00:00
21° | Nublado

Mayara Petzold transforma superação em ouro
Nadadora catarinense derrotou o chinês Guo Jincheng, famoso por sua técnica da “bolha de ar”

Mayara Petzold transforma superação em ouro
Desde os quatro anos, Mayara transformou a natação em palco de conquistas, mostrando disciplina e coragem. (Fotos: Fesporte)

Publicado em 30/09/2025

E a nossa personagem da semana é Mayara Petzold. A nadadora paralímpica catarinense brilhou em Singapura e levou o ouro para o Brasil no Mundial de Natação 2025, no revezamento 4x50m medley misto 20 pontos. Natural de Joinville, Mayara já tinha encantado o mundo do esporte ao conquistar o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mas desta vez a vitória teve um sabor ainda mais especial: ela superou um dos maiores nomes da natação paralímpica, o chinês Guo Jincheng, famoso por sua técnica que cria uma “bolha de ar” como escudo.

Mayara Petzold, Tiago Oliveira, Alessandra Oliveira e Samuel Oliveira no pódio do Mundial. 

 

Trajetória de superação

A história de Mayara é inspiradora. Com uma deficiência similar ao nanismo, começou a nadar aos quatro anos por recomendação médica. Aos 13, já integrava o esporte paralímpico, transformando a piscina em palco de conquistas e sonhos. Cada braçada é resultado de anos de disciplina, treino e coragem.

Uma final de tirar o fôlego

Mayara entrou na última perna da prova com o Brasil liderando, mantendo uma vantagem de 5s22 sobre Guo, que ainda tentava alcançar a primeira colocação. O desafio era enorme, mas a catarinense não se intimidou. Com uma performance impecável, nadou o melhor tempo da carreira em tempo lançado — 34s33 — e garantiu a vitória por apenas 0s68. A marca ainda quebrou o recorde das Américas, cravando o tempo de 2min30s94 para o revezamento.

Emoção em palavras

“Eu tô até agora sem acreditar como foi que eu ganhei dele. Não sei, foi Deus ali. Fiz o melhor tempo da minha vida e tô muito feliz. A ficha não caiu. A gente nadou muito bem. Demos tudo o que tínhamos naquela água. Está aí o resultado: uma douradinha para o Brasil”, disse Mayara aos canais oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Com medalhas que se somam e recordes que se quebram, Mayara Petzold segue transformando a natação paralímpica brasileira, inspirando novas gerações e mostrando que talento, força de vontade e coração podem ultrapassar qualquer barreira.

 

 

Leia também:

- Nova passarela transforma acesso ao Manguezal do Itacorubi

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI