00:00
21° | Nublado

Imagens para guardar | Linguagem de gênero | Pauta de costumes e mais!

Linguagem neutra está proibida em escolas de SC (Foto: Reprodução/Interrnet)

Publicado em 05/01/2022

Linguagem de gênero

  O governo de Mato Grosso do Sul proibiu a linguagem neutra em suas escolas. Em novembro, o STF suspendeu lei semelhante aprovada em Rondônia. Em SC, o governador Carlos Moisés assinou um decreto em junho do ano passado obrigando o uso da norma culta da Língua Portuguesa por instituições públicas e privadas de ensino e bancas examinadoras de concursos públicos.

 

Imagens para guardar  

   As muitas imagens das movimentadas férias de Bolsonaro em SC, enquanto milhares de brasileiros sofriam e continuam sofrendo com enchentes em Minas Gerais e Bahia, vão ser reprisadas à exaustão ao longo deste ano, no vale-tudo que, com toda a certeza, se terá na campanha presidencial. Todas, cuidadosa e devidamente reunidas pelos inimigos do presidente para serem usadas no devido tempo. Sim, a memória das pessoas se esvai como uma lufada de vento, mas não a das poderosas redes sociais. Quem viver, verá.

 

Paridade de gênero

    Patricia Vanzolini, a primeira mulher a comandar a OAB de São Paulo, vai adotar a paridade de gênero em indicações para o Tribunal de Justiça do Estado, quando da abertura de vagas para desembargador. Não será surpresa se a mesma iniciativa for adotada em SC por Claudia Prudêncio, a primeira mulher a comandar a entidade em toda sua história.

 

Ciclologística

  O deputado federal catarinense Rodrigo Coelho foi relator de projeto de lei, agora pronto para votação em plenário, que cria a Política Federal de Ciclologística, a fim de regulamentar o transporte de bens e serviços por meio de bicicletas e triciclos. O texto prevê, por exemplo, parcerias entre a administração pública e pontos de comércio e serviços a fim de disponibilizar espaços de parada para os ciclo-entregadores, com locais para carregamento de bateria de celular, uso de banheiros e acesso à água potável.

 

Modelo

   Em sua profissional divulgação nas mídias, o partido Novo apresenta uma análise do primeiro ano do prefeito Adriano Silva no comando da prefeitura de Joinville. Destaca a inédita implementação de processos seletivos para os cargos comissionados, qualificando quadros técnicos e possibilitando a valorização dos servidores de carreira. Outro orgulho do Novo: a Organização Pan-Americana da Saúde recomendou que modelo de gestão da pandemia adotado em Joinville fosse compartilhado com outros municípios.

 

Utilidade

   Uma pena que intercorrências diversas prejudicaram um pouco a belíssima imagem que o Samu teve e tem em SC. Nas primeiras 48 horas de 2022, por exemplo, atendeu mais de dois mil casos. Foram 2.254 ocorrências que precisaram de regulação médica.  O dia 1º deste mês marcou também o primeiro dia do órgão sob nova gestão compartilhada: a Secretaria de Estado da Saúde assumiu as centrais de regulação e a parte aeromédica, enquanto a respeitada organização social Fundação de Apoio Hemosc/Cepon (Fahece) ficou com a parte operacional. O que poucos sabem é que atualmente o Samu SC cobre 100% da população, com 3 Unidades de Suporte Avançado, 94 Unidades de Suporte Básico (USBs) e Serviço Aeromédico em dois helicópteros e três aviões.

 

Há vagas

   O ano de 2022 começou em SC com um dado auspicioso: o Sistema Nacional do Emprego (Sine) tem, no momento, 5.855 vagas de emprego abertas, para ocupação imediata. Apesar da pandemia, o Estado tem  a menor taxa de desocupação do país.

 

Pauta de costumes

   Este ano de 2022 deve levar Bolsonaro e aliados a tentar aprovar projetos da pauta de costumes no Congresso Nacional. Um deles é o que regulamenta o ensino domiciliar (homeschooling), já aprovado em SC, Paraná e Rio Grande do Sul, mas não implementado por decisão do Supremo Tribunal Federal, para quem o tema deve passar pelo crivo de senadores e deputados federais.

 

Ano eleitoral

   Em ano de eleições é sempre assim: ao menos 22 governadores (Carlos Moisés, de SC, entre eles), anunciaram ou já oficializaram reajustes a servidores, que entrarão em vigor nos próximos meses, após o término do veto a recomposições salariais e aumentos reais determinado pelo socorro federal na pandemia. Dos 16 que buscarão a reeleição, 14 planejam ou já deram aumentos este ano.

 

Constatação

  Até apoiadores fanáticos de Bolsonaro – dentre eles alguns que monitoram permanentemente espaços opinativos na mídia, como este, que não tem partido - silenciaram completamente nos últimos dias diante do comportamento do presidente, que enquanto se divertia em SC, milhares de brasileiros, especialmente baianos e mineiros, perdiam suas casas, bens, colheitas e vidas humanas devido à intensas chuvas.

 

Túnel do tempo

    A aquele estridente grupo de influenciadores e operadores da justiça que se opõe às obras de revitalização do decadente lado oeste histórico do Centro de Florianópolis, sugere-se que tome outra iniciativa, que parece soar de forma mais coerente com seu posicionamento atual: tentar, judicialmente, que sejam repostas as tábuas de madeira que serviram por décadas (depois substituídas por asfalto e agora por uma estrutura de aço) como pistas de rolamento na ponte Hercílio Luz.

 

Fez bem

   O brasileiro do bem sente raiva quando toma conhecimento que 69% da população considera que a Lava Jato fez bem ao Brasil, conforme pesquisa divulgada há dias, e que praticamente tudo o que ela fez foi e está sendo destruído pela maioria dos nossos ministros “supremos” e de escalações inferiores da nossa inconfiável justiça.  

 

Atração

   O portal da revista Veja noticia que os arranha-céus que invadem Balneário Camboriú atraíram tanta gente rica que a cidade chegou a passar Florianópolis na densidade do PIB por quilômetro quadrado. E não demorou para que as firmas de investimento de agentes autônomos percebessem o imenso potencial. Já atuam na cidade ou Itajai a AVG Capital, EQI, Place e Veedha, entre outras. Não interessa a elas apenas o crescimento econômico local, mas também o perfil de novos habitantes que passaram a adotar os dois municípios do litoral catarinense como residência definitiva.

 

Brito ou Britto

  Em uma de suas últimas decisões do ano passado, o ministro catarinense do Superior Tribunal de Justiça, Marco Buzzi, negou um recurso especial do artista plástico Romero Brito, que assina suas obras com um 't' a mais no sobrenome, em que ele buscava alterar seu registro civil para deixá-lo idêntico ao seu nome artístico. Para Buzzi, o referido elemento do nome, também denominado de patronímico ou apelido de família, tem por escopo justamente designar, comum e inexoravelmente todos os indivíduos pertencentes ao mesmo grupo familiar, preservando-o, como entidade, no meio social".

 

Modernidade

   O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, sancionou lei de origem legislativa que prevê a possibilidade de acesso por “QR Code” a alvarás e outras documentações arquivadas por meio digital. Bem simples: o empreendedor disponibiliza um único “QR Code” em local de fácil acesso, e o consumidor ou fiscal mira a câmera do celular no símbolo e todos documentos poderão ser visualizados em ambiente virtual (nuvem ou drive, por exemplo). Enquanto isso, a Assembleia Legislativa recusa a assinatura digital de documentos, como se fosse algo falso; exige a autenticação em cartório. Um atraso.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!