Nômade digital previu seu futuro quando criança e hoje acumula milhões
Há sete anos, Leonardo Soares, 30, encontrou no Marketing Digital uma maneira de realizar seu grande desejo de criança: ser rico. Parece até cômico, mas era essa a resposta que ele dava para quem perguntasse o que ele queria ser quando crescesse.
Os anos passaram e aquele desejo permanecia latente. “Desde os 20 anos eu ficava de olho em oportunidades para me tornar rico de maneira fácil e rápida, sem quebrar os meus valores, sem fazer nada de errado”, conta. Quando começou a graduação em Administração, ele vislumbrava uma carreira naquela área. “O meu objetivo era ser trainee e depois ser executivo de uma grande empresa”, relembra.
Porém, em 2014 ele teve o primeiro contato profissional com o que se tornaria seu baú da prosperidade. “Eu comecei a receber anúncios no Facebook de uns caras que vendiam cursos online e que ganhavam muito dinheiro com a internet, trabalhando em qualquer lugar do mundo. Como eu sempre quis ter liberdade geográfica, isso fez muito sentido, ainda mais fazendo algo que eu adoro que é vender”, conta.
Antes disso, Leonardo trabalhou na área comercial da empresa da família em Florianópolis e fez estágio e intercâmbio em Berlim, na Alemanha. Logo depois dessas experiências, ele comprou o primeiro curso de Marketing Digital através de um anúncio.
A verdadeira transição
Como já ganhava dinheiro trabalhando com Marketing digital, ele cancelou a graduação em Administração um pouco antes de fazer o trabalho de Conclusão de Curso. “Vi que, ou eu seria empresário ou trabalharia com vendas, e não precisaria de diploma pra fazer isso”, concluiu.
O empresário conta que os primeiros anos foram de muitos altos e baixos em sua conta bancária. Até maio de 2019, ele prestava serviços de consultorias para empresas que tinham o interesse de vender no digital. Ganhava cerca de R$ 2,5 a R$ 3 mil por venda. Na época, ele morava com os pais na capital catarinense “e não tinha muitas contas pra pagar”, conta. Vira-e-mexe ia pra França visitar a namorada (a francesa Clèmentine, hoje sua noiva!). “Até lá eu não ganhei muita grana, mas foi uma vida boa com bastante liberdade geográfica e podendo fazer tudo o que eu queria, pude viajar para vários países”, conta.
A primeira vez nos Alpes, com a noiva Clèmentine Boyer
Mas chegou o momento que o seu faturamento parou e ele se viu em apuros. “Isso começou a me incomodar muito, pois via que muitas pessoas ganhavam muito dinheiro trabalhando com o digital, vendendo qualquer coisa, somente por dinheiro mesmo, produtos sem impacto. E eu, que vendia cursos que realmente impactavam quem comprasse, não estava faturando da maneira que eu queria”, lembra.
Foi a partir daí, que a virada financeira realmente aconteceu em sua vida: “Pensei: se estou fazendo isso há cinco anos e não estou ganhando o que eu quero, então vou mudar a estratégia e o foco para o dinheiro, mas, claro, sempre vendendo produtos que eu acredito e sem quebrar os meus valores”, contou.
Ministrando a primeira palestra sobre Marketing de Conteúdo, em 2015
Passaram-se dois meses após o lançamento de um curso, o faturamento chegou a R$ 100 mil; três dias depois foram mais R$ 100 mil; e um mês depois, a empresa da qual Leonardo é sócio faturou R$ 1 milhão com a venda dos cursos. “A empresa fez o primeiro milhão e eu também fiz o meu primeiro milhão pessoal”, comemora. Atualmente, ele conta que são quase R$ 13 milhões faturados. “Acrédito que os nossos negócios irão valer mais de um bilhão no futuro”, prevê.
Em 2019, em Lima (Peru) com o irmão, o fenômeno do Tik Tok, Bernardo Soares, mais conhecido como Mustache
O mercado digital: como acertar
Como Estrategista de Lançamento de Cursos On-line, Leonardo Soares prevê o crescimento exponencial do Marketing Digital: “É onde grande parte das pessoas estão. O mercado é gigantesco e vai crescer muito mais. As principais empresas do mundo são ligadas ao digital e são responsáveis por grande parte da receita online. Pra mim isso já estava muito claro em 2014 e 2015”, destaca.
Pra quem pretende entrar nessa área, o especialista orienta: “A principal característica de quem pretende trabalhar no digital é a resiliência. Parece muito fácil quando olhamos as pessoas que têm sucesso mas, quando colocamos a mão na massa, surge um monte de obstáculos e muitas pessoas desistem no meio do caminho. Eu levei 5 anos pra realmente começar a ganhar dinheiro. O principal aprendizado que tive foi não fazer pra ver se dá certo e, sim, fazer até dar certo”, afirma.
Em 2021, na imersão de lançamentos do grupo Primo Rico, em 2021, com os sócios: Túlio Guimarães (à esq.) e Norton Reveno (de pé)
Rotina profissional
Nas redes sociais, nomes de destaque do Marketing Digital são geralmente vinculados a características como foco, organização, produtividade e determinação. Leonardo Soares conta que no seu caso é um pouco diferente, mas ele cria estratégias para manter a sua rotina organizada: “Sou um cara desorganizado. Mas se tem uma coisa que é muito importante pra mim é a minha palavra. Então eu descobri que se eu tivesse reuniões marcadas, eu cumpriria e não procrastinaria os compromissos”, destaca.
Hoje com uma equipe de 50 pessoas na empresa, ele marca reuniões diárias às 9h. “Dessa forma consigo começar o dia com produtividade e sem enrolação. Se não fosse assim, meu dia só começaria pra valer depois do meio-dia”, entrega.
Além disso, ele delegou as demandas que não tinha afinidade, como a parte de execução de tarefas, para os colaboradores. “Hoje não executo, a minha função é fazer networking e criar estratégias. Acho que é por isso que temos tanto sucesso”, finaliza.
Texto escrito por Gabriela Morateli
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