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Interdição no Estreito exige novos caminhos
Estrutura sobre a Rua Fúlvio Aducci passará por sua primeira grande revitalização desde a década de 1950

Interdição no Estreito exige novos caminhos
A partir desta segunda-feira (28), o viaduto John Kennedy será totalmente interditado para uma obra estrutural que deve durar até o início de 2026. (Foto: Divulgação)

Publicado em 25/07/2025

O trânsito sobre o viaduto John Kennedy, no bairro Estreito, em Florianópolis, será totalmente interditado a partir das 8h desta segunda-feira (28). A medida marca o início da fase principal das obras de recuperação da estrutura, localizada na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. Construído na década de 1950, o viaduto nunca havia passado por uma intervenção tão profunda.

A revitalização é conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade e tem previsão de durar cerca de 180 dias. Durante esse período, a passagem de veículos sobre o viaduto será suspensa, mas a circulação por baixo da estrutura — na Rua Fúlvio Aducci — continuará normalmente, sem restrições. O objetivo é garantir a segurança dos usuários enquanto ocorrem as obras de reforço e modernização da estrutura.

Para minimizar os impactos no tráfego, a Prefeitura definiu rotas alternativas. Quem vem da ponte Hercílio Luz em direção à Avenida Governador Ivo Silveira poderá seguir pela Rua Fúlvio Aducci, dobrar à esquerda na Rua Machado de Assis e então acessar a Ivo Silveira por meio da Rua Eurico Gaspar Dutra. Já no sentido contrário, motoristas seguirão pela Fúlvio Aducci normalmente, passando sob o viaduto.

Além disso, a Avenida Governador Ivo Silveira, no trecho entre o fim do viaduto e a Rua General Eurico Gaspar Dutra, funcionará temporariamente nos dois sentidos. A medida visa facilitar o acesso de moradores e comerciantes da área afetada, mesmo com a interrupção do tráfego pela parte superior da estrutura.

Primeira grande reforma em 70 anos

A obra no viaduto John Kennedy é considerada essencial devido ao desgaste natural da estrutura ao longo de mais de sete décadas — inclusive durante o período em que a ponte Hercílio Luz esteve fechada, o viaduto foi rota importante de ligação entre regiões da cidade. O projeto prevê a recuperação estrutural completa da curva de concreto armado e reforços adicionais para garantir sua durabilidade.

Entre as melhorias previstas estão a substituição do asfalto atual por paver (blocos de concreto intertravados), instalação de novas calçadas e guarda-corpos ao longo dos 69 metros da estrutura. O "tabuleiro", parte superior do viaduto onde ficam as pistas de rolamento, será totalmente reformado.

A expectativa da Prefeitura é de que, ao fim da intervenção, a mobilidade urbana na região seja beneficiada com mais segurança e durabilidade da estrutura viária.

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

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