Homeschooling, Exclusão feminina e muito mais, na coluna desta semana
Homeschooling
Instituído por decreto mês passado em SC, o método de educação em casa (homeschooling) encontra resistências no Congresso Nacional. Uma discussão lá – que passou ao largo por aqui – é quanto a escolaridade dos pais ou responsáveis. Há uma tendência para a obrigatoriedade de que tenham curso superior.
Exclusão feminina
Reclama-se, aqui, com consciente frequência, da participação feminina na política. Quem sabe, com elas, se faça política melhor. Mas as previsões não são boas. Em todas as tratativas sobre os vários nomes com potencial para disputar o governo do Estado em 2022, não consta o nome de nenhuma mulher. Nem lembrança de nome. Lamentável.
Vigaristas em ação
Só foi a pandemia dar uma trégua aos prefeitos para que conhecidos vigaristas começassem a agir em SC. Um grupo desses vivaldinos age a partir de Recife, com uma empresa de “eventos” (sem site), que agora se sente à vontade para reativar “homenagens” a executivos municipais como “Destaque de 2021”. Se dão ao trabalho de enviar “emissários” para convencer vaidosos prefeitos a cair na arapuca. Mas a grande maioria já está alerta.
Máximo desrespeito
Triste e lamentável saber que uma minoria de criminosos do município de Turvo, no sul de SC, destruiu a decoração natalina nas ruas e logradouros da cidade, inaugurada sexta-feira. A prefeitura, desnorteada com tanto vandalismo, decidiu recolher tudo na segunda-feira.
Boa notícia
Depois de meses de manchetes negativas, a grande mídia nacional – começando por aquele depressivo e rancoroso jornal paulistano - finalmente deu destaque, ontem, ao fato do Brasil ter superado os Estados Unidos na taxa de vacinação completa contra a covid.
Pablo Rossi
A Ruski dom Beograd, a sala de concertos mais famosa de Belgrado, capital da Sérvia, será palco, dia 25, de um recital do jovem pianista florianopolitano Pablo Rossi. Interpretará Villa Lobos, F. Suberto e Prokofiev. Como membro da prestigiosa fundação inglesa The Keyboard Charitable Trust, nos últimos cinco anos realizou mais de 80 recitais na Europa, Estados Unidos, África e América Latina. Na temporada de 2020 seu grande momento foi o concerto solo em Nova Iorque, no famoso Carnegie Hall. Outra conquista de Rossi é discográfica: o álbum "Villa-Lobos: Complete Violin and Piano Sonatas", foi eleito como a melhor gravação de música de câmara pela famosa revista BBC Music.
Estrago
Levantamento do jornal “O Globo” detectou que além das 610 mil vítimas de covid-19, a pandemia causou um estrago na gestão estadual de saúde pelo Brasil. Ao longo dos últimos 20 meses, 26 secretários foram exonerados, o que representa mais de uma demissão por mês. A compra supostamente superfaturada de respiradores também esteve por trás de uma das três demissões de secretários em SC: Helton Zeferino pediu para deixar o governo Carlos Moisés em abril de 2020 e chegou a ser preso dois meses depois, o que justificou um dos dois pedidos de impeachment enfrentados por Moisés no último ano.
Som na praia
Um assunto polêmico na Ilha de SC: uma vereadora quer, via projeto de lei, que se proíba caixas de som nas praias, que é um flagelo em muitos lugares. Não seria um exagero se fossemos um povo civilizado, sabendo ouvir, em qualquer tempo e lugar, qualquer música, mas dentro dos limites. Para os exageros, há leis. É só levá-las a sério.
Prisioneiros da lei
É espantoso como iniciativas públicas que poderiam se tornar absolutamente naturais, precisam o escudo de leis para ganhar realismo. É o que se pode diz de projeto em tramitação no Legislativo estadual prevendo que as obras municipais de pavimentação custeadas pelo Estado deverão contar, obrigatoriamente, com ciclorrotas, ciclovias, ciclo faixas ou faixas compartilhadas. Obrigatoriamente?
Estado metido
A Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, do Legislativo estadual, atua firmemente para evitar que sigam adiante quatro projetos que promovem a indevida interferência do Estado na iniciativa privada. Um deles, curioso, até, determina a disponibilização de lentes de aumento (lupas) em hipermercados, supermercados, drogarias, farmácias, lojas de departamento, lotéricas e agências bancárias para facilitar a leitura dos preços de produtos. Sem comentários.
Fora Alcolumbre
Os três senadores catarinenses – Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello – não estão ainda se pronunciando publicamente no que, no seu entorno, se diz ser uma vontade deles: agir pelo afastamento do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) do comando da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, parada há meses. Outros senadores, como o gaúcho Lasier Martins, já defendem a renúncia do notório amapaense.
