00:00
21° | Nublado

Não à violência
Projeto Floripa com Elas abre cinco mil vagas para aulas de defesa pessoal para mulheres

O objetivo é incentivar a independência e a autoconfiança das mulheres (Foto: Reprodução)

Publicado em 20/04/2019

Ensino de técnicas de defesa pessoal e estímulo à independência e autoconfiança são os objetivos do projeto Floripa com Elas, lançado pela Prefeitura de Florianópolis. A iniciativa disponibiliza cinco mil vagas gratuitas para aulas de defesa pessoal, exclusivas para mulheres acima de 12 anos, que serão realizadas no decorrer do ano de acordo com a formação das turmas e terão até três horas de duração. As aulas serão ministradas nos espaços das escolas parceiras e também na academia da Guarda Municipal de Florianópolis. 

“Nossa sociedade sempre foi muito machista e até então, a violência contra a mulher era vista como algo normal. A punição precisa ser aplicada aos agressores. E a denúncia é um dos meios de trazer justiça a quem precisa. Por isso estamos implantando o Floripa com Elas, para que as mulheres tenham consciência de que não estão sozinhas nessa batalha”, afirmou o prefeito Gean Loureiro.

A terapeuta sistêmica Fernanda Fontoura Medeiros foi uma das participantes do lançamento do projeto. Há 10 anos ela deu um basta nas agressões que sofria. “Esse tipo de iniciativa é fundamental e urgente. Nossa sociedade precisa apoiar, proteger e encorajar suas mulheres a transformarem suas vidas”, declarou Fernanda. “A vergonha, medo e insegurança são os danos mais comuns que as mulheres vítimas de violência apresentam”, acrescenta a terapeuta, que hoje, anos após se recuperar, utiliza seu trabalho para auxiliar quem passa ou já enfrentou uma situação de violência.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof), Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Guarda Municipal e as escolas Pa-Kua Floripa, Academia Nova Forma e Centro de Treinamento Ilha Fight Floripa. O Floripa com Elas conta também com o apoio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência (CEVID); rede solidária Somar Floripa, Associação Catarinas; Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher da Capital; Organização Círculos da Hospitalidade; Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual de Florianópolis/SC; Secretaria de Estado de Assistência Social; e Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina (AACRIMESC).

Inscreva-se AQUI!

Da redação