Floripa Tap proporciona aulas gratuitas com artistas internacionais
Cerca de 700 crianças e jovens serão contemplados
Cerca de 700 crianças e adolescentes de duas instituições da Capital terão aulas gratuitas de sapateado e outras modalidades com a participação de quatro sapateadores internacionais convidados para o 13ª Floripa Tap. As sapateadoras dos Estados Unidos Maud Arnold, Star Dixon e Josette Wiggan, e o sapateador suíço Daniel Borak, integram o grupo que irá dar aulas gratuitas no Centro de Educação Popular (Cedep), na comunidade de Monte Cristo, que integra a Rede Instituto Vilson Groh (Rede IVG), e na Associação Casa São José, no bairro Serrinha.
As atividades, conduzidas pela diretora do festival internacional, Marina Coura, serão nos dias 27 e 28 de maio, segunda e terça-feira, às 10h e às 13h. A iniciativa já faz parte do calendário do Floripa Tap, que realiza uma programação social em todas as edições desde 2015, buscando divulgar a arte e despertar o interesse de crianças e adolescentes.
O grupo contará ainda com a participação da baiana Ana Gori, que dirige o primeiro grupo de sapateado brasileiro 100% formado por artistas negros, o Black’s On Tap, Bruno Maria (Rio de Janeiro) que começou a dançar sapateado em um projeto social e hoje é destaque no cenário nacional do tap, Yasmin Bogo, professora da Garagem da Dança, escola realizadora do festival, atriz, sapateadora e coreógrafa, e Rebeca Pereira, sapateadora fluminense idealizadora do grupo de tap dance Based in BXD (que irá se apresentar no palco aberto do festival na Avenida Beira-mar Norte).
Além disso, a Casa São José é beneficiada com aulas gratuitas de dança para crianças o ano todo, uma ação também do Floripa Tap. Como o festival foi contemplado com projeto de subsídios da Funarte, o número de estudantes atendidos com aulas regulares na instituição subiu de 30 para 80.
O festival também possui alunos e alunas bolsistas para as aulas das oficinas, que vêm de vários lugares do Brasil, com prioridade para pessoas negras, ainda como resultado do projeto com a Funarte. São mais de 300 estudantes contemplados. ““Abrimos esta possibilidade na linha de reparação histórica. Nosso viés na luta antirracista é de oportunizar, para que as pessoas negras possam ter mais acesso e maiores possibilidades de aperfeiçoamento e profissionalização. Buscamos a real inclusão, não a integração: enquanto integrar é colocar todos no mesmo lugar, incluir é ter o conhecimento e letramento das diferenças e com elas construir um lugar novo”, destaca Marina Coura.
De 29 de maio a 2 de junho o Floripa Tap oferece ainda oito espetáculos gratuitos ao público na Beira-mar Norte, Teatro do CIC, e casa Bugio Trindade, além de mais de 60 oficinas de dança (parte delas com inscrições gratuitas) na Garagem da Dança e no Centro Cultural Veras. O principal espetáculo do festival é a Noite de Gala, no CIC, no dia 1° de junho, com ingressos na Blueticket. Programação completa e inscrições no site.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL DO FLORIPA TAP
27 de maio, segunda-feira
> 10h às 15h – aulas gratuitas para alunos do CEDEP (aulas iniciam às 10h e às 13h)
Professores: Maud Arnold (EUA), Josette Wiggan (EUA), Marina Coura (Florianópolis), Ana Gori (Salvador/BA), Bruno Maria (RJ), Yasmin Bogo (Florianópolis) e Rebeca Pereira (RJ)
Endereço: Rua Frei Fabiano de Cristo, s/n°, bairro Monte Cristo, Florianópolis
28 de maio, terça-feira
> 10h às 15h – aulas gratuitas para alunos da Casa São José (aulas iniciam às 10h e às 13h)
Professores: Maud Arnold (EUA), Josette Wiggan (EUA). Star Dixon (EUA), Daniel Borak (Suíça), Marina Coura (Florianópolis), Ana Gori (Salvador/BA), Bruno Maria (RJ), Yasmin Bogo (Florianópolis) e Rebeca Pereira (RJ)
Endereço: Rua Marcus Aurélio Homem, n° 366, bairro Serrinha, Florianópolis
Da redação
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045