Mais de 350 pessoas em situação de rua retornam a cidades de origem
Força-tarefa emite passagens e oferece acompanhamento social

A Prefeitura de Florianópolis emitiu, em 2025, mais de 350 passagens para pessoas em situação de rua retornarem às suas cidades de origem. A ação integra um esforço coordenado do Centro Pop e da Passarela da Cidadania, equipamentos de assistência social da cidade.
Segundo dados do aplicativo Acolher, que registra informações de cada abordagem, cerca de 70% das pessoas vivendo nas ruas de Florianópolis são de fora da cidade. O sistema permite identificar a cidade de origem e o tempo de permanência em Florianópolis, facilitando o contato com familiares ou redes de apoio antes do retorno.
Operações diárias e abordagem integrada
Além da emissão de passagens, a Prefeitura realiza abordagens diárias com a Guarda Municipal e equipes de assistência social. Também são oferecidas capacitações na Passarela da Cidadania, fortalecendo a rede de suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade.
"Pode parecer que estamos enxugando gelo, mas na verdade estamos evitando um iceberg. Atuamos de forma integrada, enviando pessoas para suas cidades de origem, encaminhando à justiça quem possui mandado de prisão, cadastrando no Acolher e oferecendo suporte na Passarela da Cidadania", detalhou o Prefeito Topázio Neto.
Monitoramento e encaminhamentos judiciais
A Secretaria de Segurança Pública também identificou, em diversas ações, pessoas vivendo nas ruas com mandados de prisão em aberto. Somente em 2025, mais de 70 indivíduos foram encaminhados às delegacias. Segundo a Vice-Prefeita Maryanne Mattos, o acompanhamento pelo Acolher é essencial para organizar essas ações e garantir que cada pessoa receba atendimento adequado.
Internações involuntárias serão intensificadas
Nos próximos dias, a Prefeitura iniciará a ampliação das internações involuntárias, adquirindo vagas em clínicas privadas. Nessas unidades, as pessoas em situação de rua permanecerão por pelo menos 90 dias, com acompanhamento médico e social, como parte de uma política voltada à recuperação e reintegração social.
Leia também:
- Rua Trajano se torna galeria a céu aberto
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
