00:00
21° | Nublado

Guerra cultural | Casamento arranjado | Mania de complicar | ACESSE AGORA!

Apresentação da escola do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC) - Crédito de foto: Reprodução/Internet **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 02/03/2022

Guerra cultural

  O mundo ocidental começa a bombardear a Rússia em outra frente: a guerra cultural, com boicotes e cancelamentos em todas as áreas da arte e do entretenimento. Daí a tensa aflição que toma conta de todos na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, incluindo professores russos, cujo respeito a eles, ali, beira a veneração. A escola é uma espécie de cartão de visita da República Russa e do ditador Vladimir Putin no Brasil e América do Sul.

 

Apuração centralizada

   A deputada federal Caroline De Toni (PSL) protocolou projeto de lei que visa desfazer a decisão de centralizar a apuração do resultado das eleições no Tribunal Superior Eleitoral, determinada na eleição de 2020 e que tende a se repetir este ano, por meio de resolução, sem decisão judicial ou norma legal que autorizasse, violando o disposto no artigo 197 do Código Eleitoral, justifica a congressista. Seu projeto ratifica a competência dos TREs em apurar o resultado parcial e depois remeter ao TSE. Funcionava tão bem...

 

Casamento arranjado

   Uma ação originária de Mafra (SC) levou a Advocacia-Geral da União (AGU) a obter a anulação, para fins previdenciários, de casamento entre um servidor público idoso que faleceu e uma mulher que, conforme ficou demonstrados nos autos, na realidade mantinha relacionamento com o sobrinho do cônjuge, resultando em filhos já adolescentes. Cá entre nós: se o INSS for procurar, encontrará muitos casos assim.

 

Cotas

  Já vem causando muita repercussão o providencial projeto de lei 4125/21, na Câmara dos Deputados, estabelecendo que as cotas para ingresso nas universidades públicas federais serão destinadas exclusivamente aos estudantes de baixa renda. O autor, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), justifica: as políticas de cotas raciais ferem a Constituição, ao classificar pessoas com base em raça ou cor; quem é excluído da educação é o pobre e a pobreza não tem cor. Absolutamente correto.

 

Mania de complicar

    É preciso aprovar leis nos nossos legislativos, como vem acontecendo em alguns municípios, para que pessoas internadas por covid-19 ou outra doença nos nossos hospitais possam receber visita virtual, usando videochamadas em seus celulares? Em Tubarão foi preciso – e absolutamente desnecessária – uma lei em tal sentido. Os hospitais ajudariam muito, e a si próprios, se facilitassem esse tipo de comunicação.  Aliviaria as tensões e a solidão que a doença impõe, pelo menos.

 

Motofrete

   O deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) conseguiu, na Câmara, avançar em projeto de sua autoria, pronto para ir a plenário, que envolve milhares de trabalhadores: permite a atividade de motofrete, independentemente da categoria de registro do veículo. Atualmente, motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias só poderão circular com autorização do órgão trânsito e mediante registro como veículo da categoria de aluguel. É burocracia abusiva. Assim se fecham milhões de oportunidades, principalmente para jovens que querem iniciar seu negócio. É de se admirar que neste país complicado, ainda não haja restrições ao transporte remunerado por bicicleta ou mesmo a pé. Pobre Brasil onde se faz tudo para complicar.

 

Foi além

   O Tribunal Regional do Trabalho de SC reconheceu publicamente, com merecida noticia em seu portal, o efeito positivo de inspeção negociada em dezembro na empresa Nilo Tozzo, distribuidora de produtos de limpeza, de Chapecó, quando a instruiu cumprir a cota legal destinada às pessoas com deficiência. No caso, teria que contratar nove trabalhadores. Fez imediatamente e deu tão certo, em tão pouco tempo, que já tem 14 no seu quadro. Fato digno de aplauso.

 

Culto

    Continua o culto – e isso é bom por revelar amor à cidade, o bom bairrismo,  e sua gente – de Laguna à sua notável personagem histórica, Anita Garibaldi. Sua prefeitura anuncia investimento de R$ 16 mil em um pedestal sobre o qual ficará um busto da heroína, bem diante da construção onde teria se vestido para casar com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, em 1835. Mais tarde, como se sabe, foi tomada por outra, e avassaladora, paixão.

 

Deboche

   Ao analisar conversas via WhatsApp entre integrantes de uma quadrilha carioca, já presa, que concretizava golpes em idosos em Balneário Camboriú e Florianópolis, a partir de operações em um apartamento de Copacabana, a Policia Civil catarinense constatou o tamanho do escárnio. Numa conversa, um criminoso envia foto de carteira em que se vê uns 20 cartões armazenados. Ironiza dizendo: "Boa foto para guardar de recordação na cadeia, condenado por três anos". E a receptora da mensagem, uma “telefonista” da quadrilha, replica: "Que horror". A pena para estes bandidos, réus primários, vai de um a cinco anos de prisão. É pouco.

