00:00
21° | Nublado

Ligações clandestinas em Ingleses, Santo Antônio de Lisboa e Campeche

Proprietários foram multados por crime ambiental; Blitz Sanear também passou pelos bairros Jardim Atlântico e Córrego Grande (Foto: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede)

Publicado em 19/02/2021

Uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan fiscalizou, em blitz semanal contra esgoto irregular, dezenas de imóveis em cinco bairros da capital, solicitando e efetuando lacres de ligações clandestinas em Santo Antônio de Lisboa e Ingleses, no Norte da Ilha, e Campeche, no Sul. 

Em operação na manhã de quarta-feira, 17, no balneário de Ingleses, o grupo vistoriou oito imóveis e constatou que apenas um encontrava-se regularizado. Com esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, três deles – um condomínio e uma casa na Servidão Rosa Ana da Conceição e uma casa na Rua dos Pinheiros – terão as tubulações irregulares lacradas. Nas casas, o lacre foi solicitado à Intendência; no condomínio, foi efetuado pela própria equipe da Blitz Sanear, no ato. 

A ação no bairro do Norte da Ilha ainda resultou em duas intimações da Vigilância Sanitária e duas notificações da Floram contra outros imóveis irregulares – além dos endereços citados, a Blitz passou pela Rua Laurindo Elias da Oliveira –, dando prazo de quinze dias para que os proprietários se regularizem. 

Em Santo Antônio de Lisboa, bairro da operação que abriu a semana de fiscalizações, na segunda-feira, 15, pela manhã, o dono de um terreno de três casas, na esquina das ruas Quinze de Novembro e Professor Alcides Goulart, foi multado por crime ambiental e terá tubulações ligadas à pluvial lacradas.

A Vigilância Sanitária requereu o Habite-se de dois comércios na Rua Quinze de Novembro, o Habite-se e o projeto hidrossanitário de condomínio que faz o próprio tratamento de efluentes da Rua Senador Mafra e ainda notificou o proprietário de uma casa, nesta última rua, por conta de extravasamento de fossa na via pública. 

Outras operações

Ao longo da semana, a Blitz Sanear realizou operações em mais três bairros de Florianópolis. Na terça-feira, 16, a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura (PMF) e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede –  fiscalizou imóveis no Jardim Atlântico e no Córrego Grande. 

No bairro do Continente, a Vigilância Sanitária requereu o atestado de regularidade de quatro casas da Rua Nossa Senhora do Rosário. No Córrego Grande, o grupo passou pelos seguintes endereços: Servidão Inácia de Medeiros, Rua Capitão Américo e Rua Pádova. Nesta última, há necessidade de teste de fumaça para verificar se a rede está intacta.

Por fim, no Campeche, Sul da Ilha, a Floram multou por crime ambiental o proprietário de uma casa na Servidão Teixeira que despejava esgoto da cozinha na drenagem. A Blitz Sanear lacrou a ligação irregular. 

Blitz Sanear

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 120 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Agronômica, Centro, João Paulo, José Mendes, Rio Tavares, Canasvieiras, Ingleses e na região da Ponta do Coral.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!