Frente Parlamentar das Juventudes será lançada com atrações artísticas
Poesia, mística e dança farão parte do lançamento da Frente Parlamentar das Juventudes, nesta quarta-feira (05), a partir das 19h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento terá participação do secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso.
Para começar, haverá uma intervenção poética do Slam Nosso Olhar e uma mística conduzida pela Via Campesina. Além de Sorriso, comporão a mesa de debates a presidente do Conselho Estadual da Juventude de Santa Catarina, Samara Freitas da Silva, a representante do Grupo Mitos (Morro do Mocotó) Brenda Bittencourt e a aluna do Colégio de Aplicação Rosa Maria Miranda.
Após as atividades na Alesc, haverá um happy hour no Bugio Centro, durante o Forró da Nati, projeto que reúne músicos da Ilha numa formação diversificada a cada show. Nesta semana, o quarteto será formado por Jeff Nefferkturu na guitarra, Tainah Lunge no triângulo e voz, e Ricardo Lagartixa na zabumba.
Leia Também: Nosso Personagem da Semana tem na música uma parceria pra vida
A Frente foi proposta pelo deputado Marquito (PSOL) e será um espaço para jovens catarinenses pensarem, em conjunto, ações e projetos para a melhoria da sua qualidade de vida. Haverá participação de representantes dos poderes públicos municipais, setores econômicos que dialogam com a questão e entidades da sociedade civil organizada.
Serão trabalhados cinco principais eixos temáticos: educação, direito à cidade, saúde mental, geração de emprego e renda e combate às opressões. O estado possui 1,6 milhão de jovens com idade entre 15 e 29 anos. As dificuldades que enfrentam são muito atuais e precisam de soluções específicas.
A saúde mental é um dos pontos mais sensíveis. Dados apontam um aumento dos adoecimentos e das medicalizações entre os jovens, que precisam de um suporte respeitoso do Sistema Único de Saúde fortalecido.
O acesso à educação superior, a permanência estudantil e a geração de emprego e renda também são pautas urgentes e necessárias. Os jovens catarinenses são uma potência inovadora e criativa e precisam de incentivo e políticas públicas que atendam suas demandas.
Outros temas relevantes são o combate às opressões e a defesa do direito à cidade. Com os preços dos aluguéis e das passagens de ônibus altíssimos, o direito à cidade tornou-se um privilégio.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br