Hospital Universitário tem atendimento reduzido nos próximos dias
Pacientes devem procurar UPA ou postos de saúde para serem encaminhados e atendidos
A Emergência do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) só atenderá pacientes encaminhados (referenciados) no período das 19h às 8h até este domingo, 09, e não haverá atendimento para pacientes que chegarem por demanda espontânea. De acordo com a direção do HU, o contingenciamento tem o objetivo de garantir a segurança dos pacientes, considerando o quadro de pessoal atual.
A Gerência de Atenção à Saúde do HU explicou que todos os pacientes que chegarem encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento ou encaminhados pelo SAMU, Bombeiros e outras unidades de saúde continuarão sendo atendidos normalmente. Por isso, quem precisa de atendimento deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento ou o posto de saúde mais próximo.
O contingenciamento em horário específico garante atendimento para cerca de 90% do público que chega à Emergência. Para se ter uma ideia, no último sábado, foram atendidos 298 pacientes, sendo que apenas 31 (10,4% do total) chegaram no horário noturno e, no domingo, 2 de abril, foram 39 pacientes triados de um total de 288 atendimentos.
Servição de feriado: Saiba o que funcionará na Capital de sexta a domingo de Páscoa
Ainda de acordo com a direção do HU, o contingenciamento está sendo adotado enquanto a equipe ajusta a escala de trabalho ao quadro de pessoal, considerando médicos, enfermeiros e técnicos, além da equipe de apoio. E que trata-se de uma medida prevista nas regras para atendimento ao público. Nessa quinta-feira, 06, por exemplo, foi necessário paralisar o atendimento ao público não referenciado das 9h às 14h, também para garantir a segurança dos pacientes, inclusive os que já estavam sendo atendidos em situação de emergência.
Como hospital universitário, campo de formação de profissionais de saúde, o HU faz parte da rede pública de Santa Catarina, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde na região, atuando de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br