00:00
21° | Nublado

Nova Rota Florianópolis-Lisboa Cria Hub de Cargas no Sul do Brasil
As operações iniciam no dia 3 de setembro

A nova rota aérea ligando Florianópolis a Lisboa, capital de Portugal, trará muito mais que benefícios para o turismo na região. Na foto, em ordem: Marcelo Vitorino, Ricardo Gesse e Renato Igor. (Foto: Divulgação)

Publicado em 25/07/2024

A operação também abre caminho para a criação de um novo hub de cargas no Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, impulsionando o comércio internacional e a economia local. Essa foi uma das principais conclusões do painel "A Nova Rota Aérea SC-Portugal: Facilitando o Comércio e a Logística Internacional", realizado no primeiro dia do Logistique Summit 2024, em Balneário Camboriú.

O painel reuniu especialistas do setor para discutir os impactos da nova rota aérea para o desenvolvimento econômico da região. Abertos na terça-feira, 23 de julho, o Logistique Summit e a feira Logistique seguem até o dia 25 no Expocentro BC.

Durante o painel da nova rota aérea, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brazil, destacou o potencial da nova rota para transformar Florianópolis em um importante hub de cargas para o sul do Brasil.

Ele ressaltou que a localização estratégica do aeroporto, aliada à infraestrutura necessária para operações cargueiras, torna a cidade ideal para essa função. 

"Essa nova rota aérea terá um impacto positivo em toda a economia da região. Além de facilitar o comércio internacional, também trará novos investimentos e oportunidades de emprego para o estado de Santa Catarina”, acrescentou Ricardo.

TIPOS DE CARGA E IMPACTO NA ECONOMIA

A expectativa é que o novo hub de cargas movimente diversos tipos de produtos, incluindo têxteis, metalmecânica, eletrônicos e produtos de e-commerce. Isso beneficiará empresas de todo o sul do Brasil, que terão acesso a um novo mercado internacional para seus produtos.

COMPLEMENTOS AOS VOOS DE PASSAGEIROS

O transporte de cargas será um complemento aos voos de passageiros da rota Florianópolis-Lisboa.

Isso significa que os custos de transporte aéreo serão diluídos, o que poderá levar a preços mais competitivos para as empresas que desejam exportar seus produtos.

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA

Para suportar o aumento da demanda por transporte de cargas, o Aeroporto Internacional de Florianópolis está passando por uma série de mudanças estruturais.

Entre elas, está a duplicação do tamanho do terminal de cargas, o que permitirá a operação simultânea de mais voos cargueiros.

De acordo com Marcelo Vitorino, Country Manager Brasil e South América da TAP Linhas Aéreas, a TAP começou a operar recentemente uma rota cargueira ligando Pequim, na China, com Bruxelas, na Bélgica, com dois voos semanais. "Com essa nova rota, Lisboa se torna um hub na Península Ibérica, servindo como aeroporto de entrada e saída para cargas provenientes da China e de outras origens. Essa combinação de fatores poderá trazer um aumento significativo no volume de cargas movimentadas por Florianópolis. Só na rota SC-Lisboa, a previsão é de movimentar 300 toneladas por mês”, finaliza Marcelo.

 

 

Da redação

Fonte: RCN/Noticenter

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045