00:00
21° | Nublado

Floripa lidera ranking de startups financiadas por Venture Capital
Secretário Marcelo Fett destaca que ambiente inovador é fundamental para o crescimento do ecossistema empreendedor na capital catarinense

Conhecida por ser a ilha do silício brasileira, Florianópolis abriga mais de 676 startups, o que representa 42% do Estado. Na foto, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. (Foto: Divulgação)

Publicado em 03/10/2024

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, comentou o relatório da fDi Intelligence divulgado na quarta-feira, 2, que apontou Florianópolis como líder do ranking de cidades com o maior número de novas startups financiadas por Venture Capital desde 2022. Na avaliação dele, o crescimento deve-se a inúmeros fatores, em especial ao ambiente de negócios favorável; à infraestrutura urbana e de conectividade da cidade; as ações para a retenção de talentos e ao maior acesso ao capital local.

“A capital catarinense tem características naturais, urbanísticas e de conexão dos atores do ecossistema de inovação que a diferenciam de outras cidades na América Latina que fazem com que o número de startups na cidade venha aumentando muito nos últimos anos. Além disso, em Santa Catarina, a partir de 2023, com a criação da secretaria estadual, os empreendedores inovadores contam ainda mais com o apoio do Governo do Estado”, evidencia Fett.

O secretário estadual lembra também da preocupação do governador Jorginho Mello com a melhoria constante do ambiente de negócios para setor. “Desde o início do governo testemunho um esforço de todos, liderados pelo governador, para implementar medidas que favoreçam o crescimento de empresas inovadoras. Seja por meio de incentivos econômicos e fiscais, pelo fomento dos centros de inovação, por meio dos investimentos maciços em segurança pública que fazem do Estado o mais seguro do Brasil, ou pelas políticas de formação de capital humano, como os programas Universidade Gratuita e Catec, Santa Catarina tem um horizonte ainda mais promissor na atração de empreendedores e, consequentemente, investidores”, reforça. Fett complementa que a economia diversificada, com produtos e serviços de alto valor agregado e os bons índices de desenvolvimento humano do Estado também são fatores que contribuíram para o resultado.

Conhecida por ser a ilha do silício brasileira, Florianópolis abriga mais de 676 startups, o que representa 42% do Estado.

Dados do observatório da Associação Catarinense de Tecnologia - ACATE recentemente divulgados sobre o setor apontam que existem em Florianópolis 6.099 empresas de tecnologia, que emprega 38,4 mil colaboradores e arrecadam R$ 98,7 milhões em ISS.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI