00:00
21° | Nublado

Nova galeria de arte será inaugurada no Centro da Capital
Abertura terá exposição e presença do artista local, Bernardo Dartagnan

O The Club Pub fica no Complexo Oswaldo Cabral, no Centro de Florianópolis (Fotos: LL/Comunicação/Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 24/08/2022

Um novo espaço dedicado à arte começa a sua trajetória em Florianópolis. O The Club Pub Gallery, do único e recém-lançado pub inglês da cidade, será inaugurado nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h, com exposição e presença do artista local, Bernardo Dartagnan. A galeria integra um dos espaços do casarão do The Club Pub, no Complexo Oswaldo Cabral, localizado na rua Esteves Júnior, 546, Centro da Capital.

Os quadros ficarão à mostra durante 60 dias. A iniciativa amplia o circuito de manifestações artísticas na cidade em um ambiente que já prima pela valorização da cultura e se consolida como o único espaço tombado da região que é acessível ao público para lazer e entretenimento. 

“Trazer a arte até as pessoas e não as pessoas irem até a arte. Essa é a nossa ideia. Escolhemos o Dartagnan por sua técnica mais moderna, o que proporciona um contraste entre o novo e o antigo. A inserção e disseminação da arte e cultura sempre estiveram presentes em nossos projetos e compartilhar esses valores é nosso principal propósito”, diz João Meurer, que ao lado da esposa, Vanessa, é mentor e proprietário do Complexo.  


O casal João e Vanessa Meurer


O contraste a que ele se refere é relacionado às características do próprio lugar. O casarão foi construído por Oswaldo Cabral na década de 1950 e foi tombado como patrimônio histórico, arquitetônico e ambiental em 1989. Em 2017, o casal Meurer adquiriu o espaço, onde o The Club Pub foi inaugurado recentemente, no dia 03 de agosto. O primeiro e único pub inglês da cidade honra a história da Ilha, mas sem deixar de lado o frescor da modernidade, bem como a tradição inglesa de pubs.

Essa proposta de reunir passado e presente pôde ser concretizada no trabalho de Dartagnan, cujos quadros, que representam a contemporaneidade, fazem uma contraposição perfeita com a história que permeia o local.

Sobre Bernardo Dartagnan

Nascido em Florianópolis, arquiteto de formação e atuação, o artista abandonou a profissão e o empreendedorismo na construção civil em 2019 para se dedicar integralmente à arte. “Foi o feedback do público que me fez ter certeza de que mandava bem e acabei me redescobrindo profissionalmente”, conta. A partir de então, viu aumentar o número de encomendas de obras de arte, principalmente telas e murais. Era um indício de que estava no caminho certo.


O artista plástico Bernardo Dartagnan entre as telas Deixa (esquerda), Aqui e Contemple

 

As seis obras da exposição são, predominantemente, em tinta acrílica sobre tela, e algumas também possuem spray, marcadores e pastel oleoso. Técnicas que o artista utiliza desde 2020, quando começou a criar o acervo próprio e a receber mais convites para exposições individuais e coletivas, tanto em Santa Catarina quanto em São Paulo.

Fã da arte renascentista e também contemporânea, Dartagnan opta por retratar a figura feminina, fazendo uso do realismo e de modelos vivos. "As mulheres demonstram mais o que estão sentindo, são mais expressivas, transparentes e sensíveis”, reflete. E complementa: “A questão com o gênero feminino é, também, por ser o que gera a vida. Como trabalho com o ser humano e a expressão de emoções, acabo indo mais para o feminino”. 

As obras buscam demonstrar sempre alguma emoção e sentimento. As figuras humanas são representadas em ambientes que sugerem a ideia de que algo está acontecendo (que aconteceu ou está para acontecer). “Elas retratam a expressão tanto externa quanto interna do ser humano em algum momento”, explica o artista. 

Os quadros Entrelinhas (100x150cm), a oriental com chapéu, e Deixa (90x130cm), a mulher com charuto, foram pintados especialmente para a galeria, depois de Dartagnan estudar o espaço e os seus tons. Além de Carnaval (80x100cm) e Profundezas (80x100cm), ainda compõem a mostra as obras Aqui (80x150cm) e Contemple (70x140cm), que possuem pinceladas com gestos fortes e bem livres. 


O artista plástico diante de sua obra Entrelinhas

 

Os quadros completam a composição de obras de arte que há por todo o casarão, pois o intuito do casal Meurer é de preservar e valorizar a arte, a cultura e a história, principalmente a de Oswaldo Cabral.

“A iniciativa do João e Vanessa é muito importante para a cena artística e para tornar a arte mais acessível ao público, pois sem valorização, não tem exposição”, diz Dartagnan. “É um privilégio expor minhas obras dentro de uma obra de arte muito maior, de uma edificação histórica e um grande patrimônio arquitetônico e cultural, que tanto carecemos, e é cuidado com muito carinho pelo casal. O complexo é uma obra de arte em si. Estou participando e fazendo parte da história”, completa.

 

A casa original

Construída pelo próprio dr. Oswaldo Rodrigues Cabral, o casarão, com estilo neocolonial hispano-americano, tem preservado até hoje suas características originais, como o portal de entrada, o piso de mogno e as paredes com suas cores da fundação. Cabral foi médico, professor, pesquisador, historiador, antropólogo, jornalista, poeta, político, ensaísta e artista visual diletante, tendo deixado um legado de cerca de 70 livros sobre a história e a cultura catarinense. Nasceu em Laguna, em 1903, e faleceu em Florianópolis, em 1978. 

Serviço:

Vernissage do The Club Pub Gallery, no Complexo Oswaldo Cabral, aberta ao público
Data e horário: 26 de agosto, sexta-feira, às 18h, com funcionamento de terça a sábado, das 17h às 23h;
Local: Rua Esteves Júnior, 546, Centro, Florianópolis;

Informações: (48) 99637-3108 


Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI

UI