O mundo maravilhoso do marketing e vendas
Um olhar sobre a revolução que une inteligência artificial, dados e criatividade nas áreas de marketing e vendas

Nestes muitos anos de experiência liderando as áreas de marketing e vendas, vivenciei experiências que quero compartilhar aqui com vocês, em um tempo em que posso afirmar que estamos vivendo uma grande revolução nestas áreas.
Marketing e vendas sempre foram duas áreas irmãs, mas que, assim como os irmãos, brigam bastante também.
Saímos de um mundo onde tudo era mais controlado e onde o planejamento tinha um bom tempo de maturação. As demandas de vendas tinham um certo tempo para ocorrer, e o marketing conseguia se planejar e entregar ao departamento de vendas um conjunto de estratégias e ações que contribuíam para a atividade comercial.
De certa forma, embora sempre houvesse um conflito natural — pois, em vendas, o tempo é o grande ator no processo — no marketing, no entanto, as atividades de criação e de posicionamento de marca sempre foram o maior foco da área.
Tudo corria mais ou menos bem, quando então percebemos que a tecnologia, a revolução dos dados e a inteligência artificial chegaram de maneira avassaladora, alterando todo um cenário construído em cima de uma base que foi virada de cabeça para baixo.
Nunca tantos nomes novos apareceram tão rapidamente, e ao mesmo tempo já estão ameaçados pela inteligência artificial e seus impactos. SDRs, Closers, cientista de dados — tudo ocorrendo ao mesmo tempo — e, de repente, os agentes de IA chegam e mostram os novos caminhos. Agindo de maneira eficiente e rápida, alteram caminhos, inovam e transformam tudo por onde agem.
Como disse de maneira brilhante Walter Longo: os agentes de IA, os Agênticos, não serão mais ferramentas, mas companheiros cognitivos, capazes de entender contextos e interpretar.
E então, que mundo maravilhoso é este a que estamos nos referindo? Como ele será percebido? Como será analisado e vivido?
Essas dúvidas estão nos moldando para uma realidade mais rápida, simples e complexa, leve e robusta.
O famoso marketing jamais desaparecerá, assim como a Dona Maria, com sua criatividade, vai vender bolos como ninguém, com seu carisma, sua força e sua alma. Mas é aí que está o problema: como conseguiremos absorver e usar tudo isso que está acontecendo para vender mais, comunicar mais, propagar mais? Que nível de consciência e inteligência teremos que ter para conseguir viver e aplicar tudo que criamos?
Minha sugestão: relaxe, respire, estude, aprenda, aja, execute. Somente desbloqueando nosso cérebro e o abrindo para o universo conseguiremos viver tudo isso de maneira mais plena.
Vai ser fácil? Não. Não está sendo fácil. Mas os desafios impostos em toda a história da humanidade sempre existiram. Que consigamos viver plenamente esta nova era — era que, novamente, não vai abrir mão da educação como agente transformador.
Que venham os desafios, e que estejamos plenos e prontos para enfrentá-los com sabedoria.
Para ler outras colunas do empresário Octávio Lebarbenchon clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Octávio Lebarbenchon
Empresário, consultor, conselheiro e professor universitário há mais de 30 anos na UDESC/Esag das matérias de negociação, vendas e liderança.
Ver outros artigos escritos?

Notícias relacionadas Ver todas
