00:00
21° | Nublado

Mente e corpo em dia
A importância de manter um estilo de vida saudável durante o período da quarentena

Mantenha o autocuidado durante a quarentena (Foto: Reprodução)

Publicado em 24/03/2020

Originado em Wuhan, na China, o novo coronavírus (Covid-19) tem se espalhado e deixado o mundo em estado de alerta. O número de casos suspeitos e confirmados vem aumentando gradativamente, uma vez que, o vírus pode ser transmitido pelo ar ou pelo contato com pessoas contaminadas. A principal forma de combate à expansão do vírus é a quarentena, ou seja, ficando dentro de casa, o que a maioria dos brasileiros já fazem há mais de uma semana. Por isso, algumas medidas são necessárias para manter a saúde em dia.

Segundo o terapeuta Robson Hamuche, diante de tal situação, não é recomendável que fiquemos focados exclusivamente na doença. “Informações sobre o vírus e como evitá-lo são necessárias e sempre bem-vindas, obviamente. Contudo, sentar-se em frente à televisão e assistir apenas o crescimento exponencial do vírus no Brasil e no mundo e de como milhares de pessoas já faleceram em razão dessa doença, certamente acarretará problemas para a nossa saúde mental, gerando ansiedade e tristeza”, alerta.

Apesar do momento difícil, é necessário, segundo o terapeuta, que as pessoas se mantenham otimistas. "Todos devem estar conscientes do problema e tomando as providências necessárias para combatê-lo, mas repletos de pensamentos positivos e de esperança", afirma. Dessa forma, de acordo com ele, a experiência atual de confinamento não precisa necessariamente ser ruim, eivada de tristeza e solidão. "Em relação ao que estamos vivendo hoje, esse isolamento obrigatório, podemos encarar a situação de maneira negativa ou positiva, como sempre. Tudo depende de nós", diz.


Entre as ações recomendadas por Hamuche em tempos de quarentena estão: meditação, leitura e a arrumação da casa. Cuidar do corpo também é essencial, para isso uma alimentação saudável e exercícios físicos são indicados.

Alimentação pró-imunidade

Uma alimentação equilibrada favorece o organismo, ajuda na melhora da imunidade e auxilia na prevenção de doenças. Frutas como goiaba, acerola, limão e laranja são alimentos ricos em vitamina C, têm ação antioxidante e melhoram a resistência do sistema imune. Segundo a nutricionista Natália Reis Furtado, o ideal é um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, em conjunto com a prática de atividade física regular, sono adequado e hidratação correta. "No consumo de alimentos, incluímos alimentos ricos em antioxidantes, que auxiliam na melhora da resposta ao sistema imunológico frente a novas infecções por microrganismos", explica.

Confira alguns alimentos indicados para aumentar o funcionamento do sistema imunológico:

- Mel, própolis e pólen: recomendados para o fortalecimento do sistema imunológico e para tratamento de infecções. Tem funções antissépticas, antioxidante, bactericida, são fontes de energia e devem ser consumidos com cautela, principalmente por pessoas diabéticas, hipertensas e que tenham restrição ao álcool, no caso da própolis.

- Chás de ervas: fontes de catequinas, antioxidantes, porém, sua ingestão deve ser quantificada, pois, consumido em excesso, pode trazer malefícios, já que alguns chás contém a cafeína em sua composição, componente contraindicado para pessoas hipertensas.

- Gengibre e açafrão-da-terra: ação anti-inflamatória e bactericida, seu consumo é estimulado, de maneira equilibrada, para indivíduos que nasceram com uma deficiência imunológica.

- Abacate, mamão, azeite de oliva e girassol, sementes de girassol e chia: riquíssimas em vitamina E, antioxidante indicado na fase de envelhecimento, pois são alimentos com maior teor de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas a saúde. Podem ser consumidos diariamente, com moderação, principalmente para pessoas com índices elevados de peso e de colesterol sanguíneo.

- Abacaxi: é uma fruta rica em vitaminas e minerais e seu suco pode auxiliar no tratamento de doenças infecciosas do trato respiratório superior, na espuma do suco estão as saponinas, que contêm ação anti-inflamatória.

- Folhas verdes escuras: ricas em vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, zinco, que são nutrientes fortalecedores da imunidade. Além disso, contribuem para tratamentos estéticos, como o fortalecimento das unhas.


Prática regular de atividades físicas

Prancha com elevação de pernas, abdominal remador, flexão e agachamentos são algumas opções de exercícios físicos para quem deseja manter a prática regular, mesmo durante o período de isolamento social. “Outras atividades como pular corda, polichinelos, alongamentos, levantamentos laterais, bicicleta ergométrica e esteira também são válidos para fortalecer o sistema imunológico”, orienta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Outro cuidado, sendo ele, é evitar atividades de alto impacto que prejudicam as articulações dos joelhos. “Alguns cuidados precisam ser observados como aquecimento prévio e alongamento após o esforço e uso de solados ou palmilhas que absorvam os impactos de piso inadequados ou muito duros”, orienta.

Estabeleça uma rotina de sono adequada

Se hidratar, estabelecer uma boa rotina alimentar e preservar o sono são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico durante o período de privação. O fisioterapeuta André Rocha explica a relação entre dormir bem e a imunidade frente às doenças virais “Uma das funções do sono é o fortalecimento do sistema imunológico. Desta forma, um indivíduo que possui um sono adequado certamente estará mais protegido, prevenindo doenças virais. A melatonina produzida enquanto dormimos é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico”, explica.

Segundo estudo da Universidade Carnegie Mellon, realizado com 153 pessoas saudáveis, foi possível constatar que quem dorme menos de 7 horas por noite está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, devido à diminuição da imunidade.

Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, André alerta sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao sono durante período de quarentena “Priorizar os cuidados com o sono é fundamental. Manter o horário de ir para a cama e o horário de acordar, além de evitar exposição demasiada aos equipamentos eletrônicos”, orienta.

Da redação