IVG lança websérie que revela potência das periferias da Capital
Produção gratuita estreia no YouTube e terá sessão especial para convidados no Paradigma Cine Arte

Florianópolis, cidade muitas vezes lembrada por seus índices de qualidade de vida, também convive com uma dura realidade: mais de 57 mil famílias estão registradas no CadÚnico e quase metade dos moradores em situação de favela vive no Maciço do Morro da Cruz. É nesse território de contrastes que surge a websérie documental Entre Sementes & Sonhos, primeira produção seriada do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), que estreia no dia 22 de setembro.
Composta por seis episódios de até dez minutos, a produção será exibida gratuitamente no canal oficial do IVG no YouTube, às 20h, e terá uma premiére exclusiva para doadores, parceiros, voluntários e jornalistas convidados, às 18h, no Paradigma Cine Arte, em Santo Antônio de Lisboa.
Produzida pela Bituin Filmes e dirigida por Kiko Goifman e Cristian de Ciancio, a obra dá continuidade ao documentário Pão e Beleza: Caminhos de Padre Vilson (2023) e agora coloca em primeiro plano as histórias de jovens que cruzaram seus caminhos com os projetos sociais da Rede IVG nas últimas duas décadas.
Histórias que inspiram e rompem estereótipos
A cada episódio, uma trajetória singular:
Ep 4. Maiara Padilha dos Santos
Ep 6. Alina e Sharoll Fernandez Laguna
Mais do que biografias pessoais, os episódios revelam o legado coletivo semeado por Pe. Vilson Groh: transformar a esperança em possibilidade concreta. São narrativas de coragem, estudo, cultura e pertencimento que funcionam como registros contemporâneos da vida em comunidades como Monte Serrat, Morro do Mocotó, Monte Cristo e Vila União.
A websérie confronta a “história única”, conceito da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, ao mostrar que territórios populares não são definidos por escassez, mas por potência, criatividade e futuro.
Produção com identidade local e acessibilidade
Gravada integralmente em Florianópolis, a série reúne entrevistas, imagens de arquivo e registros atuais, em uma linguagem audiovisual concebida para múltiplas plataformas. O Instituto buscou ampliar o alcance do conteúdo, disponibilizando-o gratuitamente em seu canal no Youtube, com versões com legendas em português e inglês, além de tradução em Libras. Todo o processo envolveu profissionais do audiovisual e lideranças comunitárias, da pesquisa ao roteiro, da fotografia à finalização, evidenciando uma produção feita na e para a cidade.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
