00:00
21° | Nublado

Nova etapa da restauração será feita no local

Alinhamento e soldagem dos módulos das rampas da Avenida Governador Irineu Bornhausen, e pintura final (Crédito: Divulgação/PMF)

Publicado em 14/05/2021

Nesta sexta-feira, 14, aconteceu mais um capítulo da novela das passarelas da Beira-Mar Norte. Uma das rampas de acesso da passarela metálica da Avenida Governador Irineu Bornhausen, no complexo do Elevado Vilson Kleinubing, próximo ao Centro Integrado de Cultura (CIC), voltou ao local na manhã de hoje.

 

A continuação das obras ganhou repercussão após o envolvimento do Imagem da Ilha e de outros veículos de comunicação de Florianópolis, e a intervenção do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), através do promotor Daniel Paladino, solicitando à Prefeitura, através da Secretaria municipal de Infraestrutura, a urgente reforma das passarelas. O prazo final dado pelo MPSC para a retomada das obras seria neste sábado, 15.

 

A rampa está dividida em três módulos, que, de acordo com a Prefeitura da Capital (PMF), através da Secretaria de Infraestrutura, serão devidamente alinhados e soldados no canteiro que fica no lado oposto ao do mangue. A PMF esclarece que a instalação ainda depende da finalização da restauração das outras três rampas e das travessias que perfazem a estrutura da passarela (o que está em andamento no galpão da empresa contratada para executar os serviços), que também passarão por esse processo. Isso porque a reinstalação da passarela será feita de forma conjunta para evitar transtornos ao trânsito. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, na Beira-Mar, além do alinhamento e da soldagem, as rampas vão receber uma terceira camada de pintura, a de acabamento. A primeira etapa consiste na aplicação de um primer, sobre o qual é aplicada uma pintura intermediária anticorrosiva. Antes disso, no galpão, tanto as rampas quanto as demais partes da passarela passam por um jateamento para retirada da ferrugem. Somente após a recolocação de toda a estrutura, será a vez de assentar as novas placas de concreto que compõem o piso da travessia, para, então, liberá-la ao tráfego de pedestres.

Prazo para entrega das obras

A empresa A J Montagem e Serralheria Eireli – EPP se comprometeu, junto à gestão municipal, a restaurar tanto esta passarela quanto a da Avenida da Saudade, também nas proximidades do CIC, nos próximos 90 dias.

Passarela da Avenida da Saudade

No caso da passarela da Avenida da Saudade, foi feito, até o momento, a remoção parcial das placas de concreto correspondentes a duas das quatro rampas, a fim de que ela possa continuar sendo usada pelos transeuntes. De acordo com a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, a próxima fase envolve a retirada das demais placas e da estrutura metálica em si para a realização dos devidos serviços de raspagem e de pintura. Essa etapa só ocorrerá quando a passarela da Avenida Irineu Bornhausen já estiver instalada.

A PMF destaca que, das oito rampas das duas passarelas – cada passarela tem quatro rampas – somente uma delas, na Avenida da Saudade, precisará ter a estrutura metálica substituída por uma totalmente nova, em decorrência do alto grau de corrosão. No mais, as obras envolvem ainda a substituição de elementos metálicos com elevado grau de corrosão.

Acesse o vídeo clicando AQUI.

 

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!