Peso eleitoral
Não parece, mas SC tem 5,31% de peso – o 5º maior do país – no colégio eleitoral do PSDB que vai escolher o candidato do partido à presidência da República, no próximo dia 21. O maior é São Paulo, com 25,35%, todo fechado com o governador João Doria. Os tucanos de SC apoiam o nome do governador gaúcho Eduardo Leite.
Revoltante
De dar engulhos saber que o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente interino do Senado, por conta da viagem do titular, Rodrigo Pacheco, que foi à Conferência do Clima, pediu e foi disponibilizado para o reizinho, um jato da FAB, que foi de Brasília a João Pessoa buscá-lo.
Salto maior
Nove deputados estaduais de SC já sinalizaram que querem dar um salto político no próximo ano, ou seja, candidatarem-se a deputado federal. Um deles a senador. Outros três ainda estão pensando.
Acima da meta
Das três metas nacionais de 2021 fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para a Justiça Eleitoral, referentes a prestação jurisdicional, o Tribunal Regional Eleitoral de SC já ultrapassou em mais de 100% duas delas: julgar processos mais antigos (Meta 2) e priorizar o julgamento dos processos relativos a crimes contra a administração pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais (Meta 4). Os índices alcançados correspondem a 103,2% e 180,53%, respectivamente. Muito bem.
Vitória pessoal
Os portais ligados à justiça festejam a iniciativa de SC, pioneira no Brasil, de emitir identidade com numeração única de RG e CPF. Um deles, o respeitado Espaço Vital, diz que esse novo formato soa como um privilégio pessoal do governador Carlos Moisés. Que seja, mas que é uma boa ideia, isso é.
Dupla maternidade
O que chama a atenção em sentença do desembargador do TJ-SC, Giuliano Ziembowicz, reconhecendo a dupla maternidade de um par homoafetivo feminino foi um detalhe: as duas mulheres fizeram uso de inseminação caseira para gerar seu bebê. O ordenamento jurídico exige a participação de médico; porém não há legislação acerca da chamada "inseminação caseira".
Escritores sem casa
O escritor catarinense Deonísio Da Silva não se calou com a eleição de Gilberto Gil para a Academia Brasileira de Letras. Em rede social escreveu que a Casa de Machado de Assis já contava com cineastas, economistas, sociólogos, atores e agora também com o músico Gilberto Gil. Alfinetou: “Os escritores que procurem outro lugar; ou então gravem discos, atuem ou dirijam peças e filmes”. Quem sabe o próximo candidato seja o indefectível Wesley Safadão.
Inocência hostilizada
As pessoas perderam a esportiva, literalmente. No domingo, mesmo depois que seu time, o Santos, perdeu o jogo para o Palmeiras, Bruno Nascimento, de nove anos, pediu e ganhou a camisa do goleiro rival, Jailson, motivo para que, ali mesmo, no estádio, fosse brutalmente hostilizado nas arquibancadas, por torcedores “indignados” com o gesto. Até Pelé solidarizou-se com o menino. Por essas atitudes é que milhares não vão mais aos estádios.
Mais magistrados
Os cinco tribunais regionais federais, onde seus desembargadores têm o obsceno direito a 60 dias de férias (que podem “vender” parte delas, num quase 14º salário) vão melhorar seu desempenho, espera-se. Bolsonaro assinou portarias nomeando 75 novos desembargadores para os cinco. O TRF-4, com sede em Porto Alegre e jurisdição sobre SC, PR e RS, passará de 27 para 39.
Vice dos sonhos
Qualquer candidato à presidência da República que se preze, tem que ter uma mulher de vice. A honesta senadora Simone Tebet (MDB-MS) é vista no Podemos como o nome perfeito na chapa de Sérgio Moro. Aliás, nenhum pré-candidato a governador de SC se preocupou até agora com o fato: ter uma mulher na chapa agora conta muito.
Contra a realidade
Sinceramente, não dá para entender alguns partidos, como o cricri Psol, que esta semana obstruiu a votação de emenda à Constituição que autoriza adolescentes a partir de 14 anos de idade a firmar contrato de trabalho sob regime de tempo parcial. Hoje os jovens com 14 e 15 anos só podem trabalhar na condição de aprendizes. Por isso é que comumente se ouve dizer que criou-se neste país uma geração de vadios.
Anseios juvenis
A gurizada pensante de SC sabe o que quer. Na 28ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense, iniciativa da Assembleia Legislativa, jovens estudantes sugeriram a contratação de psicólogos para as escolas públicas e aprovaram um projeto de lei para a inclusão da educação sexual no currículo escolar a partir do 6º ano e até o 3º ano do ensino médio.
Lembrança eterna
Porque, por todo o sempre, a pandemia será lembrada, é que merece louvor projeto de lei do Senado que institui 12 de março como o Dia Nacional em Homenagem às Vítimas de Covid-19. Naquela data, no ano passado, ocorreu a primeira morte pela doença no Brasil. Quem iria imaginar que chegariam às mais de 600 mil hoje?
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!