Iniciativa inédita em estádio tem repercussão internacional, e mais!
Boa ideia
Da próxima vez que torcidas de clubes de SC forem proibidas de acessar aos estádios, por comportamentos inadequados, que tal, no lugar delas, franquear o acesso exclusivamente para mulheres e crianças? Foi o que fez o Coritiba na estreia do Campeonato Paranaense, na partida de domingo contra o Aruko, no estádio Couto Pereira. Foi uma grande festa com quase 9 mil pessoas, com imenso sucesso na mídia nacional e internacional.
Proteção
Aquela senhora de Tubarão que se tornou personagem da horda de lunáticos que vandalizou Brasília dia 8, não precisa de proteção das autoridades? Quando resolver ou for pressionada a dizer quem a ajudou naquela loucura, certamente estará em apuros.
Pacotão
Aqui e ali, mas nada oficial ainda, o novo governo estadual vai dizendo como quer ser. Consta que serão paridas ou recriadas as secretarias de Segurança Pública; Turismo, Cultura e Esporte; Planejamento; Prevenção e Defesa Civil; Inovação, Ciência e Tecnologia; Indústria, Comércio e Serviços; Meio Ambiente e Economia Verde; Portos e Aeroportos; e Relações Governamentais.
Poder, o poder
Eleições para presidente de algumas cooperativas de eletrificação rural no sul de SC, dias desses, pareceram disputas para prefeito, com reuniões mil, campanha e até comícios. O motivo: o sistema – que intermedia energia do gerador para o consumidor, tornando-a mais cara, evidentemente - foi há tempos tomado por políticos, de todos os partidos, nem sempre empenhados em fazer boas e limpas gestões. Tanto que tem se registrado seguidas denúncias de desvios.
Enfrentamento
O senador eleito do PL de SC, Jorge Seif Junior, está listado pelo partido para integrar um grupo de enfrentamento ao SuperiorTribunal Eleitoral (TSE). A estratégia é, através de decreto legislativo, reverter decisões administrativas da corte eleitoral. Na mira estaria também o estabelecimento de restrições às pesquisas eleitorais e mudanças nas regras do fundo eleitoral. A conferir.
Orgulho trans
As últimas mudanças ne regimento interno do Supremo Tribunal Federal, encurtando para 90 dias úteis o prazo para que os ministros examinem os processos, abrem uma expectativa entre movimentos LGBTQIAP+ de todo país para retomada, em breve, de uma ação originária de Florianópolis e que, seja qual for a decisão, terá enormes repercussões.
Orgulho trans I
O caso envolveu uma mulher trans que alegou ter sido constrangida e impedida por seguranças do shopping Beiramar de usar o banheiro feminino. Conforme os autos, ela diz que os funcionários do complexo comercial a informaram que sua presença "causaria constrangimento às usuárias do local". Acrescenta que, por não poder usar o banheiro feminino, fez suas incontroladas necessidades fisiológicas sob o olhar das pessoas que transitavam pelo local.
Orgulho trans II
Antes do pedido de vista do ministro Luiz Fux, em 2015, seus colegas Edson Fachin e Luís Roberto Barroso votaram a favor da garantia do direito ao uso do banheiro segundo a identidade de gênero. Desde então o tema não voltou à pauta. A demora fez a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) criar uma campanha com o mote "Libera meu xixi, STF".
Homenagens
De acordo com os dados prévios do Censo 2022, 26 cidades do pais tem nomes de "presidentes". O mais homenageado é Juscelino Kubitschek (1902-1976), que dá nome a três. Em SC são três: Presidente Castelo, Presidente Getúlio e Presidente Nereu.
Na vitrine
Balneário Camboriú está na vitrine e, assim, sujeita a pedradas. E que pedradas! Uma delas está sendo arremessada pelo jornalista João Lara Mesquita, do “Estadão”, que assina extenso artigo sobre a poluição nas praias brasileiras. Dedica um bom espaço para dar estocadas em BC. O texto começa assim: “A mais frequentada por ricos inconsequentes é também conhecida como uma aberração no litoral. Ou seja, Balneário Camboriú, SC”.
Na vitrine I
Noutro trecho, cita um jornalista da “Folha de S. Paulo” que, em reportagem recente, definiu a cidade assim: “Balneário Camboriú, com sua mania de querer ser Dubai, é um retrato do modelo de desenvolvimento abraçado pela elite que mandou erguer seus arranha-céus. Uma classe ignorante, predatória e jeca até o último fio de cabelo (aquele que Luciano Hang perdeu há tempos)”. Cá entre nós: não há uma boa dose de despeito paulista e paulistano nisso?
Expurgo
Os atos de 8 de janeiro em Brasília estão provocando expurgos de líderes políticos que deles participaram. Um dos primeiros de SC a ir para a degola é o vereador do PDT, Vanirio Conrad, filiado desde 1996, de São Miguel do Oeste, onde preside o Legislativo local. Será expulso do partido, conforme a manifestação do presidente nacional da sigla e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Expurgo I
Coincidentemente, São Miguel do Oeste ganhou repercussão nacional em novembro do ano passado quando manifestantes bolsonaristas fizeram uma saudação semelhante ao “Sieg Heil” em um ato político local. O caso chegou a ser investigado pelo Ministério Público de SC que não identificou indício de prática, promoção, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça.
Escanteio
Não são apenas os maiores clubes de futebol de SC que não publicam os valores de seus patrocínios – que alguns dizem ser “milionários”, para a temporada deste ano - mas também quem deveria dar o bom exemplo de transparência: a Federação Catarinense de Futebol, que acaba de assinar patrocínio máster do campeonato estadual com uma rede atacadista. O valor é segredo.
Desembarque
A bancada do Cidadania na Câmara dos Deputados está prestes a deixar de fazer parte da base de Lula. A única representante de SC no partido é a deputada federal reeleita Carmen Zanotto, que agora é secretária de Estado da Saúde.
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br