00:00
21° | Nublado

Jorginho é cobrado por falta de apoio ao Carnaval da Capital, e mais!

Desfile das escolas de samba de Florianópolis, na Passarela Nego Quirido (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 22/02/2023

Cobrança

   O secretário de Turismo de Florianópolis, Ed Pereira, em seu discurso durante apuração dos campeões, cobrou o Governo do Estado: “Foi o melhor carnaval da história, mas ainda falta muito, falta o Governo do Estado ajudar”. Jorginho Mello fez-se de Pôncio Pilatos.

 

Cabides de emprego

    Centenas de cargos na administração federal tendem a permanecer nas mãos de indicados do chamado Centrão, o sinistro grupo de partidos de centro-direita que costuma apoiar diferentes governos em troca de verbas e espaço na máquina pública. Os mais cobiçados são as das notoriamente corruptas Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou das superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam). Em um passado recente  neste rol estava a famigerada Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul), com sede em Florianópolis, um cabidão de empregos, finalmente extinta em 1990.

 

Inconstitucional

  É flagrante a inconstitucionalidade da nova lei estadual sancionada semana passada pelo governador Jorginho Mello, estabelecendo que crianças e adolescentes sejam instruídos sobre o direito de “aprender conteúdo politicamente neutro” e “livre de ideologias”. Na mesma linha está lei que proíbe a linguagem de gênero nas escolas, com inconstitucionalidade oficializada há dias pelo Supremo Tribunal Federal. No caso de SC, falharam as assessorias jurídicas do Legislativo e Executivo. Tais temas são de competência da União.

 

Demissão geral

    A Embratur já demitiu 71 pessoas desde o início do atual governo. Entre eles Catiane Seif, mulher de Jorge Seif, eleito senador por SC. Ela pretendia ficar, por integrar uma comissão de ética da empresa, criada em outubro do ano passado, que garantia estabilidade de cinco anos para seus ocupantes. A nova direção teve respaldo do TCU, CGU e da AGU para anular a comissão e o benefício.

 

Criança roubada

   O TJ-SC manteve a condenação de homem que se apossou, em maio de 2022, do celular de uma criança de 11 anos. O crime ocorreu no oeste do Estado. A criança estava na calçada, à espera da mãe, que iria levá-la ao dentista, quando o homem apareceu e anunciou o assalto. Pegou, em 1º grau, uma duríssima condenação: cinco anos, cinco meses e 18 dias de prisão, em regime fechado.

 

Outra BC?

   Ativista e colunista do “Estadão”, o jornalista João Lara Mesquita assinou extensa reportagem destacando a especulação imobiliária de Perequê, a maior praia de Porto Belo, que estaria seguindo a rota de Balneário Camboriú, “o paraíso dos jecas ricos e muito ricos”.

 

Chá

   A indústria de erva-mate em SC, localizada no Planalto Norte do Estado, está numa torcida só com o sucesso do xeque mate, uma bebida mineira que está fazendo enorme sucesso nas baladas paulistanas. É um drinque que mistura mate e rum.

 

Túnel do tempo

    O anúncio de que o empresário e influencer Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, vem morar em SC – deve ganhar um emprego no governo de Jorginho Mello -, faz lembrar a passagem por aqui de outra primeira-filha, Lurian Lula da Silva, há mais de 20 anos, que morou em Florianópolis e Blumenau. Durante sua vivência por aqui comandou a polêmica e suspeitosa ONG Rede 13, com o objetivo de arrecadar dinheiro “para ajudar pobres”. Recebeu R$ 7,5 milhões dos cofres públicos e sua prestação de contas nunca fechou.

 

Emprego

   Exonerado do cargo de coordenador-geral de Tecnologia da Informação da Embratur, após ter sido acusado de assediar uma funcionária de 21 anos, Marcos Thiago de Oliveira Figueredo foi nomeado secretário parlamentar no gabinete do deputado federal Zé Trovão (PL-SC).

 

Solidariedade

   Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi proposta uma manifestação de apoio à vereadora Maria Tereza Capra (PT) por ameaças de morte e pela cassação de seu mandato na Câmara de São Miguel do Oeste, em SC, após denunciar suposto gesto nazista feito por bolsonaristas em frente a uma unidade do Exército. Apoio que ela não recebeu, ainda, de forma oficial, no Legislativo catarinense. Se depender do plenário, tudo indica que não ganhará.

 

Ultraconservador

   O jornal “O Globo” relata que governadores que pediram votos para o ex-presidente Jair Bolsonaro têm se equilibrado sobre condições quase inconciliáveis: aliam a busca por um tom moderado com acenos à extrema-direita em suas gestões.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?