 

Não à vacina

  Um recorte de pesquisa do portal Trocando Fraldas, divulgada ontem, chama a atenção quanto a SC: 45% das mães entrevistadas aqui são a favor da obrigatoriedade de vacinação contra covid-19 em crianças e 55% contrarias. A média nacional, favorável à imunização, é de  57%.

 

Plano 1000

  Para receber recursos do biliardário Plano 1000, do governo estadual, as prefeituras têm que apresentar projetos. E elas não pensam só em asfaltar as ruas de suas cidades, como inicialmente se previa. No compromisso de liberar mais R$ 117,9 milhões para em 48 municípios, sexta-feira, pôde-se constatar algo mais, como projetos para a Casa do Autista (Agrolândia), revitalização de mirante (Atalanta), cobertura de cancha de laço (Correia Pinto), e construções de portal de acesso ao município (Doma Emma),  Casa do Idoso (Ermo), centro cultural no Parque Sino da Paz (Frei Rogério), ginásio de esportes (José Boiteux), casa de abrigo (Mafra), passeio público (Monte Carlo), ciclovia (Praia Grande) e um prédio próprio para a Prefeitura (Timbó Grande).

 

Partidos desacreditados

   O que se verá a partir desta quinta-feira até 1º de abril é o fracasso dos partidos políticos brasileiros: naquele período estará aberto o prazo para algumas centenas de deputados federais e estaduais mudarem de sigla sem correr o risco de perderem o mandato. Mudanças que, no fundo, é uma covarde traição aos eleitores que, evidentemente, não foram ou serão consultados por aqueles que os elegeram, salvo raras exceções. Mesmo antes da chamada janela partidária, 39 deputados já deixaram a legenda pela qual foram eleitos em 2018. Por enquanto, o número é bem menor em comparação com a legislatura passada, quando 117 bandearam-se no mesmo intervalo de tempo (entre 1º de fevereiro de 2015 e 24 de fevereiro de 2018).

 

Mapa da direita

   A ONG internacional Anti-Defamation League mostra que hoje o Brasil é o país no mundo onde mais cresce o número de grupos de extrema direita, concentrados, de acordo com monitoramento do Observatório da Extrema Direita (formado por acadêmicos de mais de 10 universidades brasileiras e de outros países) e de pesquisa da professora Adriana Dias, da Universidade de Campinas (Unicamp), nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, SC e Rio Grande do Sul. Só em São Paulo são 137, divulgou “O Globo”. Em todo o país, já são mais de 530 células extremistas. Em SC atuam em Laguna, Blumenau e Florianópolis. Lógico que devidamente monitoradas.

 

Jogatina em SC

  Se o Senado não mudar as regras previstas no projeto aprovado na Câmara dos Deputados, semana passada, que autoriza o jogo no Brasil, caberá a SC explorar dois cassinos (em complexos de lazer do tipo resort), 300 bingos (uma operação para cada 150 mil habitantes) e 10 operadores do jogo do bicho (uma para cada 700 mil habitantes).

 

Liderança

  O deputado federal Coronel Armando (União-SC) lidera uma articulação para derrubar veto total de Bolsonaro ao projeto que renegocia dívidas das micro e pequenas empresas com o Simples Nacional. O congressista diz que a derrubada é fundamental para garantir a sobrevivência desses negócios e a manutenção dos empregos.

 

Feminismo

   A deputada Paulinha (sem partido), que faz da causa feminina uma missão de vida, fez postagem provocativa dizendo que existe um movimento negacionista, antifeminista, que não entende o que é o feminismo: “Acha que ser feminista é não se depilar, é ser a favor do aborto, trazendo outros conceitos que não têm nada a ver com a pauta”. Verdade.

 

Plano de manejo

   Após 30 anos de criação, eis que a primeira reserva extrativista marinha do país ganha plano de manejo. É a do Pirajubaé, na Ilha de SC, com área total de 1.686 hectares de manguezais e área marítima, que constitui o maior fragmento contínuo de mangue de Florianópolis e um dos mais significativos no sul do Brasil. O plano, que acaba de ser aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, prevê o uso sustentável dos seus recursos conciliados com a conservação da biodiversidade.

 

Maçã

   Duas novidades que logo virarão realidade nos pomares de maçã apresentadas em evento organizado pelo Grupo de Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc, em Lages, semana passada, com 390 participantes, entre técnicos, pesquisadores, professores e produtores de cinco países: uma máquina de poda e a pulverização com drones.

 

Leilões

  Entre este ano e 2023 há uma expectativa de que serão realizadas 23 licitações de concessão à iniciativa privada de serviços de saneamento. Daquelas, estão duas de SC, com consulta pública já encerrada: Palhoça e Pomerode.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?