Novas placas orientam convivência com capivaras em Floripa
Iniciativa inclui pesquisa sobre carrapatos, estudo para cercamentos e conscientização nas escolas da rede municipal

Florianópolis começou a receber novas placas informativas voltadas à convivência segura com as capivaras. A medida faz parte da segunda etapa do Projeto Capi Floripa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC).
Inicialmente, a instalação ocorre nos arredores do Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi Fritz Müller, área onde há maior incidência desses animais. No entanto, o trabalho deve se estender para outras regiões da cidade, incluindo o Jardim Botânico, o Parque Ecológico do Córrego Grande, além de pontos no Itacorubi e em bairros do Norte e Sul da Ilha. Ao todo, serão fixadas mais 30 placas orientativas.
De acordo com o secretário Alexandre Waltrick, a ação busca reforçar a importância da educação ambiental e do respeito à fauna urbana. “A presença das capivaras nos espaços da cidade exige adaptação e responsabilidade por parte da população. As placas são um alerta de que precisamos ajustar nossa conduta para garantir harmonia com esses animais”, destacou.
O projeto também se desdobra em outras frentes. Uma delas envolve a UFSC, que desenvolve pesquisas sobre a presença de carrapatos em áreas habitadas por capivaras, incluindo análises em animais mortos. Outra proposta em avaliação é a instalação de cercamentos estratégicos, com o objetivo de proteger tanto as capivaras quanto a comunidade.
Além disso, a iniciativa investe em atividades educativas nas escolas, ampliando o trabalho de sensibilização ambiental iniciado com a escolha da mascote do projeto. Estão previstas ações práticas e artísticas voltadas à convivência com a fauna silvestre, incentivando alunos e professores a se tornarem multiplicadores dessa conscientização.
Leia também:
- Espaço de amamentação se torna referência
- Campanha do agasalho entra na reta final
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
