Grande Baile Místico é adiado em Florianópolis
Evento que acointeceria neste fim de semana foi transferido para o próximo dia 15
O retorno do Cortejo Alegórico Grande Baile Místico, que seria realizado neste final de semana, na Praça XV, em Florianópolis, foi adiado devido às condições climáticas. A festa que celebra a Magia da Ilha e o universo fantástico da cultura local acontecerá no dia 15 de outubro, véspera do aniversário do entusiasta das histórias da Ilha de Santa Catarina, Franklin Cascaes, que completaria 115 anos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Franklin Joaquim Cascaes foi um pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista, professor, pesquisador, artista e escritor. Nascido em 1908 no Bairro do Itaguaçu, região continental de Florianópolis, Cascaes tem um papel muito importante na história da Capital, por ser o responsável pela escrita das principais histórias e lendas da cidade.
O escritor ficou bastante associado às bruxas e outros personagens fantasmagóricos, envolvidos em histórias amedrontadoras, de suspense, engraçadas. Retratava o imaginário coletivo dos habitantes da Capital e região, com crenças, superstições e lendas herdadas de gerações anteriores.
Os personagens folclóricos tão sonhados por Cascaes estarão no dia 15 de outubro, na Praça XV, em clima de carnaval de Primavera. A volta do grande cortejo alegórico, que se apresentou uma única vez, em 2019, faz parte da programação da Feira da Cascaes - Outubro Místico (Fundação Franklin Cascaes/SETUR/PMF) - que contará com gastronomia, feira de artesanato e o desfile dos seres encantados que habitam na Capital. Haverá também programação especial para o Dia das Crianças.
Neste sábado: Camerata interpreta grandes compositores da música clássica ocidental
Trajeto
O Cortejo Baile Místico terá início às 15h30min, no Largo da Catedral, e percorrerá as ruas da cidade, saindo da Tenente Silveira até à Rua Deodoro, seguindo em direção ao Mercado Público, encerrando com o Show de Valdir Agostinho, no Largo da Alfândega. A proposta se inspira na lenda Baile de Bruxas em Itaguaçu, de autoria de Gelci José Coelho, o Peninha (amado por todos da cidade e arredores, discípulo de Franklin Cascaes, que deixou órfãos os foliões e seguidores com a sua partida em 16 de março deste ano).
Homenageados
O Baile Místico homenageia todos os artistas locais que se dedicaram ao tema do mito e da magia na arte catarinense. A lista até agora alcançou os seguintes: Franklin Cascaes, Gelci Coelho (o Peninha), Meyer Filho, Vera Sabino e Jandira Lorenz. O número de artistas locais que se dedicaram ao tema é grande e as homenagens deverão continuar por muitos anos. É o que esperam os organizadores.
Assim, as bruxas da Ilha são as charmosas anfitriãs do evento e vão desfilar na companhia de personagens como: a turma do boi-de-mamão, Dona Bilica, o boitatá de Cascaes, o Galo de Meyer Filho, o Bruxomanéagostinho, os Bloco 25 Bichos do Jogo, o Lobisomem da Lagoa, os Fantasmas do Desterro, a Sereia Manezinha, os bonecos do bloco Berbigão do Boca e muito mais. A música contará com a participação de três bandas: Amor à Arte, Bateria do Baiacu e Bloco Cores de Aidê. Neste ano as artistas homenageadas são Vera Sabino e Jandira Lorenz.
O desfile é resultado de um trabalho de cooperação que acabou ganhando corpo de Coletivo Cultural e reunirá um grande número, dos mais expressivos artistas locais, que trabalham no tema da mitologia e universo fantástico da cultura local, reunindo pessoas de quase todas áreas da cultura.
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045