma de experiências e a atuação conjunta das instituições do sistema de justiça e segurança pública foram essenciais para enfrentar essa organização criminosa que afeta diretamente os serviços públicos e a vida dos cidadãos”, declarou.
A Operação Fio Desencapado seguirá com novas ações previstas para os próximos meses, ampliando seu alcance em toda a região metropolitana de Florianópolis, mantendo o objetivo de desarticular o esquema de furto e receptação de materiais da iluminação pública e demais infraestruturas.
Leia também:
- Seleção no Sine oferece 200 vagas imediatas
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
