Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz começa a mostrar suas cores
As primeiras das 56 luminárias e dos 2 mil pontos de LED foram testados na face norte das modernas instalações
Fazia mais de uma década que a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Santa Catarina e do Brasil, não ganhava tantas cores, brilho e iluminação. Na terça-feira, 18 de junho de 2024, foi realizado o primeiro grande teste técnico das obras da nova iluminação cênica da ponte. Em uma operação bem sucedida, a velha senhora, como é carinhosamente chamada a ponte, voltou a ficar iluminada.
Eram por volta de 21h10min quando as primeiras das 56 luminárias e dos 2 mil pontos de LED (veja os detalhes totais do projeto abaixo) foram testados na face norte das modernas instalações e encheram os olhos de quem teve o privilégio de acompanhar os trabalhos durante a noite desta terça, em Florianópolis.
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, além de acompanhar os testes técnicos, vistoriou o andamento das obras de cima da Hercílio Luz, conversando com engenheiros, técnicos e os trabalhadores deste projeto diferenciado e que é tratado como umas prioridades.
“Quando assumimos a Secretaria, uma das determinações do governador foi para resolver as questões pendentes, e eram várias, que envolviam as obras de iluminação cênica da nossa velha senhora. Superamos muitas dificuldades e agora os resultados começam a aparecer. É uma obra histórica, um presente para Santa Catarina e o Brasil,” pontuou Jerry Comper.
“É um orgulho imensurável para a Quantum Engenharia realizar a nova iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, que é mais do que um símbolo de Florianópolis, é um cartão-postal que representa Santa Catarina mundo afora. Trata-se de um grande desafio, técnico, logístico e de engenharia, que nossa equipe altamente qualificada, com 34 anos de experiência, junto com a competente equipe técnica da SEI, está demonstrando estar à altura. Estamos muito felizes com o resultado do teste realizado nesta terça-feira à noite”, destaca o presidente da Quantum Engenharia, Engenheiro Gilberto Vieira Filho.
Manutenção
O Superintendente de Planejamento da SIE, engenheiro Alexandre Schaffer, explica que uma das prioridades da equipe da SIE e do governo é quanto à manutenção da iluminação após a entrega da obra, prevista para o começo de setembro deste ano.
“Paralelamente ao fato de estarmos na reta final das obras da iluminação cênica, estamos trabalhando na elaboração de um edital para contratar uma empresa que ficará responsável pela manutenção dos equipamentos que vão garantir o espetáculo de luzes e cores na Ponte Hercílio Luz,” explica Schaffer.
Representando a equipe de fiscalização da obra, composta por dois engenheiros eletricistas da SIE, o fiscal Mateus Pool Rodrigues declara que “os testes são importantíssimos para realizar ajustes que não podem ser efetuados sem que os equipamentos estejam em uso”.
Segundo o engenheiro, haverá novos testes, que serão mais frequentes conforme se aproxima o término da obra. “A próxima etapa é completar a iluminação da face norte, que só foi parcialmente testada. Depois, o mesmo será feito na face sul. Quando a iluminação estiver completa, toda a lateral da ponte estará iluminada de fora a fora e será possível visualizar a silhueta da ponte, popularmente chamada de ‘sorriso'”, completa ele.
Sobre o teste
Os testes realizados são atividades técnicas necessárias para o correto andamento do contrato. Importante frisar que é uma operação técnica e não uma apresentação da iluminação. Quando o contrato estiver concluído, as possibilidades da iluminação cênica serão muito maiores do que aquilo que será verificado nos testes.
Detalhamento do Projeto
A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, que está em execução, contará com:
-1300 luminárias LED RGB (red/green/blue) divididos em dois modelos diferentes, sendo instaladas por toda a ponte. Essas luminárias destacarão o contorno da ponte, popularmente chamado “silhueta” ou “sorriso”. Essa etapa ainda não está operacional;
-124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres. Esses equipamentos realçarão as torres e estão parcialmente operacionais;
-5500 pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul. Esses pontos irão destacar elementos estruturais da ponte e estão parcialmente operacionais.
Serão testados os pontos LED da face norte (aproximadamente 2000) e 56 projetores instalados nas duas torres. Será possível visualizar a iluminação na lateral norte da ponte. O objetivo dos testes é duplo: verificar o resultado parcial da iluminação no monumento; testar o sistema de controle que permite configurar os equipamentos de iluminação.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045