'Último Azul” leva Urso de Prata e mais dois prêmios no Festival Internacional de Berlim
Filme brasileiro protagonizado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás no elenco, é aclamado pela crítica internacional e já foi vendido para mais de 15 países

“O cinema brasileiro vive um momento potente, único na sua história”, a frase de Rodrigo Santoro em entrevista ao Imagem da Ilha nesta semana não poderia ter sido mais assertiva e premonitória. Ontem, o filme de Gabriel Mascaro, “O Último Azul”, ganhou nada menos que três prêmios no Festival Internacional de Berlim, sendo um deles o Urso de Prata, na categoria Grande Prêmio do Júri, na verdade a segunda maior honraria da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Para a cerimônia de premiação, neste sábado (22), no Berlinale Palast, estiveram presentes o diretor Mascaro, os atores Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, os produtores Rachel Daisy Ellis e Sandino Saravia Vinay, além de outros integrantes da equipe. Todd Haynes foi o presidente do júri da competição oficial deste ano. Mais cedo, durante a premiação dos júris paralelos à competição principal, Mascaro conquistou dois prêmios: o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost.
“Muitos filmes que me inspiraram como cineasta estrearam aqui [na Berlinale]. Quero expressar minha mais profunda gratidão ao júri por confiar este prêmio ao meu filme. Ele existe graças à dedicação de muitas pessoas que trabalharam duro para transformar este sonho em realidade. ‘O Último Azul’ fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para encontrar um novo significado na vida”, ressaltou Gabriel Mascaro ao receber o Urso de Prata.
Denise Weinberg, que faz o papel de Tereza, a protagonista do filme, destacou também a potência do cinema nacional: "Estamos muito, muito felizes com esse Urso de Prata e alavancando o cinema brasileiro depois de anos de trevas. Somos capazes, sim, somos criativos, sim. Temos de levantar nossa autoestima e continuar resistindo!!!"
Do Brasil para o mundo
Antes mesmo do filme brasileiro ser reconhecido com o Urso de Prata, ele já havia sido vendido para 15 países. Agora, o mundo todo olha para essa produção – assim como há meses já olha para o “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A Lucky Number, empresa responsável pela comercialização internacional de “O Último Azul”, já vendeu o longa para diversas distribuidoras estrangeiras. São elas: Alemanha (Alamode), França (Paname), Benelux (Imagine), Espanha (Karma), Suíça (Xenix), Portugal (Nitrato), Suécia (Triart), Dinamarca (Camera), Noruega (Arthaus), Países Bálticos (A-One), Polônia (Aurora), República Tcheca e Eslováquia (Film Europe), Ex-Iugoslávia (MCF Megacom), Bulgária (Beta), Hungria (Mozinet), Israel (Lev), Austrália e Nova Zelândia (Palace), Indonésia (Falcon). Além disso, há negociações com distribuidores dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Oriente Médio, Turquia, Grécia e Ásia. No México, a distribuição é da Pimienta.
Sinopse e exibição em Floripa
O filme conta a história de Teresa, de 77 anos, que passou toda a sua vida em uma pequena cidade industrializada na Amazônia, até que um dia recebe uma ordem oficial do governo para se mudar para uma colônia de idosos.
Teresa se recusa a aceitar esse destino imposto e, em vez disso, embarca em uma jornada transformadora pelos rios e afluentes do Amazonas para realizar um último desejo antes que sua liberdade seja tirada.
O filme tem previsão de estreia no Brasil, ainda em 2025. Em Florianópolis, será exibido pelo Paradigma Cine Arte, que esteve presente no Festival em Berlim, com participação do seu diretor Felipe Didoné. “Eu assisti ao filme, na primeira exibição da Berlinale, e fiquei com a sensação de que levaria uma premiação para casa. A história é muito interessante e a atuação da protagonista Denise Weinberg é primorosa”, analisa Didoné.
Por Karen Verzbickas, direto de Berlin para o Imagem da IIha
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Sobre o autor

Karin Verzbickas
Jornalista conhecida por suas resenhas de filmes no Jornal Imagem da Ilha
Ver outros artigos escritos?
