Frequência dobra nos bairros centrais
 
		
		
		
		A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, amplia a coleta seletiva de uma para duas vezes por semana para 84 mil pessoas residentes em 15 bairros centrais na ilha e no continente. De acordo com o secretário Fábio Braga, Florianópolis precisa acelerar as metas lixo zero para reciclar 60% dos recicláveis secos até 2030.
A estimativa é que, até lá, a coleta seletiva amplie de 12 mil para 50 mil toneladas/ano a recuperação de vidros, plásticos, metal e papel, com ganhos de R$ 39 milhões ao ano para a cidade, entre o que economizará com transporte e aterramento sanitário e a geração de renda para triadores.
O superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, aponta que, ao dobrar a frequência da seletiva nas áreas centrais mais adensadas, onde moram 16,5% das pessoas, a coleta pública recupera o padrão de atendimento de antes da pandemia.
Mais do que antes da pandemia
Desde maio, informa a gerente da Coleta Seletiva, Tamara Gaia, a coleta seletiva foi ampliada para 86 ruas e servidões, foram instalados 50 contentores de mil litros para entrega voluntária de recicláveis em locais de difícil acesso ao caminhão e agora, é ativada a terceira fase com o aumento da frequência dos roteiros.
Nesta semana, entrou em operação a primeira etapa da expansão. Começou pelo João Paulo, na quinta-feira, 06. Nesta sexta, 07, Santa Mônica, Jardim Anchieta e Itacorubi terão a segunda coleta seletiva pela primeira vez, e domingo, 08, será a vez de Coqueiros, Itaguaçu e Bom Abrigo. A partir da semana que vem, novos bairros terão a frequência ampliada. A equipe de sensibilização ambiental da Smma tem informado nos bairros a data da mudança.
Nestes bairros, apesar do aumento da seletiva, a coleta convencional (rejeito) segue inalterada. O apelo ao usuário, afirma Tamara Gaia, é que faça a separação adequada e disponha para coleta na forma, dias e horários certos.
1ª etapa (a partir de 5 de agosto)
 
João Paulo: DOM E QUI, noite 5,7 mil habitantes
Santa Mônica e Jardim Anchieta: SEG e SEX, manhã 2 mil habitantes
Itacorubi: SEG e SEX, noite 19 mil habitantes
Coqueiros, Itaguaçu e Bom Abrigo: DOM e QUI, noite 20 mil habitantes
Coqueiros via gastronômica: DOM e QUA, noite
2ª etapa
Parque São Jorge, Loteamento Guarani e Córrego Grande: QUA E SÁB, manhã 12,7 mil habitantes (a partir de 11 de agosto)
Jardim Atlântico, Bairro de Fátima e Coloninha: SEG e SEX, noite 20 mil habitantes (a partir de 16 de agosto)
Santo Antônio e Sambaqui: QUI, manhã 3,7 mil habitantes (a partir de 19 de agosto)
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
 
	
	
	
	
	
Notícias relacionadas Ver todas
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado 
	
	
	
	
	
 
							 
							