00:00
21° | Nublado

O remo que ultrapassa gerações
Bruno Ventura começou a praticar remo na Capital; há alguns dias, em disputa mundial na África do Sul, ele teve como dupla o remador mais antigo do mundo

Sr. Odilon, Nogueira e Bruno Ventura em prova recente na África do Sul (Fotos: arquivo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 10/10/2023

Nosso Personagem da Semana já passou boa parte de sua vida dentro do mar. Natural de Florianópolis, aos 16 anos Bruno Ventura ingressou no remo, no tradicional Clube de Regatas Aldo Luz, uma tradição em sua família que passou de avô para neto. Desde então, permaneceu no esporte.

No auge da juventude, ele escolheu a disciplina do remo, que exige acordar bem cedo para as práticas, deixando em segundo plano as festas habituais da idade. “Só saiamos para festas aos sábados à noite, sem ingerir bebidas alcoólicas”, conta. A partir dos18 anos, ele começou a participar de disputas estaduais, quando foi campeão por mais de três anos consecutivos.

Os anos passaram, mas a disposição continua. Atualmente, aos 68 anos, Bruno Ventura segue desfrutando do remo. Ele já participou de diversos campeonatos mundiais como dirigente e, recentemente, do primeiro como atleta, na África do Sul.


Bruno; Nogueira, que também participou do campeonato na África do Sul; e sr Odilon

No final de setembro deste ano, Bruno disputou o Campeonato Masters, onde participaram 43 países com mais de 1.200 atletas. A disputa acontece anualmente em países diferentes e, em 2022, foi na França.

Ao seu lado nas competições esteve Odilon de Maia Martins que, aos 94 anos, esbanja vitalidade e disposição. Ele é o atleta do remo mais antigo do mundo. Com Bruno, seu Odilon foi o responsável pela voga, que significa o número de tremadas por minuto. Ou seja, é ele quem ditou o ritmo. “Ele fez a força que pode e eu acompanhei a mesma força dele”, expilca Bruno Ventura.

Sr. Odilon já foi citado aqui no Imagem da Ilha, pelo arquiteto Fernando Texeira, na sua coluna "Olhar do arquiteto" onde Teixeira aborda a relação da cidade com o remo. Clique AQUI para conhecer esta faceta histórica de Florianópolis.

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045